Verão na Europa: 7 dicas que você precisa saber para viajar de trem

verão na Europa
Foto: Glacier-Express.

As viagens de trem na Europa estão com novidades, saiba tudo para aproveitar o melhor do Verão Europeu. 

O calor está chegando no Hemisfério Norte e o verão na Europa promete ser bastante animado para os viajantes. Com a maioria das restrições de COVID suspensas, pela primeira vez em dois verões o continente se sente aberto e pronto para receber os visitantes. Incluindo as incríveis viagens de trem na Europa

Seja você um viajante experiente ou se vai viajar de trem na Europa pela primeira vez, existem algumas mudanças para você ter atenção.


Verão na Europa: preços dos bilhetes mais competitivos

Os preços dos bilhetes de trem demoraram para baixar, entretanto a concorrência nas principais rotas europeias está ajudando a reduzir custos e oferecer mais opções de viagens. Novos serviços entre as cidades europeias estão surgindo e há muitas novidades para quem viaja de trem na Europa.

Entre as novidades está “a operadora ferroviária nacional italiana Trenitalia, que está operando serviços de Milão a Paris e vice-versa”, informou Mike Hyde, diretor de dados da Trainline. Eles estão fazendo isso em concorrência direta com a SNCF, no território  francês. 

“Isso era inédito há alguns anos. Este ano, à medida que saímos da pandemia, estamos vendo a concorrência ganhar vida, resultando em mais opções nas viagens de trem na Europa”, disse Hyde.

Lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022.

Novidades no Verão na Europa

Entre os principais serviços estão as rotas da Flixtrain, empresas alemãs e suecas, serviços intermunicipais Italo na Itália, trens OuiGo operados pela França na Espanha e os serviços Lumo na linha principal da costa britânica entre Londres e Edimburgo, assumindo o LNER. 

O objetivo das operadoras de trem na Europa é ter mais opções e preços mais competitivos, por isso fique atento a esses serviços antes da sua viagem internacional, para ter tempo de comprar com antecedência. 

Melhor viagem de trem no Reino Unido: um sonho sobre trilhos.

Mais opções digitais e compras pela internet

Os dias de trens fantasmas quase vazios circulando nas principais rotas europeias, como foi visto no auge da pandemia, já ficaram para trás. Grande parte das rotas europeias já estão com boa ocupação, principalmente aquelas que atendem ao tráfego de férias.

Porém, alguns comportamentos dos viajantes mudaram desde o início da pandemia. “Com o retorno das viagens de férias, os hábitos de viagem retornam um pouco diferentes. Estamos vendo muito mais demanda por ingressos online, o que normalmente significa carregar seus ingressos em seu telefone (os e-tickets)”. 

Visitar Veneza: cidade italiana vai cobrar nova taxa para turistas.

Trens com mais frequência na Europa

Os serviços de trem no continente europeu também estão aumentando para dar conta do aumento da demanda. A rota Paris-Milão da Trenitalia começou com dois serviços diários para cada sentido, mas agora já aumentou para cinco.

Os serviços Eurostar, incluindo o serviço Londres-Amsterdã, também continuam a crescer. Os serviços de verão, como os trens Thalys Soleil, que conectam a Holanda à Provence na França, e os trens noturnos Snälltåget Berlim-Estocolmo estão voltando ao normal. 

As novas rotas e mais frequências de horários visam atender a um número maior de passageiros. Se você está planejando viajar no Verão Europa, faça seu roteiro de viagem e reserve rápido seus bilhetes para não ficar sem a sua viagem dos sonhos. 

Viagem de trem na França, opção noturna de Paris para Nice.

Rotas de trem internacionais mais populares na Europa 

De acordo com os dados da linha ferroviária, Paris está em seis das 10 principais rotas internacionais do continente europeu. A rota mais popular é Bruxelas a Paris, com Londres a Paris em segundo lugar e, Genebra a Paris em terceiro lugar. 

A lista completa das viagens internacionais de trem na Europa mais populares são:

  1. Bruxelas – Paris
  2. Londres – Paris
  3. Genebra – Paris
  4. Bruxelas – Lille
  5. Lugano – Milão
  6. Milão – Paris
  7. Luxemburgo – Paris
  8. Munique – Viena
  9. Genebra – Lyon
  10. Amsterdã – Paris

Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.

Mais viajantes querem rotas ferroviárias de longa distância

Além da facilidade de localização das estações de trem (sempre nos centros das cidades) e do conforto dos trens, outra vantagem do transporte ferroviário sobre o transporte aéreo é o meio ambiente. Uma viagem de avião de Londres a Paris emite cerca de dez vezes mais CO2 do que a mesma viagem de trem. À medida que os viajantes procuram opções de viagem mais sustentáveis, as rotas ferroviárias de longa distância vem ganhando mais popularidade.

A Trainline também informou a Lonely Planet que notou um crescimento na popularidade das reservas que fazem uma rota popular como Paris ou Bruxelas para Londres, mas depois adicionam uma viagem continental de média distância. Os exemplos incluem continuar de Paris para Marselha, Estrasburgo ou Genebra, ou então seguir viagem da Bélgica até Luxemburgo ou mesmo Viena , aproveitando o serviço noturno NightJet para isso. 

Trem de alta velocidade na Europa: fusão de empresas vai facilitar viagens.

Os trens noturnos na Europa estão de volta

Se você não viaja pela Europa há alguns anos, saiba que a recuperação dos serviços de trens noturnos será a maior e mais agradável surpresa. 

Impulsionada pelos serviços NightJet da Austrian Railways, a rede de opções é mais extensa agora do que há 20 anos. E isso é uma tendência contínua. “O futuro dos trens noturnos é muito empolgante. Devemos continuar a ver mais inovação nesta área”, explicou Hyde. 

Na França, este é o primeiro verão que os viajantes poderão viajar durante a noite no serviço renovado de Paris a Nice. Além disso, a Bulgária e a Turquia restabeleceram o icônico trem noturno Sofia para Istambul, trazendo de volta a etapa final da lendária rota do Expresso do Oriente

Tanto as operadoras nacionais já estabelecidas, quanto as empresas de acesso aberto estão planejando novas rotas no norte da Europa, incluindo uma viagem Alemanha-Suécia durante todo o ano entre Estocolmo e Hamburgo e um trem noturno de Bruxelas a Praga são debatidos. 

Aproveite para ler também: Trem de luxo do Caminho de Santiago é um dos melhores do mundo.

Verão na Europa: Interrail com bilhetes promocionais de 50% 

O Interrail é um bilhete ferroviário, disponível para os residentes na Europa. Os residentes de países exteriores à Europa podem viajar com o passe Eurail. O tradicional Interrail Pass é agora denominado de Interrail Global Pass.

Dessa forma, o Interrail está completando 50 anos neste verão e vai oferece um desconto de 50% por tempo limitado em um aniversário. O bilhete vai funcionar em combinação com serviços premium dos trens de alta velocidade destinados a viajantes de ida e volta.

A validade do bilhete e a exigência de reserva em alguns trens são desafios para os viajantes. Por isso, a melhor maneira de contornar isso é pegar serviços locais mais lentos (interurbanos) e buscar rotas menos concorridas do que as tradicionais. 

E você, está animado para voltar a viajar de trem na Europa?

*Descubra como é viajar de trem em Portugal:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *