Conheça quais os melhores castelos na Europa para visitar e como montar seu roteiro de viagem pelo velho continente.
Os castelos na Europa são grandes ícones arquitetônicos que atraem visitantes de todos os locais do mundo. Se você pretende conhecer algumas dessas belas construções medievais e históricas, descubra aqui quais os castelos mais bonitos da Europa.
Onde tem castelos na Europa?
Existem castelos na Europa espalhados desde o Mediterrâneo até a Escandinávia e presente em ao menos 32 países do continente europeu, de acordo com o site Every Castle. Alguns países que possuem essas fortalezas e símbolos reais são:
- Alemanha
- Áustria
- Bielorrúsia
- Bélgica
- Bósnia
- Bulgária
- Dinamarca
- Escócia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Inglaterra
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Noruega
- País de Gales
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- República Checa
- Romênia
- Rússia
- Suécia
- Suíça
- Turquia
- Ucrânia.
Faça a Eurotrip da sua vida: vistos, como organizar e os melhores roteiros.
Quantos castelos há na Europa?
Estima-se que existem aproximadamente 10 mil castelos na Europa, segundo o site Cuddly Nest. A maioria desses castelos foram construídos na idade média e alguns deles não passam de ruínas.
Qual o país da Europa que tem mais castelos?
O País de Gales é um país pequeno do Reino Unido, mas é conhecido como a “Terra dos Castelos”. Ao todo são 641 castelos da Idade Média e o de Conwy é um dos mais bonitos castelos para visitar na Europa. Além disso, Alemanha, França e Espanha possuem dezenas de castelos na Europa.
Países Europeus: quais são, países mais baratos e melhores lugares para imigrantes.
Qual país do mundo tem mais castelos?
Muitos dos castelos na Europa se encontram na Bélgica. Existem mais de 3.000 castelos de acordo com o site Every Castle, mas apenas 1/10 deles estão abertos ao público.
Alguns dos castelos mais famosos da Bélgica segundo o Travel 2 Next são:
- Castelo de Walzin
- Castelo Vêves
- Castelo de Gravesteen
- Castelo Modave
- Castelo Beloeil
Lista dos 10 melhores castelos na Europa
Visitar castelos na Europa é mergulhar na história, há castelos super antigos, uns mais mais coloridos e visitá-los pessoalmente é uma experiência fantástica. Se você vai viajar para Europa, comece a pensar no seu roteiro de viagem. De acordo com o site European Best Destinations, os melhores castelos para visitar no continente europeu são:
1. Castelo de Neuschwanstein (Baviera – Alemanha)
Considerado um dos castelos mais bonitos da Europa, o Castelo de Neuschwanstein está localizado na Alemanha, nos Alpes da Baviera. Foi construído no século 19 sob o reinado do rei Ludwig II.
O rei Ludwig II viveu no Castelo de Neuschwanstein por menos de um ano antes de sua prisão prematura e morte. Ele nunca chegou a ver o castelo depois de concluído. Ele costumava ficar no Edifício Gateway quando visitava para supervisionar o progresso.
Algumas semanas após a morte do rei Ludwig II, o castelo foi aberto aos visitantes, atraindo muita atenção, pois muitas pessoas queriam ver a casa do rei louco.
O Castelo de Neuschwanstein é um dos mais populares de todos os castelos da Europa. Todos os anos 1,4 milhões de pessoas visitam “o castelo do rei dos contos de fadas”.
No verão, cerca de 6.000 visitantes por dia passam por salas que eram destinadas a um único habitante. O castelo é uma das inspirações do Castelo da Cinderela de Walt Disney.
Verão na Europa: 7 dicas que você precisa saber para viajar de trem.
2. Castelo de Alcazar (Segóvia – Espanha)
O Castelo de Alcázar (Alcázar de Segóvia) é uma fortificação de pedra, localizada na cidade velha de Segóvia, Espanha. Ergue-se sobre um penhasco rochoso acima da confluência dos rios Eresma e Clamores perto das montanhas de Guadarrama, é um dos palácios-castelo mais distintos da Espanha em virtude de sua forma como a proa de um navio.
O Alcázar foi construído originalmente como uma fortaleza, mas desde então tem servido como um palácio real, uma prisão estadual, um Colégio Real de Artilharia, uma academia militar e é um dos mais lindos castelos da Europa.
3. Castelos na Europa: The Castle in Love in the Wind (Ravadinovo – Bulgária)
Apaixonado pelo vento o “The Castle in Love in the Wind” (The Castle of Ravadinovo) conta com as magníficas estruturas feitas de mármore e calcário de um arquiteto talentoso e sonhador, Georgi Tumpalov é o único castelo recém-construído na Europa.
Construído com 20.000 toneladas de pedra, extraídas especialmente das montanhas Strandzha. A pedra é o mármore (calcário metamorfoseado), contém traços de micro diamantes, que fazem o castelo mudar de cor, pela manhã tem nuances rosadas, durante o dia fica branco e na lua cheia, brilha.
O que torna este castelo único é o fato de ter a forma de um brasão, que simboliza confiança, amor e empenho na sua construção e desenvolvimento.
Em 2016, o castelo ganhou o primeiro prêmio do concurso internacional “A Design Awards 2016”, na categoria: “hospitalidade, recreação, viagem e design de turismo”.
4. Palácio da Pena (Sintra – Portugal)
Localizado na Serra de Sintra (pertinho de Lisboa), o Parque e Palácio da Pena é fruto do gênio criativo do rei Fernando II e a maior expressão do romantismo do século 19 em Portugal, denotando claras influências dos estilos manuelino e mouro da arquitetura.
O palácio foi construído de modo a ser visível de qualquer ponto do parque, que consiste em uma floresta e jardins luxuosos com mais de quinhentas espécies diferentes de árvores originárias dos quatro cantos da terra. Um castelo lindo para visitar em Portugal.
Viagem Para Portugal: Roteiro Para 7 dias, Documentação, Custo e Dicas.
5. O Castelo Hohenzollern (Baden-Württemberg – Germany)
Em 1061 datou a primeira referência pessoal relacionada à Casa Hohenzollern. A primeira menção direta do complexo do Castelo foi em 1267. A aparência, tamanho e mobiliário do castelo original são desconhecidos, mas presumidamente foi na primeira década do século 11.
O Castelo Hohenzollern foi um vasto e artisticamente valioso complexo mobiliado. Fontes contemporâneas o elogiaram como “Coroa de todos os Castelos da Suábia” e como “a Casa mais fortificada da Alemanha”.
6. Castelo de Conwy (Conwy – País de Gales)
O Castelo de Conwy é uma fortificação medieval em Conwy, na costa norte do País de Gales. Foi construído por Eduardo I, durante sua conquista do País de Gales, entre 1283 e 1289.
A UNESCO considera Conwy como um dos melhores exemplos da arquitetura militar do final do século 13 e início do século 14 na Europa, e é classificado como Patrimônio da Humanidade.
O castelo retangular é construído em pedra local e importada, ocupa um cume costeiro original com vista para um importante ponto de passagem sobre o rio Conwy. Um lugar incrível para visitar no Reino Unido.
As 10 Melhores Cidades da Inglaterra: Dicas de Turismo e Como economizar.
7. O Castelo de Eltz (Wierschem – Alemanha)
O Castelo de Eltz é uma construção singular, permaneceu incólume pelas guerras. Pertence e é cuidado pela mesma família desde a sua construção até hoje. Sua arquitetura não tem comparação e muitos dos móveis originais dos últimos oito séculos ainda permanecem no local.
Um dos mais encantadores castelos da Europa, abriga espadas e alabardas, rústicas armaduras, bem como magníficos artefatos de ouro e prata da corte.
Ergue-se no alto de uma grande rocha situada no fundo de um vale. Está no meio da Floresta Eltz, uma reserva natural de beleza serena, que oferece inúmeras trilhas para caminhadas e áreas ao ar livre para esportes e recreação para todas as faixas etárias.
8. O Château de Chambord (Chambord – França)
Um dos mais belos castelos da Europa, o Castelo de Chambord sobe as planícies pantanosas da região de Loire, na borda de uma floresta repleta de javalis. François I, o jovem rei que havia conquistado a glória na Batalha de Marignan, ordenou sua construção.
O Château de Chambord não era para ser uma residência permanente, de fato, François I passaria apenas algumas semanas aqui, deixando-o vazio de móveis e pessoas após suas visitas.
É uma jóia arquitetônica que o rei gostava de mostrar para reis e embaixadores como um símbolo de seu poder. Embora o castelo não tenha sido concluído sob François I, é um dos poucos edifícios daquela época que sobreviveu sem grandes modificações ao seu projeto original.
Cenários da série “Emily em Paris” para visitar na sua viagem para França.
9. Castelos na Europa: Castelo de Culzean (Maybole – Escócia)
O Castelo de Culzean é a joia da coroa National para a Escócia. Esta grande casa de campo foi remodelada no final do século 18 pelo renomado arquiteto Robert Adam em sua marca registrada estilo georgiano neo-clássico.
O Castelo Culzean fica no alto de um penhasco acima da espetacular costa oeste. É cercado por bosques gloriosos, praias e parques ricos em vida selvagem. Os interiores elegantes estão repletos de tesouros que documentam as histórias de quem aqui viveu e é um dos mais encantadores castelos na Europa para você colocar em sua lista de viagem.
10. Castelo Eilean Donan (Highlands – Escócia)
O Castelo Eilean Donan, foi construído no início do século 13 como medida defensiva, protegendo as terras de Kintail contra os vikings que invadiram, colonizaram e controlaram grande parte do norte da Escócia e das ilhas ocidentais entre 800 e 1266.
No século 13, esta área era o “Reino do Mar” que ficou bastante separado do Senhor das Ilhas, onde o mar era a estrada principal e o poder dos chefes de clãs rivais era contado pelo número de homens à sua disposição. Eilean Donan ofereceu a posição defensiva perfeita. Um castelo na Europa incrível para visitar, assim como toda a Escócia.
Morar na Escócia: vale a pena mudar para o Reino Unido?
Qual o melhor castelo da França?
A França possui inúmeros castelos conhecidos e o Château de Chambord é com certeza um dos mais conhecidos castelos na Europa, no entanto, existem outros castelos que podemos explorar na França como:
- Castelo Chenonceau
- Castelo de la Roche Courbon
- Castelo Roqueteillade
- Monte Saint-Michel.
Turismo em Paris: as 10 melhores atrações da cidade luz (com fotos)!
Qual o melhor castelo da Alemanha?
O Castelo de Neuschwanstein é um dos mais populares de todos os castelos na Europa. Todos os anos 1,4 milhões de pessoas visitam “o castelo do rei dos contos de fadas”.
No verão, cerca de 6.000 visitantes por dia passam por salas que eram destinadas a um único habitante. O castelo é uma das inspirações do Castelo da Cinderela de Walt Disney.
Melhor época para visitar a Europa
Se você pretende viajar para a Europa, saiba que o velho continente oferece atrações para o ano todo, no entanto, a melhor época para você conhecer os castelos na Europa é durante os meses de primavera e verão, entre abril a setembro. Desse modo, essa é a época em que o sol está mais alto e os dias são mais longos.
Inverno na Europa: Melhores Destinos, Época de Neve e Dicas de Viagem.
*Assista também como é a maior Feira Medieval da Europa, com o lindo Castelo de Santa Maria da Feira em Portugal: