Descubra como encontrar emprego pela plataforma social profissional mais utilizada pelas empresas. Conhecendo o LinkedIn, veja estratégias para encontrar um bom trabalho.
Você está procurando emprego e não sabe por onde começar? O LinkedIn é uma excelente rede de vagas de trabalho. Nesse site, você consegue desenvolver conexões profissionais de modo prático. Acompanhe este guia e saia como começar a utilizar.
Como utilizar o LinkedIn para encontrar trabalho
Grandes empresas buscam alternativas práticas para fazer seleções de profissionais para atuarem na sua marca, como coletar dados do LinkedIn e encontrar perfis que se encaixem no perfil da agência.
Sendo assim, se cadastrar nesse site é uma excelente opção para quem visa alcançar uma boa oportunidade. Veja a seguir como o LinkedIn pode te auxiliar:
- Currículo disponível 24h: através do seu cadastro no site, você poderá disponibilizar seu currículo para acesso por 24 horas por dia. Assim, poderá mostrar quais são as suas experiências profissionais, habilidades, formação educacional, idiomas, entre outros aspectos;
- Recomendação de perfil: a plataforma também possui um espaço dedicado para quem desejar recomendar você, como uma empresa ou um profissional que conheça seu potencial. Assim, a credibilidade do seu perfil irá aumentar;
- Criação de grupos: é possível que você crie conexões com outros profissionais e formem discussões sobre variados assuntos, para continuar atualizado. Assim, você movimenta o seu perfil e facilita que outras pessoas te encontrem;
- Recrutamento de vagas: que tal fazer uma pesquisa direta para a vaga que você deseja? O LinkedIn permite uma seleção aprofundada de vagas, basta preencher os campos como título, área, localização, entre outros aspectos relevantes;
Mais dicas para encontrar um emprego na plataforma
- Receba alertas: uma das grandes vantagens é ser avisado sobre novas vagas disponíveis. Quando o LinkedIn notar que há uma vaga que atende o seu perfil, você será informado por meio de um alerta. Fique atento para não perder oportunidades;
- Publique conteúdos: você também pode utilizar o LinkedIn para publicar artigos seus, expressar suas opiniões (sobre temas profissionais), comentar sobre assuntos da sua área e seu setor de trabalho. Desse modo, você consegue aumentar o seu engajamento na rede e maiores serão as chances de novas propostas de trabalho;
- Informações privilegiadas: se você assinar o recurso premium do LinkedIn, tem a oportunidade de saber quem visitou o seu perfil, além de ganhar um curso aberto para ampliar seu leque de empresas para te encontrar.
Melhores cidades para trabalhar no exterior: conheça o ranking de 2024
Como criar um perfil no LinkedIn?
Para criar o seu perfil e ir em busca da sua almejada vaga de emprego, é fácil e rápido. Veja a seguir o passo a passo que criamos para te auxiliar:
- Acesse o site LinkedIn;
- Clique em “Cadastre-se agora”;
- Preencha com todos os seus dados corretamente;
- Insira um endereço de e-mail válido e crie uma senha de acesso;
- Confirme ao clicar em “Aceitar e inscrever-se”.
Pronto, seu perfil será aberto. Assim você já poderá criar a sua página conforme os seus dados. Primeiramente, adicione uma foto de perfil. Nesse passo, recomendamos a escolha de uma foto profissional, com boa qualidade, sem óculos de sol, chapéu, etc. Faça uma foto específica e com uma boa luz para utilizar profissionalmente.
Preencha a área profissional, com dados sobre a sua experiência. Caso esteja em uma empresa, você também poderá adicionar informações sobre sua atuação do momento. Inclua também os dados sobre sua formação, habilidades e recomendações.
Lembre-se de manter um perfil atualizado para atrair o maior número de oportunidades possível. Além disso, participe de discussões e se mantenha ativo na página para ter novas conquistas em oportunidades de trabalho.
Saiba Como tirar ideias do papel para concretizar projetos profissionais
*Veja também como fazer um Currículo no LinkedIn bem atrativo para os recrutadores e mais dicas de carreira. Inscreva-se no canal: