Você sabia que existe a possibilidade de fazer uma formação para médicos na França sem a necessidade de reconhecer o diploma?
Você é área da saúde e sonha em fazer uma formação para médicos na França? Você sabia que as Faculdades de Medicina na França oferecem formações para médicos estrangeiros, chamadas de Capacités de Médecine / DU (diplomas universitários)?
Eles são diplomas emitidos por universidades francesas com o objetivo de especializar e ampliar conhecimentos em uma determinada área, que no Brasil seria equivalente a uma pós-graduação. Entretanto, essa capacitação não dá o direito a exercer medicina na França, apenas se capacitar e ter uma formação na Europa.
Formação para médicos na França: saiba como fazer um aperfeiçoamento
Conversarmos com a assessora de validação de diplomas médicos na Europa sobre o assunto. Janine Diniz nos explicou que “a grande diferença da Capacités de médecine / DU é que elas não tem reconhecimento como especialidade. E poucos são reconhecidos como sub-especialidades. Quem decide se um DU tem validade ou não é a Ordem Nacional da França”, disse ela.
Diferenças entre DFMS e DFMSA
- Diploma de Formação Médica Especializada (DFMS)
- Diploma de Formação Médica Especializada Aprofundada (DFMSA)
DFMS: Não permite exercer Medicina na França. É somente um “Diplôme de Formation Médicale Spécialisée” DFMS que tem como objetivo complementar o conhecimento de residentes médicos de fora da França. Com este diploma você pode voltar para o Brasil e usar como parte da Residência Médica. Para esta opção é necessário que, no momento da inscrição, o médico esteja fazendo uma residência no país de origem (no caso no Brasil).
DFMSA: Necessário ser médico já especialista no Brasil (DFMSA) e você faz o famoso “aperfeiçoamento” da sua especialidade médica na França. Ele também possui validade no Brasil.
Como validar o diploma médico na França.
Concurso para médicos estrangeiros
Você também pode se preparar para o Concours National d’internat en Médecine à titre étranger (Concurso Nacional para Estágio Médico no Exterior). Este concurso é destinado aos candidatos que possuem um diploma médico que lhes permite exercer a medicina em seu país de origem, no caso diplomas fora da União Europeia-UE/Suíça/EFTA. No último concurso foram abertas somente três vagas nas seguintes especialidades:
- Cardiologia vascular,
- Neurologia e
- Medicina Nuclear.
O concurso é realizado anualmente. Infelizmente desde o início da pandemia de COVID-19 não foram realizadas novas edições e ainda não há data para voltar a acontecer. Mas logo, devemos ter novidades. Os candidatos interessados podem tentar o concurso somente duas vezes. Após aprovados, recebem treinamento em tempo integral igual aos residentes franceses e o diploma de especialista.
*Atenção: o diploma obtido não confere ao titular o direito ao diploma francês de doutor em Medicina, nem de exercer a medicina na França.
Saiba como ser médico na França: as novas regras de 2021.
Candidaturas
As candidaturas para a formação para médicos na França devem ser feitas nos sites das universidades francesas.
Residência Médica na França
O programa de residência francês é destinado somente ao estudante de medicina que estiver cursando o sexto ano de medicina na França ou em um país da UE/Suíça/EFTA. Mesmo para os estudantes europeus têm número de vagas limitadas (%).
Para mais informações entre em contato com a assessora de validação de diplomas na Europa, Janine Fortuna pelo site ou e-mail: [email protected]
Leia também: Como validar diploma médico em Portugal.
*Ouça também: como é morar na França, no Podcast Partiu Morar Fora:
*Ganhe uma transferência internacional sem taxas com o nosso código promocional da Wise. Válido para transferências acima de € 500.