Se você está procurando emprego na Suíça, saiba que o mercado de trabalho suíço é mais dinâmico do que em outros países europeus. Confira as vagas abertas!
Que a Suíça é um dos países mais ricos e que paga os melhores salários todos nós já sabemos. Contudo, a novidade é que, segundo uma pesquisa, nenhum outro país cria tantas ofertas de trabalho como a Suíça. Por isso, se você está procurando emprego na Suíça, saiba que mais de metade das empresas do país estão planejando contratar profissionais no terceiro trimestre de 2024. Além disso, aproveite para conferir as vagas na Suíça que estão abertas e saiba como se candidatar.
Emprego na Suíça: país é que mais abre vagas na Europa
O mercado de trabalho suíço é mais dinâmico do que em outros países europeus. Aliás, o mercado de trabalho na Suíça excede em muito o do resto da Europa e isto está de acordo com as perspectivas de emprego do terceiro trimestre da agência de recrutamento Manpower. Sendo assim, 54% das empresas suíças planejam aumentar a sua força de trabalho nos próximos três meses.
Entretanto, citando a pesquisa, o jornal Blick mostra que, 20% das empresas do país europeu, também querem reduzir a sua força de trabalho. Contudo, em última análise, está surgindo uma previsão de emprego líquido de +34%. Ou seja, esta é a taxa mais elevada da Europa e também a mais alta desde março de 2024, quando a Suíça já aparece como um dos líderes europeus e agora ocupa o primeiro lugar sozinha.
Empregos na Suíça no Valora Group: salários acima de CHF 4.000 francos
Setores com mais ofertas e vagas na Suíça
O setor de energia e utilidades é um dos motores do crescimento das oportunidades de emprego na Suíça. Por isso, a pesquisa mostra que 66% das empresas deste setor planejam aumentar o seu quadro de pessoal nos próximos meses. Entretanto, também no setor financeiro devem surgir ofertas de trabalho na Suíça.
Dessa maneira, 42% mais empregos em finanças e imobiliário estão previstos apesar de estarem planejados cortes dolorosos de postos de trabalho entre o pessoal bancário como parte da fusão do Credit Suisse e do UBS: “A fusão dos bancos requer uma enorme quantidade de recursos e know-how nos próximos trimestres, especialmente em TI (Tecnologia da Informação)”, explica Eric Jeannerod, gerente suíço da Manpower.
Ou seja, são desafios que, apesar dos cortes de empregos, representam boas oportunidades de trabalho na Suíça no setor bancário, especialmente para analistas de negócios, desenvolvedores de software e especialistas em regulamentação.
Empregos na Suíça na Ypsomed: companhia está contratando profissionais de várias áreas
Outros mercados com ofertas de trabalho na Suíça
Na pesquisa da Manpower, bancos, seguros e setor imobiliário são classificados na mesma categoria. Por isso, os negócios imobiliários e de seguros, que estão em franca expansão, compensam assim parte das posições perdidas no setor bancário. Dessa maneira, o crescimento do mercado de trabalho é impulsionado pelas pequenas e médias empresas.
Por outro lado, as perspectivas de emprego estão se deteriorando significativamente nos grupos de empresas com mais de 1.000 trabalhadores. Ou seja, em última análise, apenas 8% das empresas neste grupo pretendem criar cargos e a culpa está na paralisia da economia global: os grandes grupos são geralmente mais globalizados e, portanto, mais sensíveis aos receios de recessão na cena internacional.
Contudo, a situação é completamente diferente para as pequenas empresas que desejam agora aumentar significativamente a sua força de trabalho. Sendo assim, para muitos deles, os novos cargos criados provavelmente devem permanecer vagos. Desse modo, a taxa de desemprego na Suíça é de 2,3% e, em seguida a uma pausa devido à situação econômica complicada, a escassez de mão de obra qualificada no país regressa com força total.
Empregos na Suíça na Rolex: fabricante de relógios de luxo está contratando
Vagas na Suíça: quase 30.000 oportunidades abertas
Com um mercado de trabalho apertado, existem quase 30.000 empregos na Suíça anunciados no portal da Rede EURES. Sendo assim, se você está em busca de uma vaga na Suíça, é importante procurar pelos anúncios que se encaixam com o seu perfil profissional. Por isso, é fundamental ter atenção e buscar continuamente pelas ofertas de trabalho na Suíça.
Dessa maneira, veja abaixo uma lista de oportunidades de emprego na Suíça:
- Médico Assistente
- Gerente de Revista
- Especialista em Enfermagem
- Carpinteiro
- Assistente Farmacêutico
- Anestesista de Terapia Intensiva e Medicina de Emergência
- Planejador de Tecnologia de Construção – Encanamento
- Encanador
- Gerente de Projetos – Construção em Madeira
- Carpinteiro Instalador
- Operador CNC
- Gerente de Projetos Fotovoltaicos
- Técnico de Serviço
- Gerente de Projetos Sanitários
- Camareira
- Instalador de Aquecimento
- Gestor de Investimentos
- Funcionário de Limpeza
- Assistente Dentário
- Administrador de ERP – Microsoft Dynamics 365
- Administrador de Sistemas de TI
- Instalador Elétrico
- Supervisores de Construção
- Instalador de Tubos
- Gerente de Controles de Projeto
- Gerente de Custos
- Funcionário de Produção
- Engenheiro Civil
- Gerente de Projeto de Construção de Janelas
- Eletricista Industrial
- Torneador CNC Polimecânico
- Instalador de Aquecimento
- Pedreiro
- Pintor
- Consultor de Recursos Humanos
- Construtor de Estradas
- Operador de Máquina de Construção
- Pâtissier – Profissional de Confeiteira
- Encanador de Isolamento
- Eletricista de Montagem
- Engenheiro Mecatrônico Automotivo
- Cozinheiro (cozinha francesa) e/ou Pizzaiolo
- Soldador
- Mecânico de Reparos
- Técnico Solar – Eletricista
- Técnico de Serviço para Sistemas de Segurança
Trabalhar na Suíça em academia: rede de fitness está contratando no país
Emprego na Suíça: como encontrar uma vaga e se candidatar
Dessa maneira, se você quer encontrar emprego na Suíça, saiba que existem diversos portais que mostram as vagas no país europeu. Ou seja, o ideal é encontrar a informação e buscar fontes oficiais para tornar o sonho de morar e trabalhar na Suíça possível. Por isso, acesse o portal EURES (Serviços Europeus de Emprego) que é uma rede de cooperação europeia de serviços de emprego.
Além disso, a EURES nasce para facilitar a mobilidade de trabalhadores dentro do Espaço Econômico Europeu (EEE) que inclui os países da União Europeia (UE), mas também a Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça. Portanto, pode ser considerado como uma excelente fonte de informação para quem pretende encontrar trabalho na Suíça e em outros países europeus.
Por fim, busque sempre fontes oficiais de informação em relação ao visto para trabalhar na Suíça sendo estrangeiro. Sendo assim, o ideal é acessar o portal do governo suíço que traz todas as informações sobre pedidos de visto, procedimentos e exigências consulares para que um profissional de outra nacionalidade possa ser contratado para trabalhar na Suíça. Boa sorte!
Empregos na Suíça onde os estrangeiros ganham mais que os suíços
Conheça quais são as Melhores empresas para trabalhar na Suíça
*Veja dicas de trabalho Home Office: como encontrar uma profissão para trabalhar em casa. Aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube:
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, siga o programa no Spotify e classifique com 5 estrelas! Você também pode ouvir na sua plataforma de streaming preferida. Todas as semanas publicamos novos episódios: