Rotas de trem noturno na Europa: conheça as mais fantásticas

trem noturno na Europa
Foto: Nightjet.

Muitas rotas de trem noturno na Europa estarão em alta para você viajar em 2021. Saiba mais!

Nos últimos anos, muitas rotas de trem noturno na Europa pareciam estar fadadas ao fracasso e até a extinção. Isso por conta da ascensão das companhias aéreas “low cost” e que entraram no mercado comercializando passagens muito mais baratas que o habitual. Porém, no contexto da pandemia e com questões climáticas cada vez mais discutidas, as viagens de trem noturno na Europa estão voltando com força.

Além disso, ter a possibilidade de experimentar passar a noite a dormir em um trem noturno e acordar num novo país, assim como poder ver paisagens diversas, atrai cada vez mais viajantes. Sem contar que os trens noturnos contam com uma versatilidade que permite que os passageiros consigam esticar as pernas e ter muito mais conforto do que em aviões apertados nas classes econômicas.

Sendo assim, como atualmente o que conta é a experiência de uma boa viagem, o trem noturno na Europa está com uma demanda maior. Com isso, existem cada vez mais opções de trechos, lugares e preços que incluem de dormitórios compartilhados a vagões de luxo privados. Confira as rotas de trem noturno na Europa mais fantásticas!


Conheça as rotas de trem noturno na Europa mais fantásticas

Apesar de 2020 ter sido um ano muito complicado para empresas de turismo e viajantes que viram suas liberdades tolhidas pela pandemia, 2021 se apresenta como uma nova oportunidade. Se você sonha em experimentar uma viagem num trem noturno, conheça as rotas mais incríveis da Europa.

Você sabia? Portugal na lista dos destinos seguros para visitar em 2021.

Madri (Espanha) x Lisboa (Portugal)

Viagem de trem
Foto: Motor 24.

Em uma viagem de quase nove horas de duração, o chamado Lusitânia Comboio Hotel une as duas capitais da Península Ibérica. De acordo com o site da CP (Comboios de Portugal), “o comboio internacional Lusitânia permite-lhe chegar ao centro de Madrid, nas primeiras horas da manhã”.

Além disso, a empresa promete viagens diárias de Lisboa e Madri em serviço noturno e o passageiro pode optar por lugares cama em compartimentos para 1, 2 ou 4 pessoas ou lugares sentados em classe Turista, em um vagão salão.

Paris (França) x Veneza (Itália)

Imagina uma viagem de trem noturno pela Europa unindo as duas cidades mais românticas do mundo? Pois é, se você quiser pode pegar um trem em Paris e desembarcar em Veneza, mas antes vai poder ver as belas paisagens dos Alpes e dos lagos italianos. A Thello, empresa que opera a linha, diz que o trecho dura cerca de 15 horas, mas o trem é muito bem equipado e conta com cabines confortáveis.

Veja mais: conheça os jardins botânicos mais bonitos do mundo.

Rotas de trem noturno na Europa: Milão x Palermo (Itália)

Você pode percorrer a Itália de Norte a Sul numa viagem de trem na Europa que somente é interrompida por uma travessia de ferry boat no Estreito de Messina. Porém, o trem noturno segue, continua pela Sicília até chegar a Palermo. Os bilhetes custam em média € 150 (cento e cinquenta euros) por trecho e a operadora Trenitalia afirma que a viagem dura cerca de 17 horas.

Saiba mais: maior tumba circular do mundo antigo será aberta ao público em Roma.

Londres x Fort William (Reino Unido)

A empresa Caledonian Sleeper opera a linha entre Londres, capital da Inglaterra, e Fort William nas High Lands da Escócia. Parece que você está em um filme, mas a viagem de 14 horas começa na estação de Euston (Londres) e conta com paragens em Glasgow, Edimburgo, Inverness e Fort William.

Roteiro de viagem Inglaterra, as melhores cidades para visitar.

Innsbruck (Áustria) x Colônia (Alemanha)

Viagem de trem Europa
Foto: HappyRail (Nightjet).

A empresa Nightjet opera o trecho entre Innsbruck (Áustria) e Colônia (Alemanha), uma viagem de cerca de 12 horas. Os trens de dois andares oferecem um bom serviço aos passageiros e, após uma noite inteira de viagem, no dia seguinte amanhecem e podem explorar a histórica cidade de Colônia, na Alemanha.

Estocolmo x Narvik (Suécia)

A Suécia está com planos para lançar novas rotas noturnas de trem ainda em 2021. Porém, um trecho muito interessante para os viajantes é o que liga a capital Estocolmo à cidade de Narvik. Isso porque no trajeto o trem passa por paisagens selvagens do Círculo Polar Ártico e se você fizer a viagem, que dura cerca de 20 horas durante o verão, poderá aproveitar o famoso sol da meia-noite para apreciar a vista.

Trondheim x Bodø (Noruega)

Com paisagens naturais incríveis e trens de qualidade superior, viajar de trem pela Noruega é sempre uma boa aposta. Contudo, se precisar escolher uma rota, decida por aquela que já foi eleita pela Lonely Planet como a mais bela rota noturna do mundo. A viagem da Nordland Railway dura mais ou menos 10 horas, ou seja, tempo mais do que suficiente para respirar fundo e apreciar as dramáticas paisagens norueguesas.

Moscou x São Petesburgo (Rússia)

Conhecido como Flecha Vermelha (Red Arrow), o trem noturno liga as duas cidades russas em uma viagem que dura aproximadamente nove horas. Apesar de ser clássica, viajar pelo trecho costuma fascinar os viajantes. Descubra tudo sobre a viagem no site da empresa que opera o trecho.

Rotas de trem noturno na Europa: Praga (República Tcheca) x Cracóvia (Polônia)

Caso viajar pelo Leste Europeu esteja nos seus planos futuros, aproveite para fazer a famosa viagem de trem entre Praga e Cracóvia. Muito popular e famosa entre os viajantes, ela possibilita que você visite duas cidades da Europa Central conhecidas por serem vibrantes e em apenas oito horas em um trem noturno na Europa.

Leia também: nova rota de trem panorâmico nos Estados Unidos fará viagens pelas Montanhas Rochosas.

Budapeste (Hungria) x Split (Croácia)

As viagens ocorrem somente nos meses de verão na Europa (de junho a setembro). Aliás, isso é ideal para quem quer explorar algumas paradas entre os dois países, antes de chegar em Split, na Croácia. A viagem dura cerca de 14 horas.

Helsink x Rovaniemi (Finlândia)

Santa Claus Express
Foto: TripAdvisor.

Conhecido como o Expresso do Papai Noel (Santa Claus Express), a rota tem como destino final a famosa cidade de Rovaniemi, onde vive o Papai Noel. Com certeza é uma viagem para fazer em família, pois as crianças até aos 10 anos não pagam pelo bilhete. Os trens são de dois andares e a viagem dura 12 horas.

Novos planos em 2021 — rotas de trem noturno na Europa

Com certeza a pandemia chegou como um balde de água fria nos sonhos e planos de muita gente em 2020. Porém, 2021 já começou e tende a ser um ano muito melhor, especialmente por já termos aprendido a lidar com tantas mudanças drásticas. Sendo assim, aproveite o começo do ano para refazer seus planos, mas sobretudo para encontrar força e coragem de seguir adiante e conseguir aproveitar as rotas de trem noturno na Europa mais fantásticas.

Também pode te interessar: 8 dicas para tornar sua viagem internacional mais tranquila.

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

One thought on “Rotas de trem noturno na Europa: conheça as mais fantásticas

  • 6 de janeiro de 2021 em 4:28 pm
    Permalink

    Adoraria viajar de trem noturno, de Portugal até a Bélgica …seria possível essa aventura maravilhosa …rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *