Sobram vagas na Croácia no setor de turismo e país precisa de mão de obra para que o setor não paralise. Saiba mais e veja as vagas abertas!
A Croácia se tornou o novo destino de férias de verão favorito da União Europeia. Contudo, o país precisa desesperadamente de trabalhadores já que é esperado que o litoral da Croácia atraia milhões de visitantes neste verão, pois é considerado um dos destinos de férias mais bonitos da Europa. Se você está em busca de vagas na Croácia, saiba mais sobre as oportunidades e veja como se candidatar.
Vagas na Croácia
Com a adesão da Croácia ao Espaço Schengen, o país está recebendo um número cada vez maior de turistas. Aliás, as vagas na Croácia em turismo estão no ápice e o setor deve atingir um recorde nos próximos meses. Sendo assim, o setor pode encontrar uma escassez de mão de obra significante, pois representa cerca de 20% da economia do país europeu segundo o portal Schengen Visa Info.
Depois de contar com trabalhadores locais por quase 32 anos como um país independente, as estatísticas sobre autorizações de trabalho mostram que mais empregadores são necessários para preencher a lacuna.
“A Croácia sozinha não pode fornecer mão de obra suficiente para manter o turismo como sua principal indústria e está em uma situação em que claramente precisa da chegada de mão de obra do exterior. Não há indícios de que essa tendência vá mudar”, observou Boris Vujcic, presidente do Banco Central para a Bloomberg Linea.
Trabalhar na Croácia: país vai simplificar permissões de trabalho para estrangeiros.
Croácia no Euro e no Espaço Schengen
O impulso das praias da Croácia ocorreu fortemente por conta da adesão do país ao Espaço Schengen e pela mudança para o euro como moeda, não cronologicamente. Isso aumentou as passagens de fronteira com vizinhos como Hungria e Eslovênia, e 95% dos turistas chegam hoje à Croácia de carro. Por outro lado, a taxa de desemprego da Croácia atingiu seu nível mais baixo desde 1982 em 2023 e a população local está diminuindo.
Para atender à demanda, as empresas croatas estão contratando trabalhadores de outros países, como os países vizinhos dos Bálcãs. Em 2023, espera-se que o número de autorizações concedidas a trabalhadores não pertencentes à União Europeia atinja 180.000, ao contrário dos níveis de 2015, quando 2.700 autorizações foram emitidas para esses trabalhadores.
Nesse caso, a participação de trabalhadores estrangeiros na força de trabalho geral se estenderia a mais de 10%, disse o secretário de Estado do Ministério do Interior, Zarko Katic.
Conheça os melhores destinos do Verão Europeu.
Dificuldade de preencher as vagas na Croácia
Nos esforços para lidar com a escassez de mão de obra, espera-se que o governo croata mude as leis este ano, especialmente para trabalhadores de fora da União Europeia. Como mais de 40% dos trabalhadores estrangeiros vêm de lugares como as Filipinas ou a Índia, as licenças teriam uma longevidade de três em vez de um ano e os trabalhadores poderiam permanecer na Croácia entre os trabalhos.
De acordo com um artigo da Euractiv, a Croácia tinha 1,6 milhão de pessoas empregadas e outros 1,2 milhão de aposentados no final de 2022. A proporção de pensões em relação aos empregos é bastante baixa; um para 1,3 e ainda existem dezenas de milhares de vagas não preenchidas.
Aliás, existem cerca de 40 profissões nas quais as empresas podem importar trabalhadores diretamente, e alguns dos empregos mais vagas na Croácia incluem garçons, cozinheiros, trabalhadores da construção civil, professores, enfermeiros, motoristas de caminhão e especialistas em TI.
Nômade digital na Europa: países onde você pode pedir um visto.
Cidades mais turísticas da Croácia
A Croácia está localizada na costa leste do Mar Adriático e tem se destacado cada vez mais como um dos destinos turísticos mais populares da Europa. Com paisagens deslumbrantes e praias de tirar o fôlego, a Croácia oferece uma experiência única aos seus visitantes. Confira a lista das das cidades mais turísticas da Croácia:
Dubrovnik
A cidade mais icônica da Croácia: Dubrovnik. Conhecida como a “Pérola do Adriático”, a cidade medieval murada é um verdadeiro tesouro. Com suas muralhas históricas que datam do século XIII, ruas de paralelepípedos e arquitetura impressionante, Dubrovnik oferece aos visitantes uma viagem no tempo. Além disso, suas belas praias tornam a cidade ainda mais irresistível.
Com muitas opções de hotéis e atrações para os turistas, a cidade é ótima para que busca emprego na área do turismo na Croácia.
Split
Outra cidade incrível na Croácia é Split, que é famosa por abrigar o Palácio de Diocleciano, construído pelo imperador romano Diocleciano no século IV. O palácio é uma obra-prima arquitetônica e atualmente é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Além disso, Split possui um centro histórico vibrante, onde ruas estreitas se entrelaçam com edifícios antigos e restaurantes charmosos. A cidade também é um ponto de partida para quem vai conhecer as belas ilhas da Dalmácia. Portanto, com muitos restaurantes e hotéis, Split é outra opção de cidade para trabalhar na Croácia no setor de turismo.
Salário na União Europeia: confira os valores em cada país do bloco.
Zagreb
Outra cidade importante é a capital da Croácia, Zagreb. Com seu charme inconfundível, a cidade é uma mistura fascinante entre o antigo e novo. O centro histórico de Zagreb, conhecido como “Gornji Grad” (Cidade Alta), abriga a Catedral de Zagreb, a Igreja de São Marcos e a Praça Ban Jelačić. Se você deseja buscar emprego na Croácia, a capital croata pode ser uma ótima oportunidade.
Vagas na Croácia: setor de turismo e mais áreas
Veja todas as vagas na Croácia abertas anunciadas pelo LinkedIn, porém existem outras opções de sites com empregos no país, como:
Maiores redes de hotéis na Croácia
Conheça quais as maiores redes de hotéis da Croácia para buscar vagas no setor hoteleiro:
- Valamar Hotels & Resorts: A Valamar é uma das maiores redes de hotéis na Croácia, com uma extensa seleção de hotéis e resorts em todo o país europeu. A rede de hotéis na Croácia oferece acomodações em destinos famosos, como Dubrovnik, Poreč, Rabac, Krk, entre outros. Veja as vagas no Valamar Hotels.
- Bluesun Hotels & Resorts: A Bluesun é outra rede hoteleira bem estabelecida na Croácia. Eles possuem uma variedade de hotéis e resorts localizados em destinos de praia como Bol, Tučepi, Brela e Supetar, entre outros. Confira as vagas no Bluesun Hotels.
- Maistra Collection: A Maistra Collection é uma marca de hotéis premium que opera em Istria, uma das regiões mais visitadas da Croácia. Seus hotéis e resorts de luxo estão localizados em destinos populares, como Rovinj e Vrsar. Desse modo, veja todas as vagas nos hotéis Maistra.
- Falkensteiner Hotels & Residences: Embora seja uma rede com sede na Áustria, a Falkensteiner também possui uma presença significativa na Croácia. Eles têm hotéis e resorts em várias regiões croatas, incluindo Pula, Zadar, Punta Skala e outros destinos. Veja as vagas abertas para trabalhar na Europa.
- Liburnia Riviera Hotels: A Liburnia Riviera é uma rede de hotéis com uma seleção diversificada de propriedades localizadas principalmente ao longo da costa croata. Suas unidades disponíveis em locais como Opatija, Crikvenica e Novi Vinodolski. Descubra as vagas na Croácia abertas para se candidatar.
Conclusões
Por fim, saiba que com essa lista você consegue dar início na sua busca por vagas na Croácia e enviar seu currículo diretamente para as empresas. Prepare um bom currículo em inglês para enviar as redes de hotéis da Croácia. Além disso, existem muitas outras cadeias e hotéis independentes espalhados por todo o país, oferecendo opções de trabalho para estrangeiros na Croácia.
*Veja também como fazer um Currículo atrativo no LinkedIn e inscreva-se no nosso canal do Youtube: