Todos aqueles que desejam morar fora ou que tencionam continuar morando precisam estar atentos ao que acontece ao redor do mundo. Será que a Guerra na Europa vai afetar meus planos?
A história mundial foi marcada por guerras e nos últimos dias estamos acompanhando as notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia, um desastre sem precedentes e de acordo com os especialistas sem previsão para acabar. Essa realidade é capaz de potencializar ansiedade, gerar estresse, despertar antecipação de sofrimento, abrir espaço para preocupações e ativar medos os quais não estávamos acostumados. Se você deseja morar fora ou se já está morando, precisamos refletir sobre esse assunto para nos prepararmos para os próximos dias.
Guerra na Europa, será que ainda devo imigrar?
Nos últimos dois anos o mundo foi assolado por uma pandemia que nos afastou de quem amamos, que levou deste mundo pessoas especiais e que nos lembrou o valor do contato social. Aprendemos a nos proteger, preservar as pessoas que são importantes para nós e acima de tudo, passamos a olhar para o todo e não apenas para o nosso mundo particular.
Desta vez a Europa está sendo palco de mais uma guerra e essa realidade já está impactando as nações, circunstância essa que devemos buscar compreender; ouvindo especialistas, consultando fontes seguras e estudando sobre a história dos países ao longo do tempo.
Ainda existem muitas pessoas que desejam imigrar e viver o sonho de morar fora, mas depois das últimas notícias estamos pensando: “será que ainda devo imigrar? Será que as políticas migratórias vão mudar? Será que uma grande recessão vai assolar as nações? Será que a realização do meu sonho de sair do meu país de origem vai ser adiado, mais uma vez? Essas são alguns questionamentos que talvez você esteja se fazendo e é importante que realmente reflita sobre eles.
Ao acompanharmos as atualizações das principais agências de notícias internacionais tendemos a ficar ansiosos, preocupados, temerosos, nosso pensamento acelera, antecipamos alguns sofrimentos, criamos teorias em nossa mente e muitas vezes nos comportamentos de modo pouco racional, tudo isso como uma forma de nos prepararmos para o que pensamos estar por vir. Agora é momento de parar, respirar, estudar, compreender o todo e reavaliar os planos.
Chegou o momento de aprendermos a lidar com nossos medos.
Precisamos nos adaptar à realidade
A vida de qualquer imigrante sempre está sujeita às políticas, economia, questões diplomáticas, acordos e acontecimentos importantes naquele país que estou vivendo ou desejo viver. Essa compreensão holística nos permite expandir nossa visão e compreender que precisamos nos adaptar à realidade do momento presente, por mais que essa seja contrária ao que desejamos viver ou aspiramos.
Será que é momento de imigrar? Essa é uma pergunta sensível e devemos refletir com cautela. A Europa está passando por um momento delicado e muitas coisas irão mudar e neste cenário composto por indefinições precisamos avaliar algumas coisas: qual o país o qual desejo viver? Qual o meu objetivo? Que tipo de experiência desejo viver? Qual o meu grau de urgência? O processo pode ser adiado?
Como está o meu planejamento financeiro? Como estão minhas emoções? Meu equilíbrio emocional me permite viajar neste momento? Agora não podemos fazer muitas projeções, mas nossa experiência nos lembra que cautela e parcimônia são sempre bem-vindas, em qualquer circunstância.
Se você já está morando fora e em especial na Europa, agora é momento de aumentar sua consciência, expandir a visão e compreender o que está acontecendo. O conhecimento é uma ferramenta poderosa na manutenção da nossa saúde mental, quando não compreendemos as coisas tendemos a ficar mais ansiosos, temerosos, agitados e por vezes começamos a antecipar sofrimentos.
Morar fora nos coloca em uma posição de constante alerta, pois precisamos ficar ligados ao câmbio, atentos as tragédias mundiais, lembrar do fuso horário que nos coloca a frente ou atrás de quem amamos e principalmente, necessitamos entender como as circunstâncias podem nos comprometer.
Quais são suas razões para permanecer onde está?
Aprendendo a lidar com as emoções
Todas as nações ao redor do mundo viverão novos desafios nas próximas semanas e é importante manter a mente saudável, consumindo informações relevantes, trazendo à memória aquilo que nos gera esperança e nos organizando para dias diferentes.
Se você já se sente muito ansioso, estressado e preocupado, não espere essa circunstância se intensificar, busque apoio psicológico, quanto antes aprendermos a lidar com nossas emoções, mais equilibrados emocionalmente tendemos a nos manter.
Morar fora no exige maturidade para lidar com adversidades, paciência para compreender o que não controlamos, sabedoria para decidir, inteligência para discernir o que é nosso e o que é do outro, coragem para saber quando devemos avançar ou retroceder e acima de tudo, devemos possuir autoconhecimento, afinal de contas, quando sabemos quem somos não nos distraímos sendo o que os outros esperam que sejamos.
Portanto, neste momento só precisamos respirar fundo, nos conectarmos ao nosso propósito e compreender o que acontece à nossa volta.
Qual a estratégia por trás das suas escolhas?
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora: