Você já refletiu sobre seus motivos para mudar de país?

Motivos para mudar de país
Foto: Moving Imóveis.

Quais seus motivos para mudar de país? Por mais preparado que você seja emocionalmente, sua saúde mental será provada constantemente.

Se tem uma coisa a qual nós devemos ter clareza é quanto ao motivo das nossas escolhas. E quando o assunto é morar fora, essa responsabilidade aumenta. A decisão e os motivos para mudar de país exigem muita atenção, discernimento, sabedoria e inteligência. Além de muita pesquisa, desta forma estaremos conscientes durante toda a construção deste sonho.


Quais são seus motivos para mudar de país?

Se mantivermos nossas emoções alinhadas a nossa racionalidade viveremos o melhor dos mundos e certamente alcançaremos o que desejamos. Mas preciso lembrar que nada será fácil, tampouco o equilíbrio interno, mas posso garantir que existirão grandes aprendizados. 

Tenho recebido muitas mensagens de leitores e seguidores que desejam morar fora e os questionamentos são sempre os mesmos: “qual é o melhor momento para imigrar”, “o que precisa ser e ter para fazer uma boa transição de país” e “quando vai ser possível realizar esse sonho”.

A minha orientação é clara: “aproveite as fronteiras fechadas e se organize ainda mais”, quando estamos longe de casa acabamos tendo poucas possibilidades para improvisos, ou seja, ou jogamos cientes da nossa posição ou seremos escanteados. 

Quando questiono você quanto ao motivo da sua decisão de mudar de país é porque isso precisa ficar muito claro em sua mente. Pois a partir do momento que embarcares para essa aventura tudo, exatamente tudo vai te fazer duvidar da sua escolha.

Estar longe de tudo e todos que são especiais para você não é fácil e a medida que os dias vão passando, a saudade aumenta e com ela a ansiedade. O medo, culpa, senso de não pertencimento e merecimento. Por mais preparado que você seja emocionalmente, sua saúde mental será provada constantemente morando fora. 

Antes de pensar em retroceder, considere avançar mais um pouco.

Descreva seus motivos para morar fora

Desse modo, hoje quero propor um exercício, separe uma folha em branco ou um bloco de notas digital, de forma livre, tranquila e consciente, escreva todos os seus motivos mudar de país e partir. Caso você seja impelido por questões negativas como: não aguento mais o meu país, não suporto meus familiares, acabei um relacionamento recentemente e estou farto da vida que vivo.

Coloque eles a parte, busque se concentrar nas boas razões, pois são elas que não te farão desistir amanhã. Tudo que é negativo possui uma forte tendência de diminuir sua influência sempre que nos afastamos, e as questões positivas tendem a aumentar à medida que nos aproximamos das nossas metas. 

Nenhuma mudança será fácil e isso exige de nós consciência para entendermos que a única coisa que temos é o aqui e o agora, celebre a sua possibilidade de viver!

Entre o desânimo e o entusiasmo, ganha quem tiver mais espaço na sua vida.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *