Se você pretende fazer um intercâmbio na Europa, veja qual é a melhor cidade do continente e os motivos que a colocam no topo. Saiba mais!
A cidade belga de Ghent conquistou o prêmio “Erasmus Destination of the Year 2023”. Por isso, se você pensa em fazer intercâmbio na Europa, saiba que a cidade da Bélgica desbancou outros destinos muito procurados por estudantes internacionais. Confira tudo e veja os motivos que fazem de Ghent o melhor destino para estudantes na Europa.
Intercâmbio na Europa
Ter a oportunidade de fazer um intercâmbio na Europa pode mudar a sua vida. É que existem várias vantagens em morar e estudar na Europa. Por exemplo, a possibilidade de uma imersão cultural já que o continente europeu tem uma cultura rica e diversificada. Por isso, estudar no exterior oferece uma oportunidade única de imersão cultural, sem falar nas opções de viagem.
Além disso, a qualidade da educação chama a atenção. A Europa é conhecida por seu sistema educacional de alta qualidade, com muitas universidades classificadas entre as melhores do mundo. Estudar na Europa pode lhe dar acesso a educação de classe mundial e instalações de pesquisa de ponta. Obviamente que isso resulta em desenvolvimento profissional e melhores perspectivas de carreira.
Trabalhar na Bélgica: lista das profissões em falta, documentação e dicas.
Melhor cidade para estudantes na Europa
Ghent, na Bélgica, foi eleita como o melhor destino para estudantes fazerem intercâmbio na Europa Erasmus em 2023. Ela foi premiada como o melhor destino para o programa de intercâmbio estudantil Erasmus durante o Erasmus Generation Event, realizado em Bucareste.
A cidade belga foi aclamada pela boa cooperação entre a Universidade de Ghent (UGent), instituições de ensino superior, autoridades da cidade. Sem contar com os grupos que representam interesses dos estudantes internacionais. A informação foi publicada pelo portal Schengen Visa Info.
“Certamente devemos este prêmio ao fato de cuidarmos tão bem dos alunos e ajudá-los em questões como moradia. Não é fácil para os estudantes internacionais encontrar um quarto em Ghent”, explicou uma breve introdução apresentada pelos representantes de Ghent aos participantes.
Emprego na Bélgica: Vantagens, Oportunidades e Mercado em 2023.
Nem tudo são flores
O EUfactcheck confirma que as alegações de que as atuais condições de moradia de Ghent são difíceis. Além disso, com tais taxas, 40% de todos os habitantes da cidade não conseguem comprar uma casa no mercado privado são verdadeiras. Isso indica que as autoridades estão trabalhando duro para acomodar estudantes internacionais enquanto a cidade lida com o problema habitacional.
No entanto, espera-se que o novo título concedido afete os recém-chegados à cidade de Flandres Oriental. Isso porque com a notícia, mais estudantes internacionais passam a olhar para Ghent como um destino de estudo. A cidade superou Viena (Áustria), Valência (Espanha), Toulouse (França) e Pádua (Itália).
“Competimos contra Viena, Valência, Toulouse e Pádua na final. Fomos escolhidos como o principal destino pela Comissão Europeia e representantes de várias associações internacionais de estudantes”, disse Frederik De Decker, da Universidade de Ghent.
Ele completou: “Suspeitamos que isso terá um impacto. Na UGent certamente ainda há capacidade para receber mais alunos estrangeiros. Há 1.500 estudantes Erasmus em Ghent todos os anos; poderíamos levar mais alguns”, ao VRT News.
Trabalhar em Belfast: melhores áreas de trabalho no Reino Unido.
UGent: uma universidade internacional
Atualmente, cerca de 1.500 estudantes escolhem Ghent como destino para seguir suas carreiras acadêmicas. São espanhóis, alemães, franceses e poloneses entre os grupos de nacionalidade mais proeminentes na Universidade de Ghent. Contudo, mesmo sendo um popular destino estudantil, Ghent não é a típica cidade turística.
Ela é uma ótima opção para quem prefere visitar lugares mais tranquilos e educativos. A cidade está repleta de história e atividades únicas para assistir e experimentar. O que torna esse destino ainda mais atraente é que você pode caminhar a cidade inteira durante o dia ou pegar uma bicicleta para se locomover.
Também existem caminhos largos do canal onde os turistas podem passear ou visitar pontos turísticos interessantes. Sem contar que Ghent é um pouco menos cara do que outros destinos, mas principalmente fica dentro do mesmo intervalo de outras partes da Europa.
Vagas para quem fala português na Holanda: empregos com salário de € 2 mil.
Intercâmbio na Europa: mais sobre a cidade de Ghent
A cidade de Ghent é uma cidade histórica que fica na região flamenga da Bélgica. É a terceira maior cidade da Bélgica, conta com pouco mais de 260 mil habitantes, e é conhecida por sua arquitetura medieval, canais e atrações culturais. Ela foi fundada no século VII e desempenhou um papel importante na Idade Média como um centro comercial e de negócios. Foi também um importante hub da indústria têxtil nos séculos XIV e XV.
Uma das atrações mais icônicas de Ghent é o Castelo Gravensteen, um castelo medieval construído no século XII. A Catedral de St. Bavo também é um local de visita obrigatória, com sua arquitetura gótica ornamentada e a famosa pintura do retábulo de Jan van Eyck, A Adoração do Cordeiro Místico. Outras atrações notáveis em Ghent incluem o Museu da Cidade de Ghent, o Museu de Belas Artes, a Abadia de São Pedro e o Korenmarkt, uma praça histórica no coração da cidade.
Viver na Europa: novas regras podem facilitar a movimentação entre países.
Sobre a Universidade de Ghent
A Ghent University é uma universidade pública que foi fundada em 1817. Por isso, se você quer fazer um intercâmbio na Europa, saiba que ela é considerada uma das melhores universidades da Bélgica e do continente europeu. A instituição de ensino superior oferece uma ampla gama de programas de graduação e pós-graduação em várias áreas, incluindo Artes e Humanidades, Direito, Ciências, Engenharia, Medicina e Economia.
A universidade possui 11 faculdades, divididas em mais de 100 departamentos e grupos de pesquisa. A Universidade de Ghent é conhecida por seu forte foco em pesquisa, com vários centros e institutos de pesquisa que abrangem uma ampla gama de disciplinas. Além disso, a Ghent University é consistentemente classificada entre as melhores universidades da Bélgica e da Europa.
Ela está classificada em 143º lugar no mundo no 2021 QS World University Rankings e 61º na Europa no 2020 Times Higher Education World University Rankings. A universidade é também membro do Coimbra Group, uma rede de prestigiadas universidades europeias. A Ghent University tem uma comunidade estudantil vibrante, com mais de 41.000 alunos de mais de 140 países.
*Conheça também como é estudar em Portugal e inscreva-se no nosso canal do Youtube: