Se você está pensando em viajar e entrar na Itália, confira como está a situação e se os brasileiros já podem viajar para o país europeu.
A pandemia deixou muita gente na mão. Não só na questão da insegurança no emprego, mas também nas infindáveis dúvidas e novas condições que todos nós temos que apresentar quando precisamos viajar para o exterior. Por isso, se você está com viagem marcada (ou está naquela ansiedade de marcar) e quer entrar na Itália, descubra se os brasileiros já podem viajar para o país europeu e quais as condições.
Fronteiras na Europa: entrar na Itália
Entrar na Itália ou em qualquer outro país europeu tem se mostrado um grande desafio para as pessoas que partem do Brasil. As primeiras barreiras sanitárias foram impostas em março de 2020 e muitas delas permanecem até hoje tanto na Itália quanto em outros países europeus. Porém, como a epidemia evoluiu e as coisas mudaram rapidamente, surge sempre a dúvida: quem pode entrar na Itália? Por isso vamos responder para você e tentar tirar todas as suas dúvidas, utilizando informações adiantadas pelo site Melhores Destinos.
As regras atuais na Itália permitem que somente determinados passageiros podem entrar no país, são eles:
- cidadãos italianos e de países da União Europeia, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia. Além destes, podem entrar na Itália cidadãos de San Marino, da Suíça, Noruega, Islândia e do Vaticano;
- os residentes dos países da União Europeia, de San Marino, da Suíça e Vaticano;
- familiares diretos de residentes ou de cidadãos italianos;
- pessoas que estiveram em um dos países da União Europeia, Reino Unido, Israel, Coreia do Sul, Tailândia, Mônaco, Noruega, Islândia, Japão, Ruanda, Suíça e Andorra* (*obrigatória a realização de testes PCR e quarentena de 5 dias pode ser aplicada ao chegar à Itália) nas últimas duas semanas;
- passageiros viajando a negócios;
- estudantes matriculados em escolas e universidades italianas;
- passageiros com escala para seu país de residência;
- militares.
Leia também: Governo do Reino Unido reabre para viagens internacionais.
E os cidadãos brasileiros podem entrar na Itália?
Não. Os cidadãos brasileiros não podem entrar na Itália vindo diretamente do Brasil. Isso por conta de um decreto que está em vigor no país europeu (você pode acessá-lo) até 15 de maio e que determina a proibição de entrada na Itália de qualquer pessoa que esteve no Brasil nas últimas duas semanas, 14 dias. Porém, existem algumas exceções, são elas:
- militares;
- residentes na Itália;
- pessoas com cidadania italiana ou europeia ;
- pais de crianças menores de 18 anos que vivem na Itália;
- funcionários de organizações internacionais, da União Europeia, diplomatas e pessoal administrativo e técnico de missões diplomáticas, funcionários consulares, militares e policiais que estejam no exercício das suas funções.
Importante ressaltar que caso você seja um cidadão brasileiro, porém esteja há mais de duas semanas (14 dias) em algum país da União Europeia, no Reino Unido, em Israel, Coreia do Sul, Tailândia, Mônaco, Japão, Ruanda, Suíça ou Andorra, sua entrada será permitida na Itália. Além da cronologia da reabertura das fronteiras da União Europeia atualizada, você pode acessar o portal da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e conferir as regras atualizadas para entrar na Itália e em outros países da Europa e do mundo.
Voos do Brasil para a Itália
Desde janeiro de 2021 que os voos entre do Brasil para a Itália foram suspensos. A companhia aérea italiana, Alitalia, está vendendo bilhetes de voos diretos de São Paulo para a capital italiana Roma a partir de 2 de julho. Contudo, a LATAM informou que ainda não consegue fazer uma previsão de quando conseguirá retomar os voos do Brasil para a Itália. Porém, se você precisa entrar na Itália vindo do Brasil, é possível.
Além de ter que se enquadrar em uma das categorias de passageiros que podem entrar na Itália listadas acima, hoje somente é possível chegar na Itália através de voos com conexão em outros países como França, Portugal, Holanda, Turquia ou Suíça. Todavia, mesmo assim os passageiros precisam, ainda no Brasil, apresentar alguns documentos. São eles:
- preenchimento de uma declaração de saúde do governo da Itália;
- apresentar teste PCR negativo feito em até 48 horas antes do embarque;
- apresentação de teste PCR negativo na chegada (ou realização de um novo) realizado em até 48 horas antes do desembarque para os oficiais de imigração ou autoridades sanitárias locais;
- mesmo com teste de resultado negativo, realização de quarentena de 10 dias;
- obrigatoriedade na realização de outro teste depois do período de quarentena obrigatória (10 dias).
Quem não precisa de quarentena na Itália
Entretanto, a quarentena estará isenta para alguns passageiros brasileiros, são eles: os que estejam viajando a trabalho e que ficarão menos de 120 horas em território italiano, funcionários e proprietários de empresas com filiais na Itália e que ficarão menos de 120 horas no país europeu.
Além dos funcionários e agentes da União Europeia e corpos diplomáticos em missão internacional e policiais que estejam viajando no exercício de suas funções. Entretanto, os casos excepcionais devem ser autorizados anteriormente pelo Ministério da Saúde italiano através do e-mail: [email protected].
Passagens de trem baratas na França: 5 milhões de bilhetes em promoção.
Como estão as restrições na Itália e quando será a reabertura do país?
O decreto na Itália com as restrições de entrada no país fica vigente até o próximo dia 15 de maio. Porém, como as atualizações dependem da situação epidemiológica dentro e fora do país, provavelmente as fronteiras da Itália ainda deverão continuar restritas para viajantes provenientes do Brasil. O Conselho Europeu e a União Europeia estão em discussão para saber como será a liberação da entrada de turistas no bloco e as condições de vacinação e testagem.
A situação da pandemia na Itália está mais controlada e a dita terceira onda de COVD-19 diminuiu. Entretanto, é necessário recordar que a Itália foi um dos países mais atingidos no começo da pandemia e que hoje registra uma média de 10 mil novos casos diários e 250 mortes pela COVID-19. De ressaltar que menos de 40% da população italiana já foi vacinada e recebeu a primeira dose.
Saiba mais: veja quem pode entrar na Espanha e confira as regras atuais para viajar ao país europeu.
Mais dúvidas sobre a entrar na Itália
Caso você esteja pensando em viajar ou com viagem marcada para a Europa e tenha duvidas sobre entrar na Itália, não deixe de procurar os órgãos oficiais do país. A Itália conta com uma embaixada em Brasília, porém tem consulados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte. Acesse o site Embaixada da Itália em Brasília e confira todos os contatos disponíveis.
*Inscreva-se também no nosso canal do Youtube: