Como encarar o desafio de construir uma nova profissão

nova profissão
Foto: Jopwell from Pexels.

Descubra como encarar o desafio de construir uma nova profissão e quais as mudanças necessárias.

É notório que existe uma nova reorganização empresarial impactando o mercado de trabalho e trazendo novas tendências para o futuro do trabalho. A pandemia acelerou muitos processos e hoje vivemos diariamente essas mudanças. Diante disso, como encarar o desafio de construir uma nova profissão alinhada e esse cenário?


O desafio de construir uma nova profissão

Construir uma carreira que supere essas mudanças inevitáveis é um desafio diário, pois o mercado de trabalho como conhecemos não vai acabar, mas sim, se transformar. Na prática, o que vai fazer a diferença é a forma como você, provedor da sua carreira vai se preparar para essa transformação.

Um relatório recente da Center for the Future of Work, apresenta informações de um cenário mais realista baseado em  macrotendências atuais sobre o futuro do trabalho em diversas áreas.

Mas por que saber sobre o futuro do trabalho diante de um mercado instável?

Porque através dessas informações você tem dados que incluem anúncios de emprego, tarefas e responsabilidades, e principalmente as habilidades e competências que você vai precisar desenvolver para continuar ativo no mercado de trabalho.

Assim fica mais encarar o desafio de construir uma nova profissão, não fica?

Pensando nisso vamos destacar um conjunto de 3 habilidades importantes para os profissionais, considerando a evolução da tecnologia alinhada ao seu desempenho em qualquer área no futuro do trabalho. São elas:

Habilidades cognitivas

Incluem a sua capacidade de orientação para o aprendizado, pensamento crítico, memória, foco, atenção, percepção  dos estímulos sensoriais. Capacidade de desenvolver, processar e analisar informações complexas e capacidade adaptativa.

Veja as 8 novas habilidades para o emprego do futuro.

Habilidades emocionai e sociais

São habilidades que tem a haver com a forma como lida com os seus sentimentos, é a parte do sistema límbico do seu cérebro. A forma como você lida com as emoções que interferem no seu trabalho, chamamos de inteligência emocional. Envolve a sua comunicação, senso de urgência, criatividade, capacidade de lidar com pressão, resiliência. 

Habilidades Tecnológicas

Daqui para frente toda a carreira é ou será de alguma forma digital. Certamente a sua profissão foi afetada com alguma necessidade de automação por conta do impacto pandemia. Então, cabe você avaliar como isso foi absorvido pela sua rotina e o que você pode fazer para melhor esse processo de interação entre você e a tecnologia.

Mas do que um cargo específico, o profissional do futuro será um revolvedor de problemas. Significa que o mercado está mais disposto a pagar pela solução que você entrega e a transformação que você pode fazer no negócio. 

Para encarar o desafio de construir uma nova profissão, você precisa se manter atualizado com o mercado e desenvolver o seu potencial humano através das suas habilidades.

Leia também: quais os 25 profissionais mais bem pagos nos Estados Unidos.

Autoconhecimento e autodesenvolvimento deve ser um investimento contínuo na sua carreira, e uma estratégia eficaz para agir num mercado cada vez competitivo.

Eu posso te ajudar, você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

Conheça os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *