Principais empregos em 2021 segundo o LinkedIn

principais empregos em 2021
Foto: Freepik – Racool_studio.

Um relatório do LinkedIn apresenta os principais empregos em 2021. Saiba mais!

Dados revelados recentemente pela rede social profissional LinkedIn, mostra os principais empregos em 2021. Além disso, o relatório aponta quais são as habilidades mais importantes e necessárias para cada posição. O documento destaca quais são as áreas de trabalho de crescimento mais rápido em 2020 e que foram classificadas com base em uma combinação de demanda e número de empregos disponíveis.


Principais empregos em 2021

Por conta da pandemia de COVID-19, a rede social profissional LinkedIn mudou o foco de seu relatório anual sobre os empregos emergentes para dar mais ênfase para onde estão as oportunidades agora. Nas edições anteriores, por exemplo, o relatório focava nas tendências de empregos nos últimos 5 anos, porém com a mudança veloz causada pela pandemia, o documento traz informações dos últimos 12 meses.

Como conciliar carreira e maternidade: dicas práticas.

15 principais empregos em 2021

A lista dos 15 principais empregos em 2021 e que consta no relatório do LinkedIn e explicada tendo em conta o seguinte aspecto: cargos que tiveram o maior crescimento ano a ano entre abril e outubro de 2020. Todavia, a lista do LinkedIn resulta do agrupamento dos dados recolhidos em 15 áreas de trabalho. Veja abaixo os principais empregos em 2021:

1) Trabalhador de comércio eletrônico da linha de frente

De acordo com o LinkedIn, as contratações para área de e-commerce (comércio eletrêônico) cresceu 73% em 2020. Sendo assim, foram criados milhares de oportunidades de emprego e 400 mil vagas disponíveis agora na rede social profissional. Entre os principais cargos destacam-se:

  • Principais cargos: motorista de entrega, associado da cadeia de suprimentos, manipulador de pacotes, comprador pessoal;
  • Habilidades: gerenciamento de tempo, atendimento ao cliente, liderança;
  • Educação: 75% dos profissionais contratados possuem diploma de ensino superior.

Veja também: Canadá precisa de profissionais de tecnologia e quer atrair talentos.

2) Especialista em empréstimos e hipotecas

As contratações para esses empregos em 2020 aumentaram quase 59% em relação a 2019. Entre os principais cargos estão: Subscritor, Diretor de Crédito Hipotecário, Oficial de Custódia e Agente de Crédito. Além disso, destacam-se as habilidades de Gestão de Risco, Atendimento ao Cliente, Análise de Crédito e 86% dos contratados têm diploma de ensino superior.

3) Equipe de apoio à saúde

Desde 2019, as contratações para esses cargos aumentaram mais de 34%. Os profissionais mais procurados são: Assistente de saúde, Técnico de farmácia, Assistente dentário e Auxiliar de saúde domiciliar. Entre as habilidades que se destacam estão a educação com que trata o paciente, entrada de dados e relações com o médico.

Importante ressaltar ainda que, de acordo com o LinkedIn, 83% dos profissionais contratados tinham ensino superior.

4) Desenvolvimento de negócios e profissionais de vendas

Na lista dos principais empregos em 2021 encontram-se os Consultores de Vendas, Assistentes de Operações de Vendas, Especialistas em Vendas Inbound e Consultores Estratégicos. As contratações para essas funções cresceram mais de 45% entre 2020 e 2019. Além disso, as habilidades preferidas eram: retenção de clientes, processo de vendas, formação de equipes e 92% dos contratados possuem diploma de ensino superior.

Profissional multipotencial: saiba como prosperar na sua carreira.

5) Especialistas em Diversidade no Local de Trabalho

As contratações para essas funções aumentaram mais de 90% desde 2019 e os principais cargos são: Gerente de Diversidade, Diretor de Diversidade, Chefe de Diversidade e Coordenador de Diversidade. Entre as habilidades requeridas estão o Alcance da Comunidade, Ensino e Desenvolvimento Organizacional e 99% dos profissionais contratados possuem ensino superior completo.

6) Profissionais de Marketing digital

Entre 2019 e 2020, as contratações de profissionais para realizarem funções de marketing digital cresceram quase 33%. Estão em alta os cargos de especialista em marketing digital, gerente de mídia social, representante de marketing e especialista em otimização de mecanismos de pesquisa. Entre as habilidades se destacam os profissionais que entendem de Marketing de Produto, Estratégia Digital e Gestão de Marca e 94% dos contratados tinha ensino superior completo.

Leia mais: 4 formas de usar a tecnologia a favor do seu currículo.

7) Enfermeiros e enfermeiras

A demanda por profissionais de enfermagem aumentou quase 30% em 2020. A maioria das vagas eram para Enfermeiros(as), Assistente de enfermagem com certificação e Enfermeira(o) de terapia intensiva. As habilidades que mais chamaram a atenção dos recrutadores eram a Pesquisa Clínica e o Gerenciamento de Tempo e 89% dos profissionais possuem diploma de bacharel ou superior.

8) Profissionais de educação

A contratação de profissionais de educação cresceu mais de 20% entre 2019 e 2020 e os principais cargos disponíveis eram para: Assistente de ensino, Professor do ensino fundamental, Tutor de matemática e Desenvolvedor de currículo. Entre as habilidades mais buscadas estão o planejamento de aulas, gerenciamento de tempo e o ensino diferenciado. 97% dos profissionais contratados tinham diploma de bacharel ou superior.

9) Criadores de conteúdo digital

Tendencia profissoes 2021
Foto: Freepik – lookstudio.

A demanda por criadores de conteúdo digital cresceu 49% em 2020 e os principais cargos com alta demanda foram: Coordenador de conteúdo, Consultor de redação, Podcaster e Blogger. Entre as habilidades destacam-se a edição de vídeo, escrita criativa e o discurso público e 92% das contratações foram de profissionais com ensino superior.

Descubra quais os melhores sites para encontrar trabalho freelancer.

10) Coach Profissional e Pessoal

As contratações para essas funções de coaching aumentaram mais de 51% desde 2019 e os principais cargos foram: Coordenador de carreira, Life Coach, Fitness Coach e Business Coach. Entre as habilidades que mais se destacaram estão a mentoria, mídia social e empreendedorismo e 92% dos profissionais contratados possuem diploma de ensino superior.

Veja mais: descubra como construir seu plano de carreira.

11) Engenheiros especializados

As contratações para funções especializadas de engenharia cresceram quase 25% entre 2019 e 2020. Entre os principais cargos estão os de Desenvolvedor Web, Engenheiro Full Stack, Desenvolvedor Frontend e Desenvolvedor de Jogos e as habilidades procuradas foram de Gerenciamento de Programas, Desenvolvimento Web e Sistemas Distribuídos.

12) Especialistas em saúde mental

O aumento na contratação de profissionais com especialização em saúde mental aumentou quase 24% em 2020. Entre os principais cargos buscados estão: Terapeuta Comportamental, Especialista em Saúde Mental, Psicoterapeuta e Técnico em Saúde Mental. As habilidades que mais interessaram os recrutados foram as de terapia lúdica, atenção plena e terapia cognitivo-comportamental (TCC) e 97% dos contratados têm diploma de ensino superior.

13) Profissionais de Experiência do Usuário (UX)

Os profissionais de Experiência do Usuário (UX) tiveram suas contratações aumentadas em 20% entre 2019 e 2020. Designer de experiência do usuário, Consultor de design de produto, Designer de interface do usuário e Pesquisador de experiência do usuário foram os profissionais mais buscados. Entre as habilidades destacaram-se as de Web Design, Design Thinking e Teste de Experiência do Usuário e 97% das contratações foram de profissionais com ensino superior.

14) Especialistas em ciência de dados

As contratações para essas funções cresceram quase 46% desde 2019 e os principais cargos buscados foram os de Cientista de dados, Especialista em ciência de dados e Analista de gerenciamento de dados. Das habilidades destacam-se a modelagem estatística e a visualização de dados e 98% das contratações foi de profissionais com ensino superior.

Saiba mais: 5 dicas para escrever uma carta de motivação atraente para o recrutador.

15) Profissionais da área da inteligência artificial

As contratações nesta área cresceram 32% entre 2019 e 2020 e os profissionais mais buscados foram: Engenheiros de Aprendizado de Máquina (learning machine), Especialista em Inteligência Artificial e Pesquisador de Aprendizado de Máquina. Das habilidades que mais se destacam estão as de C ++, Amazon Web Services (AWS) e Python (linguagem de programação) e 99% dos profissionais contratados tinham ensino superior completo.

Confira os principais empregos em 2021 e as empresas que estão contratando segundo o LinkedIn

Depois de conhecer a lista com os principais empregos em 2021, aproveite para acessar a rede social profissional LinkedIn. Você poderá ver todos os dados e consultar a lista de empregos em aberto para qualquer uma das posições acima.

*Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora:

livro morar fora claudio abdo

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

One thought on “Principais empregos em 2021 segundo o LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *