Feedback ou crítica negativa? Qual a diferença entre elas e como lidar no ambiente de trabalho. Leia a nova coluna da psicóloga Vanessa Ferreira.
Como você se sente ao receber uma crítica? Se sente ofendido ou tenta lidar com isso de uma forma positiva para seu crescimento? Já parou para pensar que como você reage a esse tipo de feedback pode impulsionar ou prejudicar seriamente a sua carreira? A verdade é que nem todo mundo sabe como lidar com a crítica negativa no ambiente de trabalho.
Nem toda crítica é bem aceita, essa é a verdade, ainda mais se for no ambiente de trabalho. Grande parte dos profissionais não sabem lidar de forma positiva com as críticas, em alguns casos eles levam as críticas como “ameaças pessoais”.
Existem diferenças entre críticas positivas que podem trazer melhorias em processos, desenvolver habilidades e contribuir para o crescimento profissional, completamente diferente de um comentário maldoso sem objetivo claro e que por muitas vezes pode ofender qualquer pessoa.
O que é uma crítica?
Consideramos por crítica uma opinião ou julgamento sobre algo, ou alguém geralmente reflete um aspecto negativo. Conhecemos dois tipos de críticas:
- Críticas construtivas: são aquelas que tem o objetivo de apoiar, melhorar e aperfeiçoar o trabalho ou as pessoas, tem um sentido positivo para melhoria contínua.
- Críticas destrutivas: são aquelas que não tem um objetivo claro, soam como uma reclamação ou uma ofensa.
Embora as críticas façam parte da vida de todos nós, dependendo da intensidade e da situação que ela causa pode trazer um desconforto, raiva e frustração. Mesmo quando possuem o objetivo de ajudar, uma crítica não deve ser feita de maneira a ofender alguém.
Quando recebemos esse tipo de crítica de alguém, seja ele um chefe, um colega de equipe ou um cliente, pode provocar uma sensação de incapacidade ou de falta de reconhecimento.
Isto pode afetar a autoestima de qualquer profissional e limitar a sua capacidade de execução e desenvolvimento de criatividade durante a execução das tarefas do trabalho.
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Como aprender a lidar com a crítica negativa?
Na primeira fase da nossa vida, conhecemos as críticas através com os nossos pais. Feitas para corrigir o nosso comportamento, a forma como devemos agir, o desempenho na escola, na prática de esportes, etc.
Quando criança, lidar com críticas e cobranças exageradas podem gerar insegurança, medo e insatisfação. Esse sentimento pode se estender através da adolescência quando o jovem tenta buscar aprovação, seu lugar no mundo, validar a sua personalidade e autoimagem, nesta fase é comum levar as críticas para o lado pessoal.
É claro que cada pessoa possui a sua própria capacidade emocional para entender a intenção de uma crítica recebida. Mas pessoas que tiveram um histórico negativo com críticas abusivas, tendem a reagir mal as críticas na vida adulta e isso prejudica não só a vida profissional, mas também a pessoal.
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Como saber se você tem dificuldades para lidar com as críticas?
As pessoas que tem dificuldades em lidar com as críticas possuem alguns padrões mentais que residem na falta de autoconfiança e baixa auto-estima. Geralmente são pessoas inseguras, não conseguem distinguir entre críticas construtivas ou destrutivas, interpretando ambas como um ataque pessoal à maneira como vivem ou se comportam.
Sendo assim, elas evitam situações que possam atrair críticas e também pode rejeitar situações e as críticas para não se machucar e, sem perceber, acabar se apegando ao erro e prolongando a dor da situação estressante.
Essa dificuldade em receber críticas muitas vezes podem levar a uma maior perda de desempenho profissional. É claro que nem toda crítica é pertinente ou produtiva. No entanto, os profissionais devem ser flexíveis para poderem responder adequadamente quando forem recebidos.
A crítica negativa sempre vai existir em nossas vidas. Mesmo que não queiramos ser criticados, seremos julgados e receberemos algum tipo de feedback desagradável.
Se você sente que não lida bem com as críticas, precisa da ajuda de um profissional qualificado para te ajudar com esse processo, afim de que isso não venha prejudicar a sua carreira.
Como lidar com a crítica negativa?
Toda crítica negativa traz uma forma ofensiva e grosseira como é expressa, geralmente sem fundamento e não contribuem nada para o crescimento profissional. A pessoa que faz uma crítica desse nível está despreparada e não tem as habilidades necessárias de dar um feedback adequado a qualquer profissional.
O que é recorrente é que além de ser desnecessário fazer críticas desta forma, pode gerar passivos trabalhistas para empresa e afetar os profissionais desmotivados e abalar negativamente o ambiente da empresa.
Infelizmente ainda é comum acontecer, então a melhor coisa a fazer é aprender a lidar com esse tipo de situação que pode nos afetar negativamente.
Muitas empresas criam programas de feedback e avaliações orientadas pelo departamento de Recursos Humanos, a fim de quem possam assegurar uma forma adequada de receber as críticas para o desempenho do profissional e o crescimento da empresa.
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O que o profissional pode fazer?
Por mais difícil que seja passar por uma situação assim, é importante que você não use isso para responder ou revidar na mesma medida. Por mais que isso te afete de forma negativa.
Receber uma crítica destrutiva não é agradável, então se você é um profissional capacitado pode usar a sua inteligência emocional e não comprometer o seu legado profissional.
Além disso, é necessário que você faça uma autoavaliação dessas situações e num momento adequado dê um feedback construtivo a pessoa que fez a crítica a você. Evite entrar em conflitos que possam prejudicar a sua posição profissional e se for o caso, reavalie a sua permanecia na empresa.
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Como reagir à crítica no ambiente de trabalho?
Receber uma crítica de maneira inadequada no ambiente de trabalho pode gerar alguns danos profissionais.
Por outro lado, profissionais com dificuldades em aceitar críticas costumam ter alta de confiança em si e não conseguem distinguir uma crítica profissional e interpreta como um ataque pessoal ao seu jeito de agir.
Vamos listar 4 atitudes que você pode tomar para lidar bem com as críticas no ambiente de trabalho:
- Evite entrar em conflito: a primeira reação a uma crítica é se colocar na posição defensiva ou reativa, querer justificar, se desculpar ou retrucar. Tente manter a calma e buscar de forma cordial mostrar seu argumentos de forma analítica e que não leve para o lado pessoal.
- Se mantenha no momento presente: evite buscar acontecimentos passados para justificar qualquer coisa, toda crítica fala do presente, por isso que neste momento deve-se focar na solução agora.
- Tenha uma escuta ativa: ouvir com atenção e imparcialidade as críticas pode te ajudar a fazer uma análise mais clara dos pontos abordados e aproveite para fazer perguntas pertinentes ao tema.
- Faça uma autoavaliação: apesar da crítica negativa, você vai precisar reavaliar o seu posicionamento profissional, fazer concessões e desenvolver habilidades, assim você pode concluir que as críticas têm bons motivos para a sua evolução profissional.
Lidar com uma crítica no ambiente do trabalho não é o mesmo que uma crítica pessoal a você. Sempre que estamos envolvidos com as tarefas do trabalho, com os projetos da empresa estamos suscetíveis a críticas e comentários.
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Conclusão: a crítica negativa pode ser aliadas do profissional?
Os profissionais confiantes das suas habilidades e conhecimentos, sabem reconhecer quando o assunto é profissional e quando não é. Por tanto, não ficam ofendidos quando as críticas têm fundamentos e aspectos favoráveis para melhoria de processos ou desenvolvimento de pessoas.
As críticas nem sempre refletem a realidade, são geralmente baseadas em opiniões ou julgamentos e preferências pessoais de cada pessoa. Também podem sofrer influências do estado emocional da pessoa que critica tem de você.
Sendo assim você não consegue controlar muita coisa em relação a isso. Mas sabendo disso, você pode escolher como lidar com isso através do desenvolvimento da sua inteligência emocional.
Nem sempre as críticas são formas de apontar as falhas ou alguma vulnerabilidade profissional, mas ela só pode ser útil se você tiver maturidade emocional para lidar com elas.
Ao invés de olhar as críticas como algo negativo, tente vê-las como uma ferramenta de auto desenvolvimento profissional. Se você chegou até aqui e percebeu que não consegue lidar bem as críticas e elas estão atrapalhando sua evolução, é hora de olhar para isso e fazer mudanças necessárias.
*Meu nome é Vanessa Ferreira, sou psicóloga e coach de Carreira. Possuo formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é ajudar você a perder o medo, a insegurança e destravar os bloqueios mentais e emocionais que estão te impedindo de deslanchar na sua carreira.
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