Microsoft testa semana com 4 dias de trabalho e produtividade cresce 40%

Microsoft 4 dias de trabalho
Foto: My Modern Met

Projeto da Microsoft foi feito no Japão com 2.300 colaboradores, veja os resultados que a empresa obteve.

A multinacional norte-americana Microsoft testou um modelo diferente de gestão do tempo nos seus escritórios do Japão. O projeto de inovação “Work Life Choice Challenge 2019 Summer” testou 4 dias de trabalho por semana e 3 dias de folga (às sexta-feiras) para seus trabalhadores durante o mês de Verão (Agosto de 2019) e divulgou na última semana os resultados alcançados.





Menos dias de trabalho = mais produtividade

O projeto piloto aconteceu durante todo o mês de agosto de 2019, quando os funcionários tiveram todas as sextas-feiras do mês livres, ganhando o mesmo salário. Os escritórios da empresa foram fechados nesses dias.

A Microsoft Japão criou o projeto de inovação no estilo de trabalho e teve como resultado 39,9% nos níveis de produtividade. O resultado foi calculado com o número de vendas pelos funcionários e comparados com o mesmo período de 2018. Os trabalhadores japoneses conseguiram ainda subir a taxa de cumprimento da tarefa (mais de 46%) de fazer reuniões com o tempo máximo de 30 minutos.

Remessa online voucher

Work Life Choice Challenge 2019 Summer Microsoft

No projeto “Work Life Choice Challenge 2019 Summer” foram implementados as seguintes iniciativas:

1. Fornecer “oportunidades” para promover a escolha na vida profissional: 4 dias por semana de trabalho e 3 dias por semana de folga:

  • Todas as sextas-feiras de agosto de 2019 (2, 9, 16, 23, 30) foram encerradas.
  • Os funcionários em período integral tiraram férias especiais remuneradas e fecharam todos os escritórios no Japão.

2. Apoio à “prática” de promoção da escolha da vida profissional: Implementação do programa de apoio aos funcionários da escolha da vida profissional

Foi fornecida assistência para despesas relacionadas ao autodesenvolvimento, despesas de viagem em família, atividades de contribuição social, etc. dos três pontos de vista:

  • “Para o Trabalho: Crescimento e Aprendizagem”,
  • “Para a Vida: Vida Privada e Assistência à Família” e
  • “Para a Sociedade: Participação Social e Contribuição da Comunidade”.

Um programa de suporte foi implementado pela multinacional americana.

Veja as vagas na Microsoft para falantes de português pelo mundo.

Vida pessoal mais equilibrada

Os trabalhadores japoneses que participaram do projeto afirmaram estar felizes com a semana reduzida de trabalho, tendo mais tempo para o lazer, descanso e família. 92% dos funcionários da Microsoft afirmaram que gostaram de trabalhar apenas 4 dias por semana e ter 3 dias de folga.

O objetivo da multinacional é poder proporcionar mais flexibilidade aos seus colaboradores para que consigam conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

Veja também: multinacional Intel está com vagas na Irlanda, Inglaterra e EUA.

Economia também para empresa

A ideia de equilibro com a vida pessoal e profissional também trouxe economia para a empresa. Foram registrados uma redução de 59% de número de páginas impressas em agosto e uma economia de 23% na energia elétrica.

O projeto piloto ainda não será definitivo no Japão ou em outros escritórios pelo mundo, mas a empresa afirmou estar contente com os resultados alcançados. De acordo com o CEO da Microsoft Japão Takuya Hirano a filosofia “trabalhar pouco tempo, descansar bem e aprender muito” deu certo.

Ainda para o CEO da empresa é importante que os funcionários percebam que podem conquistar os mesmos resultados trabalhando 20% menos horas.

A empresa também afirmou que fará um teste com um modelo similar para ser testado durante o inverno. Acesse o site da Microsoft Japão e conheça todos os resultados obtidos no projeto.

Trabalhar em multinacional: saiba como é possível.

grupo-novo-facebook

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista, brasileira e mora no exterior há 5 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 14 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *