A maior praia artificial da Europa vai ser construída na Espanha e entra em operação em 2023. Saiba tudo sobre a obra!
O verão espanhol costuma ser extremamente quente e as temperaturas chegam facilmente aos 40ºC em diversas cidades do país europeu. Porém, a maior praia artificial da Europa será construída na Espanha e vai ajudar os espanhóis a encontrarem refresco nos dias mais torridos. A Praia artificial da Espanha fica em Alovera, uma cidade da província de Guadalajara, a 50 quilômetros da capital da Espanha, Madri, e promete ser uma incrível atração do Verão europeu na Espanha.
Maior praia artificial da Europa
Ainda que no começo o projeto tenha sido entendido como algo megalomaníaco, a ideia é levar alguma humidade para o seco coração da Espanha. De acordo com o jornal El Espanol, que consultou fontes da Câmara Municipal de Alovera, em poucos dias o plenário municipal aprovará o concurso público para um complexo que terá 25.000 metros quadrados de água cercada por mais 15.000 de praia.
A praia artificial da Espanha terá toboáguas, uma escola de esportes aquáticos e de vela, equipamentos esportivos e de entretenimento, como tirolesa ou quadras de vôlei de praia, e uma área de restaurantes com bares de praia, bares e restaurantes. Se os prazos correrem conforme o planejado, parte deste complexo entrará em operação já em 2023.
Viagem de cruzeiro: por que você deve fazer uma?
Motivos que fizeram a obra atrasar
Por conta dos números grandiosos divulgados pela empresa responsável pela obra, o Grupo Rayet, que vendia o projeto como “a maior praia artificial da Europa”, as críticas não demoraram para chegar.
E com as críticas vieram também recursos e reclamações que atrasaram os procedimentos para a transferência do terreno da prefeitura para a empresa, uma área de 105 mil metros quadrados, onde está projetado o complexo, cujo orçamento inicial é estimado em € 15,6 milhões de euros.
Contudo, um passo importante foi dado no final de fevereiro de 2022 quando o plenário municipal de Alovera deu luz verde para as especificações da concessão. A água é o principal obstáculo para o acordo entre aqueles que são a favor e contra a construção do complexo, pois a cidade de Alovera, como o resto da capital do Corredor del Henares e Guadalajara, depende de Aguas del Sorbe.
A associação fornece água para consumo humano, portanto, embora a demanda de água seja coberta pela concessão autorizada pelo Setor I-15 ‘Las Suertes’ – onde está localizada a Praia de Alovera – políticos criticaram o projeto dizendo que gastaria água potável.
Viajar pela Europa no Verão: atenção para as greves nas companhias aéreas.
Meta para a maior praia artificial da Europa: verão de 2023
Com críticas ou não, o fato é que a construção da Praia Artificial de Alovera na Espanha continua. Uma vez que o projeto tenha sido licitado pela prefeitura, será a hora das empresas interessadas participarem da licitação e, salvo uma grande surpresa, o Grupo Rayet começará a trabalhar na construção. Há algumas semanas, houve a inauguração da nova sede da empresa em Alovera e os responsáveis disseram que a previsão é que no verão de 2023 seja construída a primeira lagoa e o complexo comece a funcionar.
Em termos de geração de emprego e renda, seria o primeiro passo de um projeto que visa gerar cerca de 350 empregos diretos e indiretos. A maior praia artificial da Europa na Espanha tem como expectativa receber entre 250 mil e 400 mil visitantes por ano, segundo cálculos da empresa.
Leia também: Turismo de massa: Barcelona introduz medidas restritivas.
*Confira também os vídeos do nosso canal do Youtube pela Espanha e Portugal e aproveite para se inscrever: