5 dicas para alavancar sua carreira em 2019

Carreira 2019
Foto: Pixabay

Sempre que um ano novo inicia, surgem novas oportunidades. Uma mudança de emprego, de carreira, de cidade ou até mesmo de país. Além das resoluções que definimos para a nossa vida pessoal, é precisa planejar sua carreira em 2019.

Por isso, fomos conversar com o consultor PhD Leandro Alves da Silva, da First Peopleware. Confira abaixo as dicas do coach para conseguir uma mudança e um upgrade na sua carreira neste ano.





5 dicas para alavancar a sua carreira em 2019

De pronto, escrevo a primeira delas por meio da pergunta: você contrataria a si mesmo? Olhar para si e refletir sobre esta pergunta permitirá com que permaneça em posição de aprendizado contínuo e pronto às mudanças necessárias para alcançar novas estratégias, novos comportamentos para ser merecedor de uma oportunidade de trabalho.

Leandro Alves da Silva
Consultor PhD Leandro Alves da Silva

A segunda dica é perceber que os mecanismos de contratação das empresas estão cada vez mais sofisticados: há softwares que utilizam a inteligência artificial para pesquisar os currículos em bases de dados na busca das palavras-chave que a vaga de emprego demanda.

É possível saber o browser utilizado ao enviar a sua candidatura com a motivação de conhecer a tecnologia que escolhe para acessar a internet. Até mesmo já existem entrevistas conduzidas por robôs às fazes iniciais dos processos de seleção.

Descubra o novo perfil corporativo requisitado no mercado de trabalho.

Esses mecanismos nos convidam a usar uma linguagem assertiva e especializada para que sejamos escolhidos e alcancemos as entrevistas pessoais.

Como terceira dica para sua carreira em 2019, sugiro que o seu trabalho seja tão bom que se torne desnecessário à função atual que ocupa. Acredito que se você quer uma função de diretor executivo, na sua função de gerente: você não pode mais ser necessário. Descrever os processos que utiliza e torná-los replicáveis, adaptáveis e compartilháveis por um profissional substituto, são ações que demonstram caráter e inteligência.

Conheça o salário mínimo pelo mundo e quais países que melhor pagam.

Objetivos SMART

A quarta dica é olhar para um grande objetivo profissional e ser capaz de dividi-lo em etapas menores com a característica SMART: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound.

Sugere-se que cada etapa menor conte com especificidades àquilo pretende, indicando uma régua para medir o resultado desejado e mostrando que ele é atingível. Por fim, espera-se que a relevância da etapa realizada o motive para que o tempo previsto seja um convite à manutenção do keep going.

A última dica é sobre a pessoalidade nas empresas. Em um artigo que publiquei recentemente, defini essa competência como a capacidade de mobilizar em si a escolha consciente pelo bem-estar na organização e na sociedade, a fim de conhecer e aproximar as culturas existentes em cada ambiente.

Confira as nossas 5 dicas para conseguir um emprego no exterior.

grupo-novo-facebook

Só a pessoa é competente. Os processos, as operações dos negócios não recebem esse adjetivo. A pessoalidade que procuro comunicar mostra a nossa capacidade de construir e manter relações sustentáveis consigo e com os vínculos profissionais que estabelecemos; alcançando também o desenvolvimento social.

Não perceber que há mais pessoas envolvidas na organização, na cadeia de valor do negócio e no meio social que a empresa está presente: mostrará à gestão estratégicas de pessoas que, infelizmente, sua função já poderá ser substituída por algoritmos computacionais.

Descubra quais as informações mais valiosas do seu currículo.

Mudança de postura em 2019

Além das dicas do consultor PhD Leandro Alves da Silva, nós do Vagas pelo Mundo também preparamos uma lista que podem te ajudar a alavancar sua carreira em 2019:

  • Seja uma pessoa positiva, otimista e que contribua para um bom clima organizacional da empresa;
  • Critique menos e sugira mais soluções;
  • Tome a iniciativa, marque reuniões, promova mudanças no seu método e ambiente de trabalho;
  • Mantenha-se atualizado, faça cursos, MBAs, Mestrados, participe de congressos e eventos da sua área;
  • Melhore seu networking (rede de relacionamentos), faça contatos, seja visto e lembrado;
  • Cuide da sua imagem pessoal e profissional – como as pessoas te enxergam na empresa e fora dela;
  • Faça seu Marketing pessoal;
  • Mantenha seu currículo atualizado no Linkedin;
  • Aprenda um novo idioma;
  • Busque aquilo que te faz feliz!

Desejamos que 2019 seja um ano muito produtivo e que você alcance todos seus objetivos profissionais!

Trabalhar no exterior: descubra onde os brasileiros são mais valorizados.



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *