Qual a estratégia por trás das suas escolhas?

estratégia por trás das suas escolhas
Foto: Tracks Less Travelled.

Morar fora é uma decisão importantíssima e precisamos ser bastantes cautelosos neste processo. Qual a estratégia por trás das suas escolhas?

Os últimos meses foram muito desafiadores para humanidade, vivemos muitas incertezas, ansiamos por dias melhores, aspiramos que a pandemia passasse logo e desejamos que tudo pudesse se “normalizar”. As fronteiras estão se abrindo novamente e os aviões estão decolando repleta de pessoas em busca de seus sonhos, uma realidade possível para todos aqueles que se organizam, planejam e fazem acontecer.

Morar fora é uma experiência singular e é importante que possamos refletir sobre qual a estratégia por trás disso, ter clareza, consciência, sabedoria e discernimento nos ajudará a nos manter saudáveis emocionalmente longe de casa. 


Qual a estratégia por trás das suas escolhas?

Em minha prática como Psicólogo Clínico Online tenho conhecido muitas histórias de pessoas que desejam morar fora, todas essas unidas por um único propósito, viver uma vida nova. Elas praticam o exercício do desapego, deixam para trás empregos, ciclos sociais, familiares, realidades frustrantes e acima de tudo, uma vida a qual cansaram de viver. A decisão de partir precisa ser acolhida com muito amor, não precisamos mudar porque os outros estão mudando, devemos mudar porque a vida é uma constante mutação, faz parte do processo evolutivo. 

Hoje venho te lembrar que mudar por mudar não faz tanto sentido, mas quero te propor uma reflexão, qual a sua estratégia por trás das suas escolhas? Qual a sua estratégia por trás da sua mudança?

  • O que você deseja?
  • O que você quer?
  • O que almejas?
  • O que necessitas?
  • Onde desejas chegar?
  • O que espera alcançar?
  • O que aspira viver?
  • O que não abrirá mão?

Essas são perguntas simples, mas muito poderosas, afinal de contas elas nos colocam imersos em uma zona de reflexão necessária. Quando paramos para entender os nossos porquês o cenário fica menos nebuloso e passamos a ter mais clareza sobre o que estamos fazendo, ou seja, porque fazemos o que fazemos. 

Será que vale a pena largar tudo e partir?

Passamos a vida tentando nos encontrar

Algumas pessoas desejam morar fora para ter um trabalho melhor, estudar algo diferente, conhecer pessoas novas, aprender um novo idioma, se encontrarem ou muitas vezes se perderem. Por vezes passamos a vida tentando nos encontrar, que sentir-se “perdido” pode ser bastante terapêutico, quando esse processo é assistido por um Psicólogo e um ciclo social rico em conhecimento e sabedoria. 

Pensar nos nossos porquês é um exercício interessante, ao fazê-lo trazemos a nossa consciência para o presente e alcançamos clareza sobre a nossa vida. Quando estamos longe de casa em alguns momentos o cenário ficará bastante nebuloso e se estivermos treinados para lidar bem com nossas emoções, sentimentos e pensamentos, certamente viveremos dias melhores. 

Não busque no exterior aquilo que só encontrará internamente.

Seja paciente

Não devemos escolher morar fora de forma leviana ou intempestiva, seja afetuoso, paciente e amoroso com você e com sua história. Não precisamos lidar com as coisas de forma superficial, viajar para longe de tudo que é significativo para nós é uma decisão séria e importante, dê o real valor a ela. Pense com carinho, reveja seus planos, alimente sua esperança e exercite o desapego do que você acha que tem. 

Ter uma estratégia para morar fora é uma escolha inteligente: Por que vai estudar em tal instituição? Por que escolher essa cidade? Por que viajar nesta data? Por que fazer desta forma? Por que iniciar o seu novo ciclo de vida desse jeito…? Quando se tratar dos seus sonhos e experiências de vida, seja generoso, aprenda a acolher o que te faz bem, se faça esse carinho. 

Aproveite para ler também: Você está realmente disposto para acolher uma nova cultura?

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

*Ouça também o podcast Partiu Morar Fora:

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *