Trabalhos em ascensão na Austrália em 2021

trabalhos em ascensao na Australia
Foto: GoToAustralia.

Relatório mostra quais são os trabalhos em ascensão na Austrália em 2021. Confira as profissões em alta no país!

O relatório especial da rede social profissional LinkedIn mostra as mudanças drásticas que ocorreram como resultado da pandemia. O documento, publicado pela multinacional que é especializada na publicação de ofertas de emprego e na criação de pontos de contato entre empregadores e empregados, mostra os trabalhos em ascensão na Austrália em 2021.


Trabalhos em ascensão na Austrália em 2021

A pandemia de COVID-19 foi capaz de romper significativamente a economia em todo o mundo e, com ela, ocorreram mudanças permanentes no cenário de empregos. O mercado de trabalho da Austrália, por exemplo, registrou uma queda sem precedentes no emprego. Os setores mais afetados foram: o turismo, a educação para estudantes internacionais e a hotelaria.

Porém, existem trabalhos em ascensão na Austrália em 2021 em outro setores, como é caso da saúde, da mineração e da construção. Aliás, são estes os setores apelidados de ‘resilientes’ (ocupação e indústria) e que em 2020 até registraram crescimento do emprego mesmo durante a pandemia, de acordo com a Comissão Nacional de Habilidades da Austrália (National Skills Commission).

O que é uma ocupação resiliente?

O NSC (National Skills Commission) considera como ocupação resiliente aquelas com perspectivas positivas de crescimento de emprego à medida que o mercado de trabalho da Austrália se recupera dos impactos do COVID-19. Para fazer as projeções, o órgão utilizou dados projetados de crescimento do emprego antes da pandemia.

Porém, também considerou as mudanças nas vagas de emprego e no emprego no pico da pandemia e indicações de recuperação de uma ocupação nas vagas de emprego. Dessa maneira, o NSC conseguiu criar uma lista de ‘ocupações resilientes’. Para o NSC, as ocupações resilientes são mais prováveis ​​de ocorrer nos seguintes grupos ocupacionais:

  • Profissionais de Saúde: fonoaudiólogos, outros médicos e parteiras;
  • Trabalhadores de Serviços Pessoais e Comunitários: cuidadores idosos e incapacitados e Oficiais e Guardas de Segurança;
  • Operadores e motoristas de máquinas: operadores de plantas agrícolas, florestais e hortícolas e motoristas de entrega.

Indústrias resilientes

Olhando para as ocupações que provaram ser as mais resilientes durante a pandemia COVID-19, o NSC também determinou sua distribuição entre os setores, com os seguintes mostrando maior resiliência do que a média nacional:

  • Saúde e assistência social;
  • Educação e treinamento;
  • Construção;
  • Mineração;
  • Transporte, Correios e Armazenamento;
  • Serviços administrativos e de suporte.

Relatório do LinkedIn — Trabalhos em ascensão na Austrália em 2021

Trabalho na Australia
Foto: Itacaré Paradise.

O conjunto de dados que foram disponibilizados no relatório do LinkedIn são exclusivos. Sendo assim, as informações são capazes de oferecer insights sobre várias questões que surgiram durante a pandemia. O relatório faz uma análise tendo em conta as mudanças mundiais rápidas que ocorreram por conta da pandemia.

Nos anos anteriores, o LinkedIn observava as mudanças no cenário de empregos nos últimos cinco anos. Porém, agora o relatório especial Jobs on the Rise compara as funções que tiveram o maior crescimento entre abril e outubro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. A rede social profissional também conseguiu mapear as habilidades que estão em ascensão para trabalhadores e organizações.

Uma tendência comum e abrangente no relatório é que quase todas as funções que aparecem na lista podem ser realizadas de maneira remota. Além disso, os trabalhadores com habilidades digitais, mesmo em um nível básico, conseguem ter vantagem na busca de oportunidades de emprego.

Saiba como escolher a carreira profissional no novo normal.

Trabalhos em ascensão na Austrália em 2021 — cuidados com saúde

Para o LinkedIn, os empregos relacionados com cuidados de saúde surgem, sem surpresa, no topo da lista dos trabalhos em ascensão na Austrália em 2021. Os trabalhadores de linha de frente, como médicos, enfermeiras e paramédicos, lideram a lista de empregos em ascensão da Austrália.

Embora a pandemia de COVID-19 tenha alimentado a demanda em todo o setor de saúde e assistência social, talvez mais conhecido como economia de cuidados, hoje os cuidados com a saúde são a maior indústria da Austrália. Sem contar que é a que cresce mais rapidamente e já emprega mais de 1,5 milhão de pessoas segundo dados do governo.

O setor cobre todas as fases da vida, de assistência a crianças a idosos e incorpora uma variedade de funções, como técnicos médicos, recepcionistas, assistentes sociais, faxineiras ou psicólogos. Veja abaixo quais são os profissionais mais requisitados na área da saúde na Austrália:

Especialista em saúde mental

Seja ajudando pessoas em crise ou no estresse do dia a dia, quem trabalha com saúde mental está focado no bem-estar e na segurança de seus pacientes. Em 2020, a saúde mental tornou-se um importante foco de saúde pública na Austrália e viu mais investimentos governamentais no setor para enfrentar o impacto da COVID-19 no bem-estar mental dos australianos.

Os dados do relatório mostram que os empregos para médico de saúde mental, especialista em saúde mental, conselheiro de saúde mental e psicólogo estão em alta. As habilidades principais buscadas pelos contratantes são pelos profissionais especialistas em saúde mental, psicologia, psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e avaliação psicológica. Os locais principais para trabalhar são: Sydney, Melbourne e Brisbane.

Saúde / linha de frente médica

Com a quinta maior expectativa de vida entre os 37 membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o sistema de saúde da Austrália já estava crescendo para atender às demandas de uma população em envelhecimento. Os incentivos para ver mais pessoas estudando enfermagem provavelmente farão com que essa tendência continue para mais trabalhadores da linha de frente.

Sendo assim, os profissionais mais demandados nessa área são: enfermeira prática licenciada, enfermeira registrada, médico, paramédico e especialista em clínica. Entre as habilidades principais que são buscadas pelas empresas estão a segurança do paciente, medicina, serviços de emergência, suporte básico de vida (BLS) e cuidados de saúde.

Já os principais locais com trabalho são Sydney, Melbourne e Brisbane.

Assistente social

Durante a pandemia, muitas instituições de caridade e serviços sociais trabalharam horas extras para apoiar as pessoas na Austrália. Normalmente pensamos em um assistente social como alguém que ajuda as pessoas a ter acesso a apoio, mas na verdade o setor abrange uma variedade de funções – de pessoas desenvolvendo serviços governamentais a trabalhadores comunitários.

Dessa maneira, os profissionais com alta demanda na Austrália em 2021 são os coordenadores de serviços sociais, especialista em serviços sociais, trabalhador jovem, assistente de serviços sociais e assistente social.

As habilidades mais buscadas pelos contratantes nos profissionais são os com especialização em saúde mental, gestão de casos, bem-estar infantil, serviços sociais e trabalho com jovens. As cidades com maior demanda são Sydney, Melbourne e Perth.

Soft skills, saiba o que é e como pode impulsionar sua carreira.

Assistência médica / suporte médico

Oportunidades no setor de saúde são abundantes para pessoas com ampla experiência na Austrália. Fora das funções clínicas tradicionais, existem profissionais de apoio, que ajudam as pessoas a ter acesso a uma variedade de cuidados, desde fisioterapia, apoio em casa ou prestação de serviços aos pacientes.

Os profissionais mais buscados são os assistentes de fisioterapia, assistentes de saúde, auxiliares de saúde domiciliar, coordenadores de atendimento ao paciente e terapeutas ocupacionais. Entre as habilidades principais estão a enfermagem, os cuidados pessoais, reabilitação, gestão de saúde e prescrição de exercícios. As cidades com maior demanda são Sydney, Melbourne e Perth.

Austrália: companhia aérea Qantas planeja retomar voos internacionais em julho.

Habilidades transferíveis estão em demanda

Assim como a economia do cuidado envolve uma variedade de conjuntos de habilidades – desde habilidades clínicas e diagnósticas até habilidades organizacionais e de comunicação, o relatório Jobs on the Rise da Austrália também reflete a demanda por habilidades em uma variedade de setores.

O valor das habilidades transferíveis é que, embora alguns setores tenham sofrido um impacto significativo na pandemia, outros têm uma grande demanda. De acordo com o documento publicado pela rede social LinkedIn, muitas pessoas de setores afetados pelo COVID-19 tinham maior probabilidade de se candidatar a empregos em um setor diferente.

Morar fora exige desenvolvimento de novas habilidades: um texto do psicólogo Vitor Luz.

Por exemplo, o relatório do LinkedIn mostra que o governo de Nova Gales do Sul (New South Wales) precisava de milhares de novos trabalhadores do Service NSW com excelentes habilidades interpessoais para ajudar os clientes a superar as restrições do COVID-19. Entretanto, os trabalhadores do aeroporto encontraram trabalho na mineração.

No caso das funções em construção, atendimento ao cliente, imóveis e coaching que não requerem necessariamente experiência direta ou diplomas, mas sim as habilidades para fazer o trabalho – o que significa que as oportunidades estão abertas para pessoas com uma ampla variedade de experiências.

Por isso confira os profissionais com habilidades transferíveis que estão em alta na Austrália:

Trabalhadores da construção

A construção é a terceira maior indústria da Austrália, e com os governos interessados ​​em estimular a recuperação econômica por meio de gastos com infraestrutura, é provável que esse setor continue com alta demanda nos próximos anos. O setor tem uma variedade de empregos de nível básico, com o treinamento vocacional proporcionando caminhos para o desenvolvimento profissional.

Os profissionais mais buscados nessa área de atuação são: gerente de canteiro de obras, avaliador de construção, operador de equipamento pesado, trabalhador da construção e operador de empilhadeira.

E entre as habilidades mais buscadas pelos contratantes estão: estimativa de construção, gerenciamento de canteiro de obras, segurança de construção, operação de empilhadeira e equipamento pesado. As cidades com mais oportunidades de trabalho na Austrália são Melbourne, Sydney e Brisbane.

Atendimento ao Cliente

Os funcionários de atendimento ao cliente costumavam estar na linha de frente de muitas organizações na Austrália. Os trabalhadores da área de hospedagem e do turismo foram capazes de redirecionar suas excelentes habilidades interpessoais e de comunicação para entender as necessidades dos clientes e gerenciar reclamações.

Dos trabalhos em ascensão na Austrália em 2021, existem vagas para consultor de atendimento ao cliente, assistente do cliente, especialista em suporte ao cliente, representante de contato do cliente, especialista em atendimento ao cliente.

Entre as principais habilidades buscadas pelas empresa estão a experiência do cliente, satisfação do cliente, comunicação e gerenciamento de tempo. E as cidades com mais vagas são Sydney, Melbourne e Perth.

Pandemia: preços dos imóveis baixam em Nova Iorque e Sydney.

Coaches Profissionais e Pessoais

Uma das principais transições de trabalho nessa tendência é Consultor de Recrutamento para Especialista em Desenvolvimento de Carreira. Com muitas empresas congelando as contratações em 2020 por conta das incertezas, os recrutadores tiveram que mudar.

As principais habilidades para os especialistas em desenvolvimento de carreira são a redação de currículos e o recrutamento, ambas habilidades necessárias como recrutadores. Os recrutadores podem usar esse conjunto de habilidades para passar do recrutamento para ajudar as pessoas a encontrar novas funções.

Os profissionais mais buscados nessa área são: life coach, health coach, business coach, especialista em desenvolvimento de carreira e coach de liderança. As cidades com mais vagas abertas são Sydney, Perth e Melbourne.

Imobiliária

Apesar da desaceleração econômica em 2020, o setor imobiliário da Austrália permaneceu notavelmente otimista. Com as baixas taxas de juros e os australianos percebendo que podem trabalhar remotamente com mais facilidade do que se pensava, as pessoas estão se mudando das grandes cidades para encontrar moradias mais acessíveis.

Desse modo, dos trabalhos em ascensão na Austrália em 2021 estão os de corretor de hipotecas, especialista em imóveis, especialista em vendas de novas residências e corretor de imóveis.

Entre as habilidades mais buscadas pelos contratantes estão os profissionais especializados em empréstimo hipotecário, venda de casas novas, imóveis residenciais, propriedades de investimento e transações imobiliárias. As cidades com maior demanda novamente são Perth, Sydney e Melbourne.

Leia também: Sem inglês, sem visto: visto para a Austrália será bloqueado para parceiros que não falem inglês.

A aceleração da transformação digital e trabalho remoto

Desde a capacidade de fazer pedidos de mantimentos e suprimentos online a permanecer socialmente conectado apesar da distância física, o COVID-19 acelerou a necessidade de uma transformação digital. Também estimulou a mudança para o trabalho remoto, o que está tornando as oportunidades mais acessíveis do que nunca.

Muitos profissionais adotaram o trabalho remoto como uma opção permanente. Além disso, o setor de serviços financeiros da Austrália espera que trabalhar em casa seja uma opção duradoura.

O relatório do LinkedIn mostra que quadruplicaram as oportunidades de emprego remoto desde junho de 2020 e muitos desses empregos emergentes podem ser feitos remotamente.

Confira as profissões em alguns setores:

Comércio eletrônico

O setor de varejo é o segundo maior empregador da Austrália, com um em cada dez trabalhadores australianos empregados no comércio. Apesar da significativa virada que o COVID-19 causou ao varejo de tijolo e argamassa, sem surpresa, o e-commerce está crescendo rapidamente.

Há uma variedade de funções neste setor, como funções de entrega, que não exigem qualificações formais. O que significa que há uma variedade de pontos de entrada na carreira e caminhos disponíveis.

Os profissionais mais buscados são os assistentes da cadeia de suprimentos, líderes de equipe de armazém, especialista online, especialista coordenador de comércio eletrônico e tesoureiro.

Entre as habilidades principais e que são buscadas pelas empresas estão o conhecimento em Shopify, redes sociais, operações de armazém e gestão de estoque. As cidades com maior demanda são, respectivamente, Melbourne, Sydney e Brisbane.

Saiba como desenvolver o autoconhecimento e investir na sua carreira.

Freelancers de conteúdo digital

Na era digital o conteúdo realmente é rei, e a demanda por ele é insaciável. Em 2020, o LinkedIn observou um aumento acentuado nas postagens das organizações, mas não é apenas o conteúdo para mídia social que está impulsionando essa tendência.

Estimativas aponta quem a receita de Podcast da Austrália deve chegar a US$ 47 milhões em 2020, à medida que mais e mais pessoas acessam conteúdo educacional e de entretenimento.

Os profissionais mais buscados nessa área são: podcaster, blogger, escritor, redator e coordenador de conteúdo. Já as habilidades principais são as de redação, marketing de mídia social, redação de conteúdo da web, contação de histórias e edição de áudio. As cidades com mais vagas são Sydney, Melbourne e Canberra.

Funções educacionais

Preparando as crianças para a escola primária, aqueles que trabalham na educação infantil ensinam às crianças matemática básica e habilidades de leitura e ajudam a apoiar seu desenvolvimento emocional e físico. O setor está crescendo rapidamente na Austrália.

A maior quantidade de vagas é para educador da primeira infância e diretor de escola. Entre as habilidades principais buscadas pelos contratantes nos profissionais estão os com especialização em educação infantil, desenvolvimento na primeira infância, desenvolvimento curricular e liderança educacional. As cidades com mais oportunidades são Sydney, Melbourne e Brisbane.

Finanças

A Austrália possui um sofisticado setor de serviços financeiros, que é um dos maiores contribuintes para a economia nacional. Funções regulatórias, como analista de combate à lavagem de dinheiro, figuram na lista de empregos emergentes da Austrália, como parte de uma tendência global de maior regulamentação e transparência.

Porém, existem muitas oportunidades também para analista de risco, trader de ações, consultor tributário e consultor financeiro. As empresas buscam profissionais com habilidades em investigações de crimes financeiros, negociação de câmbio (FX), análise financeira, gerenciamento de risco e imposto de renda. Existem muitas vagas em Sydney, Melbourne e Brisbane.

Mídia social / marketing digital

Durante 2020, a capacidade de se comunicar com os clientes usando a mídia social tornou-se ainda mais importante. Com um número cada vez maior de canais e ferramentas para medir o desempenho, o marketing digital está evoluindo de várias maneiras, desde funções focadas no crescimento que prevêem tendências até produtores de conteúdo entregando a cópia perfeita para o público.

Profissionais com habilidades em experiência do usuário (UX), estratégias de crescimento, marketing de mídia social, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e marketing de influência são os mais buscados nas cidades de Sydney, Melbourne e Brisbane.

Funções especializadas de engenharia e TI

As funções de desenvolvedor e engenheiro há muito tempo aparecem na lista de trabalhos em ascensão na Austrália. Os setores continuam a adotar novas tecnologias e isso continua a impulsionar a demanda por funções especializadas de engenharia. Desde aqueles que podem se aprofundar nos dados e encontrar novos insights, até pessoas capazes de fornecer sites funcionais e mantê-los online.

Os profissionais mais buscados são os desenvolvedores de back-end, desenvolvedores da web, chefes de engenharia e gerente de dados.

Já as habilidades mais valorizadas estão: Node.js, Amazon Web Services (AWS), gerenciamento de dados, gerenciamento de engenharia e JavaScript. Desse modo, as cidades com mais oportunidades de trabalho na Austrália são Sydney, Melbourne e Brisbane.

Leia mais: Pesquisa mostra que pandemia aumentou esgotamento profissional.

Funções de segurança cibernética

As funções de segurança cibernética têm sido um dos pilares das listas de empregos em alta da Austrália, já que tanto o governo quanto as empresas privadas investem pesadamente na proteção de dados.

Desde o desenvolvimento de software para rejeitar phishing, vírus e hackers, para rastrear incursões digitais, aqueles que trabalham em funções de segurança cibernética oferecem uma gama de serviços para impedir a entrada de criminosos cibernéticos.

São abundantes as vagas para analistas e especialistas em segurança cibernética. Porém os profissionais com determinadas habilidades saem na frente, são elas: gerenciamento de segurança de informações e eventos (SIEM), segurança da informação, cibersegurança, segurança de rede e aprendizado de máquina.

A maioria das oportunidades de trabalho estão, de acordo com o relatório do LinkedIn, em Sydney, Melbourne e Canberra.

Trabalhos em ascensão na Austrália em 2021

Agora você já conhece os trabalhos em ascensão na Austrália em 2021. Por isso, se você pretende morar (ou já mora) no país da Oceania, consegue ter uma noção maior e melhor das oportunidades no mercado de trabalho australiano. Além disso, pode direcionar sua carreira para cumprir as funções com maior demanda.

Conclusão

Embora as constantes interrupções e incertezas provavelmente continuem em 2021, o relatório criado pelo LinkedIn serve como base e demonstra que ainda existem várias oportunidades para talentos com uma gama de experiências e habilidades.

Entretanto, é importante saber que é necessário desenvolver uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida. E que é crucial para os profissionais continuar sempre estudando e se aperfeiçoando. Os trabalhadores com habilidades digitais – mesmo no nível básico – terão uma vantagem na busca de oportunidades de emprego.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *