Trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022

trabalhar no exterior passo a passo
Foto: iPrice Singapore.

Se trabalhar no exterior é um sonho de carreira para muitos profissionais, se esse é o seu caso vai precisar de um passo a passo para o seu planejamento em 2022.

Você tem o sonho de trabalhar no exterior? Desenvolver uma carreira fora do país, conhecer novas culturas, aprender novas línguas e expandir outras possibilidades num mercado de trabalho internacional. Este pensamento guia o sonho de muitos profissionais, mas trabalhar e morar em outro país exige muito preparo e planejamento. Hoje vamos trazer para você um passo a passo para começar a fazer o seu planejamento e tornar esse sonho realizável.


Trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022

Morar fora sem ter um trabalho é quase impossível, você precisa se manter e ter rendimentos na moeda local. Sonhar é muito bom, mas ter os pés no chão e se organizar para lidar com as dificuldades que podem surgir é que vai fazer você se movimentar em direção a essa meta.

Cada pessoa pode escolher o caminho que deseja seguir quando se fala de morar fora, aqui vamos trazer alguns pontos importantes para quem deseja fazer isso de forma planejada.

Sempre que saímos do nosso país natal, temos que ter em mente que nada será como estamos acostumados, se você quer trabalhar no exterior, terá que submeter as regras de convívio e sociedade do país que decidir morar.

Conhecer um pouco das relações internacionais, as regras de migração e diplomacia entre esses países serão o ponto de partida para o começo do planejamento. Estude o país que quer morar, a cultura, os hábitos do mercado de trabalho e as exigências para a sua área. Falar outra língua, preferencialmente o inglês, ajuda muito!

Saiba como fazer boas escolhas profissionais no mercado de trabalho pós-pandemia.

Preparação é o segredo para trabalhar no exterior

Existem muitos caminhos possíveis para trabalhar no exterior, cada um deles deve estar alinhado ao seu objetivo profissional, que pode ser para um crescimento, um novo caminho profissional ou até mesmo um momento de reavaliação profissional.

Comece respondendo essas perguntas:

  1. Por que trabalhar no exterior é importante?
  2. Quais os ganhos que eu teria? Quais as perdas?
  3. Qual o pior cenário que eu poderia enfrentar?
  4. Como posso me preparar para ser uma boa experiência?
  5. O que estou disposto a fazer para transformar esse sonho numa experiência real?

Trabalhar no exterior é muito diferente do que trabalhar no seu país, tenha muita clareza disso e se prepare para conquistar o seu espaço no mercado internacional. Saiba como planejar sua mudança para fora do país e veja algumas dicas para trabalhar no exterior: passo a passo:

1ª Passo Autoconhecimento Profissional 

Sente-se seguro e acredita que está preparado para fazer um direcionamento de carreira como esse? Acredita que os seus talentos, as suas habilidades e competências estão alinhadas para uma escolha como esta? Morar fora é um sonho de muitas pessoas, mas nem todos estão preparados emocionalmente para lidar com os desafios de uma imigração. Ter inteligência emocional, resiliência e determinação, os seus valores devem estar muito bem alinhados com esse objetivo. 

2ª Planejamento Financeiro 

Dinheiro é parte importante para viver essa experiência, sem uma reserva financeira o risco de passar dificuldades ou ter que se submeter a condições inadequadas de trabalho aumenta muito. Todo trabalho tem riscos econômicos, mas estar fora do seu país pode agravar a sua situação. Saber o custo de vida, quanto de renda precisa ter para ter um estilo de vida que lhe agrade devem fazer parte da preparação.

3ª Choque cultural

A diferença cultural vai exigir uma boa adaptação, o que pode levar algum tempo, além disso, o clima diferente, as saudades da família podem ditar os primeiros obstáculos a serem superados. Mas uma vez a importância de está preparado emocionalmente para esses dias.

Como encarar o desafio de construir uma nova profissão.

4ª Mentalidade de Aprendizado

Ao chegar no país que você escolheu, tenha em mente que você vai precisar aprender novos hábitos e formas de trabalhar. Será tudo diferente, viver essa experiência de forma paciente e com disposição para aprender será o melhor caminho, se acostumar com novos horários e regras diferentes em ambientes corporativos e estabelecer novas conexões pessoas.

5ª Prepare as suas ferramentas profissionais

Ter um currículo estruturado para atrair os recrutadores e empresas no exterior, isso significa que você vai precisar dedicar um bom tempo para elaborar um bom currículo para aplicar as vagas.

E por falar em vagas, faça uma lista dos principais sites de busca de emprego e das vagas disponíveis no LinkedIn. Essa é uma boa estratégia para você perceber os requisitos e as exigências do mercado internacional e se preparar cada um deles.

Aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira em 5 passos.

6ª Atenção aos vistos exigidos 

Para trabalhar no exterior de maneira legalizada, é importante ter um visto de trabalho, normalmente esses vistos são regulamentados pelas entidades responsáveis pela migração e as empresas contratantes. Geralmente esses processos são acompanhados pelos Consulados de cada país e ter um contrato de trabalho é o principal documento para que você consiga um visto de trabalho.

Existem alguns países mais flexíveis quanto a contratação de estrangeiros, alguns trazem alguns benefícios em relação à categoria do visto solicitado, seja para vagas temporárias ou permanentes.

Mas grande parte desse processo vai exigir de você muito planejamento e organização, além de um investimento em autoconhecimento para fazer dar certo uma experiência como essa.

Como guardar dinheiro para sair do país?

Trabalhar no exterior: passo a passo

Talvez ter o auxílio de um profissional qualificado pode facilitar e trazer mais agilidade e eficácia. Um processo de coaching de carreira que utiliza ferramentas e uma metodologia com a finalidade de ajudar pessoas a atingir objetivos e alcançar resultados. Caso seu objetivo é trabalhar no exterior e não sabe por onde começar, esse processo certamente vai te ajudar a conquistá-lo, além de potencializar seu desempenho pessoal e profissional. 

Por fim, se esse é seu sonho, acredite ser possível e busque se planejar e preparar para eles. Quando bater a saudade de casa, da família, lembre-se do que te levou a buscar esse sonho num país distante e tenha orgulho da sua coragem.

Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.E lembre-se: Você é merecedor de todos os elogios pela sua vida e carreira!

*Sou  Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica  e com sucesso.

*Veja também dicas para conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *