Veja as 8 novas habilidades para o emprego do futuro

novas habilidades para o emprego do futuro
Foto: Freepik – peoplecreations.

Tudo mudou, por isso conheça as novas habilidades para o emprego do futuro!

O futuro do trabalho parece que já chegou. Ainda que muitas pessoas estejam trabalhando em regime de home office, é praticamente certo afirmar que o mercado de trabalho poderá ser dividido entre o ‘antes’ e ‘depois’ da pandemia. Aliás, quando tudo isso acabar, provavelmente voltar ao trabalho não será como antes e o sucesso no futuro exigirá novas habilidades.


8 novas habilidades para o emprego do futuro

Um estudo recente descobriu que 82% das empresas planejam contratar em 2021. E se isso é uma excelente notícia, você também precisa saber que com tantas mudanças acontecendo rapidamente, novas habilidades para o emprego do futuro começarão a ser exigidas.

Veja abaixo as 8 novas habilidades para o emprego do futuro e que você precisa aprender, desenvolver e manter ao longo do tempo:

Leia mais: 8 dicas para encontrar um bom emprego sem diploma.

Ambiguidade

O que antes da pandemia parecia intocável e certo, hoje mudou de lado. Com o mundo em stand-by, tudo se tornou palpável e incerto. Por isso, uma das 8 novas habilidades para o emprego do futuro será a ambiguidade e para alcançar isso você terá que lutar para superar seu instinto natural de clareza e segurança.

Sendo assim, o emprego do futuro vai exigir que você se sinta confortável em não saber o que está por vir, mas também de tomar decisões acertadas e seguir em frente com confiança, mesmo na ausência de informações completas. Por isso, comece o quanto antes a trabalhar o poder de agir sem muita informação.

Veja também: as 100 melhores empresas para empregos remotos em 2021.

Curiosidade

Em meio à ambiguidade, uma curiosidade insaciável dominará o dia. Quanto mais você compreende sobre uma variedade de tópicos, mais você pode conectar os pontos. Porém, quem conseguir sintetizar a informação é que vai chegar mais longe e primeiro.

A abertura e o desejo de aprender são bons, mas você precisará do desejo de aprender, entender e saber mais sobre uma ampla variedade de coisas. Essa habilidade não será apenas curiosidade geral sobre uma área restrita de especialização, mas também um largo interesse em uma ampla variedade de tópicos, assuntos e temas. Sem contar na capacidade de ver padrões, tendências e percepções de todo esse conhecimento.

Leia também: conheça o ranking dos 100 melhores MBAs do mundo em 2021.

Abertura ao diferente

Pesquisas demonstram que confiamos cada vez menos nas pessoas com opiniões diferentes das nossas. Além disso, nossa crescente dependência das mídias sociais para acessar as notícias e informações criam uma câmara de eco, as chamadas bolhas.

A partir das bolhas, nós passamos a alimentá-las. Nós nos inscrevemos para receber informações que correspondem aos pontos de vista que já defendemos. Sendo assim, os algoritmos funcionam tão bem que raramente vemos informações que não se alinham com nossas opiniões atuais. Isso é um problema porque fecha a oportunidade de ouvir diferentes pontos de vista, aprender, expandir e crescer (por isso, assista o documentário The Social Dilemma).

Contudo, o novo conjunto de habilidades críticas envolverá buscar opiniões diferentes e aprender com experiências diversas. O futuro do trabalho exigirá abertura e capacidade de ouvir e criar empatia com o pensamento diferente. Buscar pontos de contato para olhar para o futuro ajudará na progressão da sua carreira. Pessoas de sucesso são capazes de ouvir, compartilhar e aprender.

Saiba mais: 4 ferramentas básicas necessárias para uma entrevista virtual de sucesso.

Novas habilidades para o emprego do futuro – Empreendedorismo e Empatia

Outro conjunto de habilidades essenciais para o futuro será o empreendedorismo e a empatia que ele requer. Sintonizar as necessidades mutantes do mercado, compreender profundamente e ter empatia com as necessidades do usuário são o combustível para a invenção. O conjunto de habilidades envolve a compreensão completa das circunstâncias e dos desafios que elas geram, permitindo que você veja novas oportunidades.

A partir daí, trata-se de assumir o risco apropriado e entregar um novo valor ao mercado. Isso será fundamental para pavimentar seu caminho para o futuro. Você pode aplicá-lo em um sentido micro: resolver problemas no trabalho ou encontrar novas maneiras de realizar um projeto-chave, ou pode partir e embarcar em novos empreendimentos.

Leia mais: trabalhos em ascensão na Austrália em 2021.

Resiliência

Intimamente relacionado ao empreendedorismo está a resiliência. Os seres humanos são adaptáveis, mas abraçar as mudanças e saltar para a frente (em vez de para trás) exigirá novas competências. A habilidade de resiliência requer que você: tenha atenção às novas informações, dê sentido a elas e reinvente, inove e resolva problemas. Encontrar novas abordagens e flexibilizar com base em seus insights será fundamental para o sucesso.

Veja também: 10 profissionais mais procurados no Canadá em 2021.

Otimismo e imaginação

Especialistas sugerem que a falta de capacidade de resposta geralmente resulta de uma falta de imaginação. As habilidades de ser capaz de imaginar e prever o que pode acontecer são essenciais para se manter motivado, inspirado e impulsionado a criar novos começos.

Leia mais: descubra quais serão os empregos e qualificações com demanda em 2025 na Irlanda.

Rede de relacionamentos – novas habilidades para o emprego do futuro

O sucesso sempre tem a ver com a sua rede de contatos, mas as conquistas no futuro dependerão ainda mais da força dos relacionamentos. Seu capital social e relacionamentos primários, secundários e terciários serão uma rede crítica para lhe oferecer um novo aprendizado, acesso a novas oportunidades e apoio social. A nova habilidade será construir redes de relacionamento de maneira rápida e à distância.

Como as marcas do futuro incluirão velocidade e ambiguidade, não poderemos mais nos dar ao luxo de criar relacionamentos lentamente durante vários jantares ou reuniões pessoalmente. Mais provavelmente, você estará construindo conexões em breves momentos e às vezes virtualmente. A habilidade de estabelecer confiança, camaradagem e afinidades com outras pessoas irá separar aqueles que têm sucesso daqueles que não têm.

Veja mais: principais empregos em 2021 segundo o LinkedIn.

Ação

Outra das novas habilidades para o emprego do futuro é a ação inteligente, ou seja, a capacidade de fazer as coisas acontecerem, organizar o apoio, investir tempo e despender esforços. É o famoso correr em direção ao fogo e, atualmente, muitas empresas passaram a valorizar especialmente as pessoas que se arriscam mais, mesmo que isso cause alguns transtornos.

As empresas valorizam mais aqueles que entram no ringue e se envolvem na briga. Além disso, quando vemos outras pessoas trabalhando duro, também nos inspiramos a trabalhar duro (um estudo científico prova isso). Portanto, esta será outra habilidade do futuro – junte-se, participe e faça as coisas acontecerem!

Um resumo

As competências de ontem são um ponto de partida, mas o sucesso de amanhã exigirá mais e diferentes habilidades. Todos nós precisamos desenvolver talentos que ainda não possuímos. Isto é uma coisa boa. Isso nos mantém revigorados e alertas.

Também separará aqueles que se saem bem daqueles que alcançam apenas a mediocridade. Um novo dia está chegando – o futuro do trabalho começa agora – e nós já quase conseguimos abraçá-lo. E você, como tem se sentido com essa mudança? Deixe sua opinião nos comentários!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *