Antes de colocar o pé na estrada busque o máximo de informações sobre o seu novo destino. Você conhece a cultura a qual deseja viver?
Há quase meia década tenho acompanhado pessoas que estão em busca de uma nova vida, todas elas e sem exceção desejam dias diferentes, respirar novos ares, se permitirem ser diferentes e ao fim alcançarem a satisfação de ter vivido uma vida inspiradora. Morar fora é uma jornada repleta de surpresas, às vezes boas, outras más, mas sempre repleta de oportunidades de evolução. Conhecer, entender e respeitar a nova cultura a qual você deseja se inserir será fundamental para uma caminhada saudável e equilibrada.
Você conhece a cultura a qual deseja viver?
Na nossa vida social tendemos a nos relacionarmos melhor com aquelas pessoas que conhecemos, aquelas que vemos suas práticas no dia a dia e que seus valores e princípios se alinham aos nossos.
Assim também ocorre na área afetiva, o match acontece quando nos conectamos com histórias que nos inspiram a sermos melhores ou que simplesmente dão um novo significado a nossa existência, e para que isso ocorra, precisamos nos aprofundar na história deste que se apresenta diante de nós.
Morar fora também é assim, precisamos aprofundar os nossos conhecimentos sobre a cultura a qual nos desejamos viver. Como as pessoas se comportam, como reagem, como lidam com as dificuldades da vida, como se ajustam criativamente às crises globais. Como recebem imigrantes, como interagem com pessoas de diferentes culturas e o quão são abertas ao que muitas vezes não podem compreender.
Antes de morar fora aprenda a lidar com você mesmo.
Expectativas irreais e frustrações desnecessárias
Esse exercício pode levar um tempo até ser concluído, mas certamente vai te ajudar a entender melhor o local o qual você deseja viver. Desta forma evitaremos criar expectativas irreais e lidaremos menos com frustrações desnecessárias, duplinha essa que pode comprometer a nossa jornada, principalmente quando nossa sensibilidade a ambas é alta.
Viver em uma cultura a qual não compreendemos, se relacionar com pessoas que não conseguimos nos conectar e viver momentos os quais não se ligam com quem somos, pode ser desafiador para suas emoções, tendo em vista que para nos sentirmos bem em qualquer lugar precisamos nos sentir pertencentes. Ou seja, quanto mais conhecimento tivermos sobre para onde vamos, melhor para sua mente e estado emocional.
Se você já está morando fora e só está lendo esse texto agora, não se preocupe, também tenho algumas orientações para você. Sua adaptação vai levar alguns anos para se concretizar, mas tenha sempre em mente que tudo nesta vida é um processo, não fuja dos seus.
Busque informações sobre o que acontece na sua região, tente participar dos eventos culturais, escolha um local para tomar um cafezinho e observar como as pessoas se comportam, esteja aberto para se conectar com o que é diferente, expanda sua zona de conforto para que possa se sentir seguro em novos lugares, as pessoas a sua volta também estão tentando viver algo diferente, conecte-se.
Morar fora: lá longe todo mundo é feliz.
Acolha o que é diferente
Ao estudarmos sobre o movimento migratório no mundo, podemos perceber o quanto os imigrantes possuem dificuldade em se adaptar às novas culturas que escolheram se inserir. A falta de autoconhecimento é um dos fatores principais desta realidade, afinal de contas se não temos consciência do que podemos entregar, como saberemos o que precisamos receber?
É válido sublinhar que toda e qualquer experiência exige de nós uma visão mais ampliada sobre o todo e só alcançamos esse nível se estivermos dispostos a acolher o que é diferente.
Se você deseja colocar o pé na estrada e morar fora, estude muito sobre a cultura a qual deseja viver. Converse com pessoas, insira-se em grupos nas redes sociais, consulte sites de referência, se conecte com influenciadores que vivem nestes países e prepare suas emoções para lidar com a saudade, com o medo, com a solidão, com o merecimento e com o seu direito de escolher.
Morar fora é uma alternativa ou sua última chance de viver algo diferente?
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.*Aproveite para ouvir também o Podcast Partiu Morar Fora, com Amanda Corrêa e Claudinho Abdo, disponível no Spotify e em diversas plataformas de streaming: