Descubra como conseguir manter a sua produtividade no trabalho em momentos difíceis e como se concentrar.
Viver e trabalhar em tempos tão desafiadores é uma experiência que se tornou uma realidade. Hoje vamos trazer 4 passos para manter a produtividade no trabalho em tempos difíceis. Saiba como conseguir se concentrar e dar conta do trabalho.
Produtividade no trabalho: como conseguir
Seja por conta de problemas sociais, econômicos, conflitos, mudanças de trabalho, instabilidades globais, enfrentamos obstáculos que podem impactar a nossa produtividade no trabalho de maneira inesperada. Seria bom ficar em casa em segurança e esperar tudo isso passar, mas não podemos.
A realidade exige que apesar de tudo isso temos que manter a produtividade no trabalho e aprender a gerenciar a ansiedade em tempos difíceis como estamos vivendo ultimamente.
Não se trata de negar tudo que vem acontecendo, pelo contrário, mas sim adotar algumas práticas que permitam que tenhamos foco no que precisamos fazer para manter o nosso trabalho, a nossa vida pessoal em equilíbrio saudável.
Compreender que a sua produtividade em tempos exigidos pode ficar comprometida, então é importante adotar algumas estratégias onde você pode manter a sua saúde mental e emocional para passar por esses períodos.
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Gerenciar a ansiedade em ambientes de trabalho incertos
A ansiedade é uma emoção comum, especialmente em ambientes de trabalho incertos e desafiadores. A incerteza pode gerar preocupações sobre a empregabilidade, o desempenho e a adaptação a constantes mudanças cada vez mais rápidas no mercado de trabalho.
Um ambiente de trabalho instável com relações de trabalho complicadas ou tóxicas podem levar a um desgaste emocional a todos que compartilham o mesmo ambiente.
Passo 1: Gerenciar a Ansiedade
O primeiro passo para gerenciar a ansiedade é considerar que você não está sozinho nesse sentimento, muitas pessoas enfrentam desafios semelhantes. Por isso, poder compartilhar suas preocupações com alguém da sua confiança ou buscar apoio de um psicólogo pode ser muito benéfico.
Além disso, é importante estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Definir limites e uma rotina que preserve uma qualidade de vida dentro de suas possibilidades.
Algumas estratégias podem ajudar no controle e na redução de estresse que é um componente chave para ajudar nesse processo:
- Meditação e Mindfulness: práticas de meditação e podem ajudar a aliviar e tensão, promover um alívio na mente e ajustar o foco. Reservar alguns minutos para se concentrar na sua respiração e estar presente no momento.
- Atividade física: manter atividade física regular é uma estratégia para liberar endorfinas, os “hormônios da felicidade”, mesmo uma caminhada pode fazer uma grande diferença no seu dia.
- Nutrição e Sono: cuidar da sua alimentação e do seu sono de qualidade são necessários para que a sua mente desacelere em tempos de muita tensão mental e preocupações.
Buscar gerenciar a ansiedade em ambientes de trabalho adequados ajudam a preservar o seu bom estado mental, assim é possível enfrentar os desafios com resiliência.
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Passo 2: Gerenciar o consumo de Informações
Na era de excesso de informações, a internet e as redes sociais são fontes de notícias 24h por dia, 7 dias por semana, com um fluxo constante de dados e conteúdos. Embora o acesso à informação seja uma vantagem inegável, o excesso de informação pode ter um impacto significativo na nossa produtividade e bem-estar.
Isso pode levar a procrastinação, a falta de foco e a redução da produtividade no trabalho.
Além disso, o excesso de informação pode aumentar os níveis de ansiedade, mesmo aquelas que estão ligadas ao trabalho, pode aumentar a sensação de sobrecarga mental. O medo de perder algo importante leva muitos profissionais a verificar continuadamente as suas fontes de informações, o que consome tempo e energia.
Gerenciar o consumo de informações é essencial para manter a produtividade no ambiente de trabalho, veja essas estratégias:
- Defina limites de tempo: estabelecer horários específicos para verificar emails e atualizações de notícias.
- Seja seletivo com as informações: identifique as fontes de informações confiáveis e relevantes para seu trabalho e dispense as outras.
- Tenha prioridade do que é importante consumir: assuntos, estudos, conteúdos que possam agregar valor ao seu trabalho e desempenho.
- Praticar o detox digital: tire intervalos regulares para se desconectar das telas, use esse tempo para fazer algo que goste ou entrar em contato com a natureza.
Ao adotar essas estratégias para filtrar e priorizar informações relevantes, você pode manter o seu foco, reduzir o estresse e tomar decisões mais informadas em seu ambiente de trabalho. O objetivo não é evitar informações, mas selecionar aquelas que são úteis para o seu crescimento profissional.
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Passo 3: Cultivar o autoconhecimento e autoestima
Cultivar uma autoestima saudável não é apenas benéfica para o bem-estar emocional, mas também é um fator para contribuições a sua produtividade. Quando você acredita nas suas habilidades e no seu valor, é muito provável que se sinta motivado para alcançar metas e superar obstáculos.
A autoestima é como um motor que impulsiona a produtividade, ela aumenta a autoconfiança, permite assumir riscos calculados e promove uma atitude positiva em relação ao trabalho. Em contrapartida, a autoestima negativa pode minar a motivação, levar a procrastinação e impedir o desenvolvimento profissional.
Faça uma autoreflexão e tire um tempo para avaliar as suas realizações e conquistas passadas. Lembre-se de desafios superados e tarefas bem realizadas. Essas lembranças, podem te ajudar a fortalecer a sua autoestima.
Aceite os erros como uma oportunidade de aprendizado ao invés de ver como um fracasso. Se dedicar a aprender com os erros é uma habilidade que poucos desenvolvem, mas isso pode te ajudar a fortalecer a sua confiança.
Pratique a autocompaixão, trate-se com gentileza e evite se comparar, todos comentem erros e convivem com limitações. Uma autoestima saudável se constrói todos os dias, com altos e baixos, mas com esforço e prática é possível fortalecer a confiança em si mesmo e enfrentar desafios com determinação.
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Passo 4: Estabelecer prioridades e metas claras
Definir metas claras ajudam a direcionar os nossos esforços de forma inteligente para manter a produtividade no trabalho, especialmente em tempos desafiadores como estamos vivendo. As metas funcionam como um farol que ajudar a trazer foco e executar ações que nos aproximam do que queremos ter como resultado.
A falta de metas pode levar a uma sensação de desorientação e desperdício de energia em tarefas sem direcionamento claro e, no final o resultado esperado não acontece.
Quando se estabelece um objetivo, fica mais fácil medir o progresso, avaliar o desempenho e tomar decisões para fazer ajustes quando necessário. Isso estimula a motivação necessária para superar desafios e manter a produtividade, tendo as prioridades definidas para concentrar os esforços.
Produtividade: É preciso criar um plano de trabalho eficaz
Criar um plano de trabalho não apenas impulsiona a produtividade, mas também fornece um senso de realização e direção na sua careira. Em tempos difíceis, essa clareza se torna ainda mais útil, pois orienta a suas ações e ajuda a superar obstáculos com confiança.
Para ser prático, descreva suas metas de forma específicas evite coisas vagas, como “ser mais produtivo”, ao invés disso, seja bem específico, por exemplo: “aumentar a produção em 20% até o final do trimestre”, agora adapte a sua realidade.
Divida em pequenas metas em etapas menores, mais gerenciáveis conforme a sua realidade, isso torna o processo menos assustador e ajuda a manter o foco. Se você trabalha em equipe, atribua tarefas específicas a cada membro da equipe para garantir que todos saibam o que é esperado como resultado. Acompanhe e avalie o seu progresso.
Um plano de trabalho eficaz não pode ser engessado, mais, sim, flexível, permitindo a adaptação às mudanças e aos desafios que possam surgir.
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Produtividade no trabalho: Conclusões
Vivemos num mundo de muitas incertezas, manter a produtividade no ambiente de trabalho está mais crítico do que nunca. Os quatro passos envolvidos te ajudam a reduzir a ansiedade, gerir o consumo de informações, cultivar a autoestima estabelecer metas e prioridades claras – elas desempenham um papel fundamental na busca de uma carreira bem-sucedida e equilibrada em tempos difíceis.
Reduzir a ansiedade proporciona um alicerce emocional permitindo que enfrentemos desafios com confiança e mais tranquilidade. Quando você consegue filtrar o excesso de informação, o ruído digital e, dessa forma estabelece hábitos saudáveis como fazer atividade física e ter uma boa alimentação, você consegue reduzir o estresse e manter o foco no que é prioridade para o seu trabalho.
Esses passos são independentes, mas interconectados. Portanto, adotar essas estratégias em conjunto pode criar um ambiente favorável para o crescimento profissional e pessoal, apesar das situações e momentos de dificuldades.
Enfrentar os tempos difíceis no trabalho exige uma abordagem integrada que combine o cuidado com a saúde mental, gestão de informações e fortalecimento da autoestima. Ao seguir esses passos, você estará mais bem preparado para prosperar na sua carreira, independentemente dos obstáculos que possam surgir.
Por fim, buscar ajuda psicológica é uma decisão importante se você perceber que não está conseguindo lidar sozinho com esses tempos difíceis. Durante um processo terapêutico você pode receber orientações e ferramentas para superar esses desafios emocionais e construir uma base sólida para uma carreira bem sucedida e uma vida equilibrada.
A sua saúde mental é uma prioridade! E buscar ajuda é um passo corajoso em direção ao seu bem-estar e sucesso profissional.
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*Vanessa Ferreira é psicóloga, coach de carreira e colunista. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute é especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Acompanhe mais no Instagram:
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