Carreira profissional e mercado de trabalho na Europa pós-pandemia

Mercado de trabalho Europa pós-pandemia
Foto: Universia Brasil

Conhecer as as perspectivas do mercado de trabalho na Europa pós-pandemia é fundamental para planejar seu futuro profissional. Será que é um bom momento para buscar um trabalho na Europa? Hoje, no meu artigo de estreia aqui no site Vagas pelo Mundo, vou contar para você o que é necessário para ser um profissional do futuro.


Quais as perspectivas do mercado de trabalho na Europa pós-pandemia

A pandemia do Covid-19 trouxe um forte impacto no mercado de trabalho mundial, não só no aspecto econômico-financeiro, mas também no humano. 

Na Europa a taxa de desemprego na zona euro atingiu 7,8% em junho, num total de 12.685 milhões de pessoas desempregadas, segundo dados da Eurostat. Cada país da União Europeia, aplicou medidas para evitar as perdas da economia, e adotaram medidas que visam apoiar as empresas em relação aos custos do negócio para evitar despedimentos. 

Ainda de acordo com os dados Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o número de trabalhadores europeus em lay-off aumentou em dois milhões. 

O lay-off foi uma das opções usadas para evitar o crescimento do desemprego, vários países da União Europeia usaram o lay-off para amortecer o impacto da crise no mercado de trabalho, entre eles Reino Unido, Espanha, França e Alemanha. 

O fundo de recuperação para os países europeus mitigarem o impacto da crise provocada pelo coronavírus, foi aprovado em 750 mil milhões de euros, cada país apresentou sua proposta e para estimular a retomada da atividade econômica e toda cadeia produtiva.

Acima de tudo, o impacto da pandemia nas empresas e na classe trabalhadora, trouxe a necessidade de realinhar o modelo de negócio. As transformações estão acontecendo em todas as áreas, dependendo do setor, da atividade, da capacidade de mudanças decorrentes da pandemia. Nota-se a necessidade de ajustar, adaptar e flexibilizar a cultura organizacional, para a nova era no mercado de trabalho.

Descubra quais são os empregos ameaçados com a crise do Coronavírus na Europa.

Quais as tendências de profissões para o cenário pós-pandemia

A pandemia acelerou processos, transformou nossos hábitos e criou uma nova ordem mundial, algumas profissões ganham mais importância e traz boas perspetivas para determinados setores. 

Profissões ligadas à tecnologia, área de saúde e bem estar, gestão estratégica, inteligência de negócios, de mercado e de dados, inteligência artificial, pesquisas científicas e sociais, além de sustentabilidade e meio ambiente ganharão força nos próximos anos.

Depois disso, é quase impossível acreditar que quando a pandemia passar, tudo voltará como antes… O futuro do mercado de trabalho certamente terá vista para o dinamismo que a tecnologia pode oferecer, com a necessidade de uma nova reforma na legislação trabalhista e a flexibilidade cognitiva dos profissionais são fortes tendências para o novo normal.

Conheça os melhores países para trabalhar na Europa.

Como desenvolver uma carreira profissional no novo mercado de trabalho

Quem deseja trabalhar no exterior é primordial uma análise criteriosa do atual contexto, alinhado a sua área de interesse, habilidades e preferências. 

Desse modo, o Covid-19 trouxe mudanças no comportamento dos profissionais e reconhecimento de algumas profissões que antes não eram muito valorizadas. 

Para se destacar profissionalmente é preciso buscar formas alternativas de desenvolver novas competências e habilidades pouco trabalhadas, pois nem todos os profissionais possuem a capacidade analítica para resolver desafios tão complexos.

Temos uma grande oportunidade de investir no autoconhecimento e autodesenvolvimento, estamos sendo “convidados” a melhorar a nossa própria experiência de vida no mundo, em diferentes aspectos da nossa vida pessoal e profissional.

Também pode te interessar: Carreira de TI em Portugal: dicas para conseguir um emprego.

Dicas para o Profissional do Futuro

Com a mudança existe a escassez de talentos, ninguém foi preparado para lidar com efeitos de uma pandemia, não aprendemos isso em nenhum curso acadêmico. 

Desse modo, será imprescindível se tornar multidisciplinar, quanto ao seu desempenho no mundo corporativo. Em janeiro deste 2020 durante o Fórum Econômico Mundial, os especialistas mapearam 10 competências fundamentais para o profissional do futuro para quem pretende manter-se próspero ou reinventar sua carreira profissional.

Confira dicas para ser esse profissional do futuro e conseguir atuar mercado de trabalho na Europa ou onde você desejar:

1) Foco na Solução

Sempre digo aos meus clientes de Coaching de Carreira – “A solução está onde o problema não está.” Ao se deparar com novos desafios e desenvolvimento de negócios cada vez mais exigentes, é essencial aprofundar seu olhar e acionar novos filtros mentais com foco na solução.

2) Análise crítica

Empresas e profissionais precisam estar consciente de seu papel social, exercitar o pensamento crítico para a tomada de decisão levando em consideração diferentes variáveis sócio económicas atuais.

3) Criatividade

Como você pode lidar com as situações em que se encontra hoje, de forma diferente no futuro? Em um cenário de tantas incertezas aqueles que sabem criar novas  possibilidades, programas de melhorias, novos formatos e mercados diferentes será valorizado. A criatividade parte da união de habilidades e da curiosidade, abra espaço para conhecer algo novo em sua vida.

4) Gestão de Pessoas

Construir o novo normal, sempre é sobre pessoas. Construir uma relação humanizada e de confiança com sua equipe ganha uma enorme relevância. 

A pandemia trouxe impactos profundos na vida e na saúde mental das pessoas, empresas que adotam uma postura  mais estratégicas, com ferramentas de desenvolvimento humano estão mais preparadas para a complexidade que o mercado retrata.

5) Colaboração

O pensamento coletivo favorece a criatividade, produtividade, empatia e transparência. Construir novos conceitos colaborativos com as pessoas é essencial para realinhar um novo modelo de negócio com a participação e interação daqueles profissionais que se propõem em contribuir.

6) Inteligência Emocional

Autoconhecimento é a chave mestra. Inteligência emocional tem haver como a forma como lidamos com nossos sentimentos e emoções, e como eles interferem nos nossos processos mentais e comportamentos. 

Entender como nossos pensamentos, sensações e ações funcionam juntos para produzir nossas experiências num ambiente competitivo, é um pré suposto para um desempenho de excelência.

Neste sentido é importante ter alguém que nos ajude neste processo e oriente, tanto nos momentos difíceis da vida quanto quando estamos engajado em construir algo novo. Ter um coach, um consultor de carreira pode ser um facilitador nesse processo.

7) Capacidade de análise e julgamento e tomada de decisão

Uma competência muito observada nos líderes. Um bom líder no futuro, é capaz de liderar pessoas de forma pragmática, com autonomia e boa gestão do negócio.

Saiba como empreender em tempos de crise.

8) Orientação para servir

É a capacidade de colocar seu talento, sua competências á disposição do bem estar coletivo. Este profissional tem a orientação para servir  e colaborar de forma pró-ativa com seus colegas de equipe, líderes e empresa.

9) Negociação

Saber negociar é uma arte! Ainda mais agora neste cenário critico. O profissional que entende a transformação deste cenário e tem habilidade para negociar bem com seus clientes, fornecedores e colaboradores, consegue adaptar melhor seu produto e modelo de negócio.

10) Flexibilidade e  Adaptação

De certo não sobreviverão os mais fortes, e sim aqueles que se adaptarem melhor. Esta resume todas as características acima, a capacidade de nos adaptar a novos formatos de negócios, realização de tarefas e convivo em sociedade. Padrões rígidos de modelos mentais não irão funcionar, é necessário desenvolver novas habilidades alinhar ao conhecimento e a experiência para adapta-los á nova realidade.

Além disso, o momento é de mudança, o futuro do mercado de trabalho tende a ter profissionais com a mente aberta para o novo, iniciativa e flexibilidade cognitiva. Cada vez mais as pessoas buscam o autoconhecimento, vimos este movimento intensificar durante a quarentena.

Leia também: 2020 pede uma viagem interna: faça seu check-in no autoconhecimento.

Conclusão

Agora que você já sabe quais serão as habilidades essenciais para o profissional pós-pandemia, que tal fazer um exercício de autoavaliação? Depois de mapear como está seu posicionamento no mercado de trabalho, você acredita que está preparado para ele?

Espero que sim! Mas, caso acredite precisar de ajuda para fazer mudanças genuínas que possam te impulsionar na carreira de forma corajosa e resiliente, estou a disposição para ajudar.

*Sou Vanessa Ferreira Psicologia e Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos, sempre atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico todo meu conhecimento para atender profissionais que desejam construí uma carreira internacional no novo mercado de trabalho português e europeu. Pois acredito que através do autoconhecimento temos a capacidade de transformar todas as áreas de nossas vidas. Quer saber como? Entre contato através do email.

Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o Instagram @vanrferreirapsi

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *