
Está chegando um novo trem de alta velocidade Madri-Lisboa e as duas capitais ibéricas passam a ficar somente três horas longe uma da outra. Saiba mais!
Já está confirmado que, tanto Espanha quanto Portugal, são co-anfitriões do Mundial de Futebol de 2030 da FIFA. Sendo assim, um novo trem de alta velocidade Madri-Lisboa está previsto e deve entrar em operação nos próximos anos. Com isso, o percurso entre as duas capitais ibéricas realizado em um trem de alta velocidade reduz o tempo de viagem de 10 horas para somente 3 horas de viagem.
Novo trem de alta velocidade Madri-Lisboa
Um novo trem de alta velocidade Madri-Lisboa deve estar operacional até 2030. Por isso, de acordo com uma notícia do portal Euro News, a conclusão da obra coincide, propositalmente, justamente quando os dois países europeus (Portugal e Espanha) são co-anfitriões da Copa do Mundo da FIFA de 2030 junto com Marrocos.
Dessa maneira, as duas capitais ibéricas, que não são ligadas por trem direto desde 2020 quando a empresa ferroviária estatal espanhola Renfe interrompeu seu serviço de trem noturno-hotel, renascem para as viagens de trem de alta velocidade. Aliás, a nova rota deve reduzir o tempo de viagem de mais de 10 horas para apenas 3 horas e já está aprovada oficialmente pela Comissão Europeia.
Trem Amsterdã para Londres: rota que liga as cidades europeias volta a funcionar
Investimento em transportes mais eficientes
“Estamos trabalhando em um plano para fortalecer as conexões de alta velocidade entre as principais capitais europeias — e Madri-Lisboa é uma das nossas principais prioridades”, disse o Comissário Europeu para Transportes, Apostolos Tzitzikostas. Por isso, o governo de Portugal diz que as ligações ferroviárias são essenciais para a descarbonização do transporte e que os voos entre as capitais também são reduzidos.
Além disso, o governo português também está planejando um novo aeroporto na região de Lisboa como parte do esforço para melhorar as conexões com o país. Ou seja, a pressão por viagens mais sustentáveis, o mundial de clubes de 2030 e o investimento já autorizado estão tirando do papel um sonho antigo: o de ligar as capitais da Península Ibérica em trens de alta velocidade.
Novos voos da Ryanair em Portugal: companhia aérea com novas rotas em 2025
Trens espanhóis vão aproveitar a nova linha de alta velocidade de Portugal
Portugal está desenvolvendo uma nova linha de trem de alta velocidade, cuja primeira parte deve ficar pronta para as primeiras viagens ainda em 2025. Por exemplo, a linha de 100 km de Elvas a Évora vai reduzir o tempo de viagem entre Lisboa, no oeste de Portugal, e Badajoz, no oeste da Espanha, de três horas e meia para menos de duas horas.
Além disso, passa a fazer parte de uma rede ferroviária ibérica de alta velocidade mais ampla que também pretende ligar Lisboa ao Porto em cerca de 1 hora e 15 minutos, menos da metade do tempo que demora atualmente. Por isso, de acordo com o site de notícias espanhol El Español, espera-se que a linha conecte Madri e Lisboa via Badajoz em seis horas até 2027 e três horas até 2030, quando toda a rota estiver operacional.
Contudo, a linha costeira, por sua vez, pode se estender até Vigo, Santiago e Coruña, no noroeste da Espanha, enquanto Madri pode ser conectada ao Porto via Salamanca.
Novo voo direto do Brasil para Portugal: venda de passagens iniciam no dia 30 de janeiro
Por que não há linha de trem entre Espanha e Portugal?
A Renfe precisa investir € 15 milhões de euros para adaptar parte de seu material rodante à infraestrutura portuguesa, segundo La Información. Ou seja, existem vários problemas de infraestrutura que precisam ser resolvidos antes que os trens transfronteiriços possam operar. Entre eles, discrepâncias nas tensões elétricas e nos sistemas de sinalização, que não devem ser resolvidos antes de 2025, informa o site de notícias.
Aliás, em 2023, os então primeiros-ministros espanhol e português endossaram planos para melhorar a conectividade ferroviária entre seus dois países, em linha com o plano da União Europeia de liberalizar as ferrovias da Europa. Além disso, parlamentares do partido Sumar expressaram seu apoio a uma ligação ferroviária para apoiar viagens sustentáveis e impulsionar as relações econômicas entre Espanha e Portugal. Contudo, a Renfe interrompeu a operação do Trenhotel Lusitânia Madrid-Lisboa em maio de 2020 devido à pandemia e nunca retomou o serviço.
Roteiro de viagem Inglaterra: 5 destinos imperdíveis para visitar
Novo trem de alta velocidade Madri-Lisboa: Portugal com novo aeroporto
Portugal também está construindo um novo Aeroporto internacional em Alcochete, a cerca de 40 quilômetros da capital, após décadas de indecisão. Dessa maneira, o centro de transportes deve estar em operação em 2034. E, com isso, substituir o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa (embora este seja expandido enquanto o novo aeroporto estiver sendo construído).
Sendo assim, a indústria do turismo de Portugal diz que o desenvolvimento é necessário, já que o Humberto Delgado está atualmente operando em plena capacidade. Para melhorar as ligações do centro da cidade de Lisboa ao novo aeroporto, o governo também planeia construir uma terceira ponte sobre o rio Tejo.
O que fazer no Porto Portugal: melhores pontos turísticos
*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:
Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.