Entre o desânimo e o entusiasmo, ganha quem tiver mais espaço na sua vida

desânimo e o entusiasmo
Foto: NIT.

Comprometa-se com a realização e não com a desistência. Entre desânimo e o entusiasmo qual ganha mais espaço na sua vida?

Os dias estão tão desafiadores que muitas vezes estamos duvidando da nossa própria capacidade de resiliência, parece que estamos levando mais tempo para nos refazermos e nossa mente tem nos pregado várias peças.

Morar fora exige de todos nós recursos internos poderosos para que possamos enfrentar os desafios longe de casa, lidar com a saudade e com a realidade que nos abraça todos os dias. Nesta mesma realidade também precisamos escolher quem vamos alimentar: o desânimo e o entusiasmo, vence aquele que receber mais atenção.

Se você sente que sua bateria da vida está descarregando, se acomode em sua cadeira e vamos até o fim deste texto. 


Desânimo e o entusiasmo: ganha quem tiver mais espaço

Preciso explicar para você de uma forma breve o que é o desânimo e qual o conceito sobre entusiasmo, na eminência de não os conhecermos, confundimos as estações e acabamos nos atrapalhando na construção do autoconhecimento.

O primeiro, desânimo, se refere é um estado de quem se mostra desestimulado e sem motivação, vem como sinônimos o desalento e o esmorecimento. Já o segundo, entusiasmo, se refere a um forte interesse por determinada causa, coisa ou pessoa, que se traduz em dedicação ou adesão. 

A vida nunca foi fácil, talvez a sua jornada tenha sido menos desafiadora, mas certamente nunca encontrou “facilidades”. Essa realidade nos revela que se você está lendo esse texto, você venceu e essa é a maior prova que você consegue dobrar a aposta da vida e seguir adiante.

O que está faltando para você perceber que precisa redefinir a sua rota?

Comprometa-se com a realização

Quando decidimos morar fora escolhemos deixar uma vida para trás, a fim de vivermos uma nova realidade e isso é incrível. Se você tem o sonho de viver no exterior, gostaria de te dizer que mais chances foram adicionadas a sua vida, as fronteiras dos países estão fechadas e com isso você ganhou mais tempo para se organizar.

Lembra daquele nosso combinado de focar nos ganhos e não nas perdas? Foco nisso, hein!?

Se você está desanimado, talvez esteja olhando para as possibilidades erradas e se nem elas existem mais. Por isso, você precisa se levantar e enxergar mais longe, certamente sua visão está comprometida e você não está enxergando com clareza. Cuidado com o excesso de bagagem emocional.

Não importa qual seja a sua realidade, sempre existirão alternativas possíveis, viáveis e incríveis. Eu também sou imigrante, vivendo em Portugal e busco viver um dia de cada vez, desta forma não dou um passo maior do que minhas pernas podem alcançar e consigo aproveitar a jornada. 

Comprometa-se com a realização e não com a desistência, essa ordem altera o resultado final e consequentemente a sua forma de pensar. 

Leia também: Antes de pensar em retroceder, considere avançar mais um pouco.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

*Ouça também o Podcast Relaciona-se, disponível no Spotify:

Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *