Atuar como advogado em Portugal
Foto: Reprodução Rocketlawyer

Se você tem OAB e quer trabalhar em Portugal, saiba como.

Brasil e Portugal são países-irmãos e possuem diversos tratados e acordos de benefícios para seus cidadãos, como seguro de saúde, comércio entre os países, etc. Desde 2003, é possível que um advogado brasileiro atue em Portugal e um advogado português exerça sua profissão no Brasil. O regime de reciprocidade permite que os advogados possam atuar nos dois países sem a realização de novo estágio ou novo exame de avaliação. Dessa forma, os advogados brasileiros que não tiverem condenação em processo disciplinar podem fazer o requerimento na Ordem dos Advogados em Portugal.





Advogados brasileiros em Portugal

Para atuar como advogado em Portugal, o profissional deverá fazer a inscrição na Ordem dos Advogados Portuguesa (OAP). Para atuar nos tribunais portugueses, os brasileiros não precisam de autorização de residência, basta que um advogado português inscrito na Ordem se responsabilize pelo profissional e disponibilize seu domicílio profissional. Dessa forma, o advogado está autorizado a exercer a profissão em Portugal.

Documentos necessários

Os documentos necessários para um advogado brasileiro se inscrever na Ordem dos Advogados de Portugal são:

  • 3 Fotos 3×4 coloridas;
  • € 300 de pagamento;
  • 2 registros de nascimento (com validade de 6 meses);
  • Fotocópia do processo completo de inscrição na OAB;
  • Certidão da OAB (em vigor);
  • Certificado de conclusão do curso;
  • Apresentar a Carteira de Identidade de Advogado;
  • Passaporte ou Bilhete de Identidade;
  • Certificado de Residência em Portugal (ou a “tutoria” de um advogado português);
  • Registro de antecedentes criminais do Brasil;
  • Registro Criminal de Português

Todos os documentos devem ser autenticados no Cartório e passarem pelo Consulado Português no Brasil. Confira mais informações no site da OAP

banner-estudar-em-portugal

Notícias relacionadas

Quanto custa viver em Portugal

Concursos públicos com inscrições abertas em agosto

20 coisas que você deve saber antes de se mudar para Portugal

Conheça as profissões mais requisitadas em Portugal



Share.
blank

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 10 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

3 Comentários

  1. blank

    o problema é como conhecer algum advogado português que te ajude sem nunca ter ido a Portugal, sou advogada aqui mas queria me mudar e tentar exercer a profissão lá.. Tens gostado da experiencia de morar aí Amanda?
    beijos.

  2. blank

    Amanda, vi seu artigo e gostaria de obter alguma dicas.
    Estou planejando me mudar em janeiro de 2019 (Coimbra ou Aveiro) mas estou com várias dúvidas, será que conseguiria me dar uma atenção? e dicas?
    Muito obrigada,

Leave A Reply