Viajar pela Europa: o que fazer em Liverpool

Turismo em Liverpool
Foto: Dica de Londres e Inglaterra

A cidade dos Beatles vai te surpreender. Tudo que você precisa saber para sua viagem. 

A cidade dos Beatles tem muita história e precisa entrar no seu roteiro quando viajar para Inglaterra. Liverpool é uma cidade de médio porte, mas é possível fazer muita coisa a pé. As pessoas são muito simpáticas e recebem muito bem o turista. Hoje vamos te dar dicas do que fazer em Liverpool e como aproveitar sua viagem pelo Reino Unido.





Duração da viagem

O tempo da sua viagem para Liverpool varia de acordo com seu roteiro, mas o ideal é ficar de 2 a 3 dias na cidade. Em três dias é possível conhecer muita coisa.

Moeda em Liverpool

Em Liverpool a moeda é a libra e normalmente fica mais barato se você levar o valor já convertido em espécie. Se não for possível comprar o dinheiro antes, você pode fazer no aeroporto de partida ou na chegada. Só fique atento ao horário que você irá chegar, se for de madrugada, a casa de câmbio pode estar fechada.

Eurotrip: encontre os melhores preços de ônibus, trens e aviões na Europa

Língua

A língua falada na cidade de Liverpool é o inglês.

Melhor época para visitar Liverpool

A partir de abril até setembro, são boas épocas para ir. Como o inverno é muito rigoroso, evite os meses de entre dezembro a março. Mesmo a partir de abril é preciso levar roupas quentes e botas e casacos impermeáveis para não se molhar (o tempo muda o dia inteiro).

Guia definitivo: como comprar passagens aéreas baratas

Quanto levar

Ao contrário de grandes cidades e capitais, Liverpool tem o custo de vida mais baixo e isso também reflete em quanto o turista vai gastar. Por exemplo, é possível comer o famoso fish and chips por apenas £ 5 libras. Andar de táxi (os tradicionais Black Cabs por apenas £ 5 libras – para trajetos curtos) e etc. O recomendado é pelo menos £ 40,00 por dia para poder comer, se locomover e ainda comprar alguns souvenirs. Agora se você fizer tudo a pé e comer fast food vai gastar bem menos, depende do seu orçamento.

Pontos de interesse em Liverpool

A cidade portuária de Liverpool fica no noroeste da Inglaterra e ficou mundialmente famosa por ser a cidade de nascimento e formação da maior banda de todos os tempos: Os Beatles.

Albert Dock

O Albert Dock é uma agradável surpresa em Liverpool. O local é encantador para passear, almoçar, comprar souvenirs da cidade, tomar um sorvete, sentar e relaxar ou então ir a um dos museus: Beatles Story, Tate Liverpool e Merseyside Maritime Museum. Além disso é possível pegar o ônibus de turismo Magical Mystery Tour e fazer o passeio dos Beatles até Penny Lane e Strawberry Fields. Os tickets do bus custam £ 16,95 por pessoa.

Endereço: Albert Dock (Liverpool Waterfront, L3 4AA).

Turismo: as melhores dicas para economizar em Londres

Cavern Club

Cavern Club
Foto: Amanda Corrêa (Vagas pelo Mundo)

O Cavern Club é parada obrigatória para quem curte rock’n’roll. O templo do rock é simplesmente mágico e faz você viajar no tempo. Fundado em 1957 foi palco de nascimento dos Beatles, mas também já recebeu artistas como Elton John, The Rolling Stones, Queen, Oasis, Adele e muito mais. Se for tomar uma cerveja, não se assuste, que a temperatura é bem mais quente do que estamos acostumados.

Endereço: Cavern Club (Mathew Street, 10).

Ingressos: de segunda a quarta gratuito, aberto das 10h às 00h. Nos outros dias, o ingresso varia de £ 2,50 a £ 5,00. Crianças menores de 18 anos podem entrar somente até às 20h (assim como outros diversos pubs da Inglaterra).

Casa do Paul McCartney e John Lennon

A casa onde o Paul McCartney passou sua infância é visita obrigatória, um lugar tranquilo e bem afastado do centro. É possível ir de ônibus ou de táxi. Na casa do John Lennon também, é possível chegar facilmente de ônibus. Além das opções dos ônibus de turismo que fazem os principais pontos de interesse dos Beatles, também existem taxistas que fazem tour dos Beatles por £ 40,00 (até 4 pessoas). É possível agendar o passeio na rua do Cavern Club (loja de souvenir da esquina) e vale muito a pena.

Endereço:

Casa do Paul: nº 20 Forthlin Road

Casa do John Lennon: nº 251 Menlove Avenue (ônibus 76 – ele para na mesma rua, bem perto).

Strawberry Fields

Fica bem próximo a casa do John Lennon. Seguindo essa mesma avenida (Menlove Avenue) e você chega até a Beaconsfield Road, endereço do antigo orfanato Strawberry Field (que na música dos Beatles foi acrescentado um “s” em Fields). Era uma construção vitoriana com um belo jardim, onde eram realizados festivais frequentados por John Lennon e sua tia Mimi. Você só vai conseguir ver o portão vermelho, mas já vale a pena.

Veja também: Eurotrip – as melhores dicas de Amsterdã

Catedral Anglicana de Liverpool

A Catedral Anglicana de Liverpool vale a pena a visita. Uma grata surpresa na cidade. Por fora o estilo neogótico predomina e quando você entra seu queixo cai, uma arquitetura exuberante.

Endereço: Catedral Anglicana (St James’ Mount, L1 7AZ).

Além disso você pode visitar a St. Peter’s Church, onde Lennon e McCartney se conheceram, em 1957. No cemitério anexo à igreja está a lápide de Eleanor Rigby. A Penny Lane Street e Barber Shop da música também ficam próximos (mas é melhor ir de táxi).