Lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022

lugares mais incríveis da Europa
Foto: Shore Excursions Group.

A lista com os lugares mais incríveis da Europa foi feita para quem ama viajar de trem. Confira os destinos e as rotas!

Quem viaja para a Europa não pode perder a oportunidade de viajar de trem. É que para tornar a experiência inesquecível no Velho Continente, pegar um trem para se locomover pode ser a cereja do bolo de uma Eurotrip. Aliás, utilizar trens como meio de transporte pode ser incrível e romântico, ao mesmo tempo em que torna uma viagem pela Europa mais tranquila e com outras paisagens que de avião nem sempre são vistas. Confira a lista com os lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022.


Lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022

A lista com os lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022 foi publicada pelo portal Schengen Visa Info. E comprar um bilhete de trem pode se tornar uma escolha preferida para quem vai viajar pela Europa, especialmente para as pessoas que pretendem visitar a França. É que o país europeu proibiu recentemente os voos de curta distância. A ideia é forçar as pessoas para utilizarem “meios de viagem mais ecológicos”, como os trens.

Confira abaixo algumas das rotas de trens pela Europa para quem vai visitar o continente em 2022:

Voos da KLM: companhia aumenta oferta em Portugal.

Viagem Paris a Berlim

Sem dúvida, uma das maneiras mais inteligentes de viajar entre a romântica Paris e a bela Berlim é a bordo em um trem moderno. Ambos os destinos fazem parte de uma rede ferroviária muito avançada e os trens que circulam na rota Paris – Berlim têm um tempo de viagem rápido de cerca de nove horas e uma pontualidade admirável. Sem contar que eles oferecem equipamentos fantásticos a bordo, fornecendo tudo o que você precisa para um passeio sem estresse.

Os passageiros de todas as classes podem aproveitar os assentos confortáveis, amplo espaço para as pernas e mais do que apenas um bom local para bagagem durante a viagem. A programação de trem de Paris a Berlim é extensa e oferece até quatro partidas diárias, para que você possa escolher facilmente o trem que melhor se adapta aos seus planos de viagem.

Você viu? Companhia aérea low cost norueguesa começa a voar em Portugal.

Lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem: ferrovia Bergen (Noruega)

Uma viagem à linha de Bergen oferece uma das experiências cênicas mais espetaculares da Europa. É que a ferrovia atravessa o Parque Nacional Hardangervidda no planalto Hardangervidda, também conhecido como o maior planalto montanhoso da Europa, que atinge 1.222 metros acima do nível do mar na estação ferroviária de Finse. A Ferrovia Bergen foi construída em 1909 e cruzou as terras altas entre Oslo e Bergen.

Estas são as duas maiores cidades da Noruega e o Bergen Rail é uma viagem de sete horas entre Oslo e Bergen. Enquanto isso, em um ramal de Myrdal em Flåm, você chegará à linha ferroviária mais íngreme do mundo. A melhor época para apreciar esta vista deslumbrante é de julho ou novembro a janeiro. Se você estiver interessado e quiser saber mais sobre essa conquista da engenharia, visite o Flåm Railway Museum.

A linha férrea de 20 km de comprimento é uma das linhas padrão mais íngremes do mundo, com 80% do percurso em uma inclinação de 5,5%. Existem 20 túneis, 18 dos quais foram construídos à mão. Um dos túneis ainda dá uma volta de 180 graus dentro da montanha.

Big Ben em Londres: após 4 anos ele está de volta.

West Highland Line (Escócia)

Se você planeja visitar a Escócia e aproveitar suas maravilhosas vistas panorâmicas da janela de um trem, você deve pegar a West Highland Line, considerada uma das viagens ferroviárias mais extensas do mundo. A West Highland Line na Escócia é, sem dúvida, uma viagem cênica, com montanhas escarpadas, lagos isolados, litoral, a montanha mais alta da Escócia de Ben Nevis e vistas espetaculares do viaduto de Glenfinnan. A viagem de Fort William para Mallaig leva cerca de uma hora e meia.

Ao chegar, você não deve perder a degustação de alimentos em Mallaig. Este é um lado da Escócia que só pode ser visto de trem – um passeio de trem panorâmico espetacular que leva você ao norte ao longo da costa oeste, através do Loch Lomond e do Parque Nacional Trossachs. A linha se divide em Crianlarich, levando você via Loch Awe para Oban ou Rannoch Moor através do deserto remoto e para Fort William e Mallaig. A melhor época para entrar no trem é em junho e agosto para aproveitar essa vista fabulosa.

Viajar de trem de Abu Dhabi para Dubai: agora é possível.

Lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem: Bernina Express (Suíça e Itália)

A rota do trem Bernina Express leva os viajantes por incríveis paisagens alpinas e um Patrimônio Mundial da UNESCO. A rota segue as duas linhas também listadas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, Albula e Bernina, com vistas alpinas espetaculares que ligam o norte e o sul da Europa. As linhas Albula e Bernina ficam entre geleiras na Suíça e palmeiras na Itália.

O Bernina Express é uma viagem cênica e é considerada uma das viagens de trem mais memoráveis ​​do mundo. Faz parte de uma rota alternativa cênica lenta entre Zurique e Milão. A duração entre a estrada de Chur, na Suíça, a Tirano, na Itália, é de quase quatro horas e a época mais conveniente para passar por lá é abril. Por isso, se você sonha em conhecer esta região incrível, não deve perder a visita a Chic, à beira do lago St Moritz.

Leia também: novo trem de alta velocidade entre Madri e Sevilha por menos de € 10.

Ferrovia Semmering (Áustria)

A Ferrovia de Semmering, construída ao longo de 41 km de altas montanhas entre 1848 e 1854, atravessa uma espetacular paisagem montanhosa com muitos belos edifícios projetados para atividades de lazer. É uma das realizações de engenharia civil mais marcantes desta fase pioneira da construção ferroviária. O alto padrão de túneis, viadutos e outras obras tem garantido o uso contínuo da linha até hoje.

A ferrovia Semmering passa pelo Semmering Pass, levando 15 túneis, 16 viadutos, inúmeras travessias e pontes em arco sobre uma cordilheira arborizada.

Não deixe de ler: tudo que você precisa saber para dirigir em Portugal.

Ferrovia Central do Reno (Alemanha)

A Rhine Valley Line oferece uma viagem tranquila pelo país, especialmente no verão alemão. Ao longo do caminho, visite as charmosas cidades de Koblenz e Mainz, apreciando as vistas relaxantes dos vinhedos ribeirinhos. No Vale do Reno, na Alemanha, o rio Reno é provavelmente uma das artérias mais elegantes que atravessam a Europa.

A Renânia da Alemanha oferece romance de cruzeiro de barco para todos. Se você gosta de realizar uma caminhada, não deixe de passar pela icônica trilha Rheinsteig, ou aproveite para fazer um passeio pela ciclovia do Reno, tomando banho em um antigo banho termal, visitando um dos muitos castelos fabulosos ou apreciando as vistas à beira do rio com uma taça de um bom vinho local.

Veja também: maior navio de cruzeiros do mundo é lançado pela Royal Caribbean.

Lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem: Linha Rauma (Noruega)

O passeio fantástico na bela linha Rauma, um passeio de trem que faz você viver uma experiência inesquecível, passando assim pelo Vale Romsdalen, rico nas formações montanhosas mais espetaculares da Noruega. A Ferrovia Rauma oferece partidas regulares de trem entre Åndalsnes e Dombås durante todo o ano. O trem passa por atrações populares como a Ponte Kylling e a muralha Trollveggen e pela remota área desértica, o Parque Nacional Reinheimen.

Passar pela Kylling High Bridge é um dos destaques desta viagem que todo turista deve visitar. Viajar por esta rota fará com que você experimente as vistas sensacionais dos altos picos, encostas íngremes e encostas das montanhas que levam aos planaltos ventosos enquanto traça o rio Rauma a bordo da linha Rauma na Noruega. A distância de Åndalsnes a Dombås é de 114 km e leva cerca de uma hora e 40 minutos.

Saiba mais: trem de luxo do Caminho de Santiago é um dos melhores do mundo.

Cinque Terre (Itália)

Os pontos mais emblemáticos da Riviera Italiana são as cinco comunidades piscatórias de Cinque Terre, embora não falte a costa rochosa ou as cidades e vilarejos românticos. Aninhadas em um impasse principalmente montanhoso na borda leste da Riviera italiana, as aldeias de Cinque Terre foram formadas por seu profundo isolamento. Os trens regionais também param nas aldeias de Cinque Terre.

As vilas estão entre algumas das paisagens costeiras mais impressionantes do planeta, essas belas e coloridas cidades podem fortalecer as almas mais cansadas. Caminhos tortuosos atravessam os lados de penhascos aparentemente impenetráveis ​​e uma linha férrea do século 19, que atravessa uma série de túneis costeiros. Carros foram proibidos dentro das aldeias por mais de uma década.

Estas cinco aldeias já não são as aldeias isoladas de antes, mas ainda existe uma sensação de autenticidade. Com poucas estradas, arquitetura perfeitamente preservada e uma rede de deslumbrantes trilhos costeiros e de montanha.

Imposto do turismo: conheça todos os países que você terá que pagar para entrar em 2022.

Ferrovia Mittenwald (Áustria e Alemanha)

A Ferrovia Mittenwald, popularmente conhecida como Karwendelbahn (ferrovia Karwendel), é uma linha férrea nos Alpes para a Áustria e a Alemanha. Ele conecta Innsbruck via Seefeld e Mittenwald com Garmisch-Partenkirchen. Esta estrada de ferro é uma bela estrada de passagem de fronteira além dos lagos brilhantes e paisagens montanhosas.

Ao chegar em Garmisch-Partenkirchen, você pode trocar de trem e pegar a pitoresca ferrovia bávara Zugspitze, que vai até o topo de Zugspitze, a montanha mais alta da Alemanha, com 2.961 metros. Se você estiver interessado em visitar esta bela parte da natureza, você pode ir o ano todo. Você também não deve perder uma visita ao imponente castelo branco em Innsbruck.

Rotas de trem noturno na Europa: conheça as mais fantásticas.

Lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022: Glacier Express (Suíça)

A travessia de Engadine para o Matterhorn Glacier Express oferece um passeio fantástico. Durante esta viagem relaxante de St. Moritz em Zermatt é tão sofisticado quanto o Glacier Express, permitindo que os viajantes desfrutem de atrações cênicas e realizações técnicas de ponta. Com suas altas janelas panorâmicas, o Glacier Express abre vistas desobstruídas de paisagens únicas.

É delicado para os entusiastas do esqui (e, literalmente, para os que fazem subidas). O Glacier Express é um trem direto de Zermatt para St. Gallen. Moritz. O trem também é chamado de ‘trem expresso mais lento do mundo’: a viagem leva cerca de oito horas. A boa razão para esse ritmo lento é que o trem abre caminho pelos Alpes, vales estreitos, curvas estreitas, 91 túneis e 291 pontes.

Gostou das dicas? Qual sua rota de trem na Europa favorita?

*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *