Antes de morar fora aprenda a lidar com você mesmo

aprenda a lidar com você mesmo
Foto: Wallup.net.

A vida longe de casa não é fácil e aqueles que se conhecem serão bem-sucedidos. Antes de morar fora aprenda a lidar com você mesmo.

Já vivemos tantas experiências nesta vida que muitas vezes temos a sensação de que nos conhecemos, que sabemos quem somos, que temos a ciência do que somos capazes e que possuímos a certeza do que não nos faz bem, mas será mesmo? Muitas vezes estamos vendo apenas uma perspectiva da nossa vida e para colocarmos o pé na estrada precisaremos ampliar essa vida. 


Antes de morar fora aprenda a lidar com você mesmo

Em textos passados já falamos sobre a importância do autoconhecimento, do quanto ele pode ser um grande aliado na nossa jornada em busca dos nossos sonhos, mas desta vez eu gostaria de te propor uma reflexão diferente.

Separe um tempo de qualidade para você mesmo, busque refletir sobre seus ideais, seus valores, seus costumes, suas aspirações, seus sonhos, suas necessidades, desejos e vontades. 

Não esqueça de colocar o Autoconhecimento em sua bagagem.

Esse parece um exercício simples, mas ao colocares em prática vai perceber o grau de complexidade dele. Parar para pensar na nossa vida é um passo essencial para você que deseja morar fora ou continuar morando.

É por não pensarmos em nós que muitas vezes metemos os pés pelas mãos e no fim acabamos nos colocando em apuros. Viver no exterior não pode ter relação com uma vida de luxo, viagens e facilidades, se você pensa desta forma, você não entendeu nada até aqui. 

Quem você quer se tornar?

Para que seu caminho seja inspirador, recompensador e animador, você precisa estar ciente de quem você se tornou e de quem você quer se tornar. Colocar o pé na estrada exige de nós uma mala pequena, onde devemos colocar aquilo que será essencial para a sua nova vida, sem excessos ou extravagâncias. Ter essa clareza tornará sua experiência longe de casa mais favorável e estável emocionalmente. 

Tenho acompanhado muitas histórias de pessoas que desejam viver seus sonhos longe de casa, mas estão alicerçadas nas experiências e expectativas dos outros. Realidade essa muito perigosa e que não se sustenta a longo prazo.

Qualquer transição, seja ela profissional, educacional, emocional, afetiva ou geográfica, exige de todos nós uma preparação prévia. Circunstância essa que devemos nos preparar emocionalmente, financeiramente, profissionalmente, intelectualmente e espiritualmente.

Não foque no que deixará para trás, se concentre no que vai ganhar.

Seguros Promo

Trilhe seu caminho e tenha os pés no chão

Cada um nesta vida veio ao mundo e está trilhando um caminho, trajetória essa singular e intransferível. Devemos alinhar nossas expectativas de acordo com o nosso propósito e objetivos, nem mais, nem menos, mas sempre com os pés no chão.

Talvez você esteja se perguntando “mas qual é melhor momento para colocar o pé na estrada e morar fora definitivamente?”, não há uma resposta simples para essa questão complexa, mas de uma coisa nós já sabemos, não é de um dia para o outro ou de um ano para o outro… 

Não tenha pressa, não precisa correr, aprenda a lidar com sua ansiedade e aprenda a olhar para você e se ouvir. Estamos tão conectados ao que é externo a nós, que parece que perdemos a habilidade de nos ouvirmos, de entender o que nosso coração está nos dizendo e o que nossos pensamentos estão gritando.

É por nos negligenciarmos que acabamos nos perdendo no meio do caminho e ao nos olharmos no espelho acabamos não nos reconhecendo. 

Não estamos vivendo uma prova de velocidade e sim de resistência, ou seja, aquele que conseguir ser mais constante, focado, determinado e resistente, alcançará o que tanto deseja.

Por fim, aprenda a se concentrar na sua vida, traga o olhar para sua própria vida e busque se entender, talvez seja o momento de partir ou não, no fim você saberá. 

Não espere ter no exterior a mesma vida que você tinha em seu país.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *