Como conciliar carreira e maternidade: dicas práticas

Veja dicas de como conciliar carreira e maternidade, administrar seu tempo e cuidar de você e da sua vida profissional sem culpa.

As profissionais que se tornam mãe e voltam ao mercado de trabalho ainda enfrentam muitos obstáculos. Descobrir como conciliar carreira e maternidade é um desafio para muitas dessas mulheres. Não por uma questão de competência, mas sim por uma cultura laboral muito rígida em relação às leis, jornadas longas e modelo de trabalho que dificultam  a vida de muitas de nós.

Assim como muitas das minhas leitoras e clientes também sou mãe e profissional, diariamente tento conciliar a carreira e maternidade de uma forma que me traga satisfação pessoal e realização profissional. 

A  pandemia veio tornar ainda mais desigual a vida entre mulheres de todo o mundo. De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU),  apontou que mulheres assumem mais tarefas domésticas que os homens, além disso, durante a  pandemia notasse que estão são mais vulneráveis a deixar o mercado de trabalho.

Em relação ao mercado de trabalho, a situação das mulheres sem filhos é bastante diferente das que são mães. A realidade mostra que muitas mulheres têm o desenvolvimento profissional afetado após a gravidez. Ao contrário das suas colegas sem filhos que seguiram numa trajetória crescente profissional. 

Mas é no dia a dia frenético que o drama de conciliar carreira e filhos se mostra em diferentes aspectos. De acordo com a estrutura familiar e profissional, podendo diferir de acordo com cada ocupação e da carreira de cada mãe, incluindo necessidades pessoais e sociais.


Você enfrenta dificuldades para conciliar carreira e maternidade na sua rotina?

Mas do que nunca, as mulheres são convidadas a repensar na gestão das suas carreiras, isso inclui falar de filhos e família. É possível estabelecer um bom relacionamento familiar sem afetar a sua carreira.

Estabelecer prioridades é o primeiro passo para conciliar carreira e maternidade, é estabelecer critérios de importância para: você, sua família e sua carreira. Vou fazer algumas perguntas para te ajudar:

Pergunte para si mesma:

  • O que não pode deixar de fazer de jeito nenhum ? 
  • Quais são as tarefas da minha carreira que não posso deixar de executar essa semana e quais posso planejar um prazo maior?
  • O que eu preciso para cuidar da minha saúde física e mental para realizar tudo que preciso fazer? 
  • Quais são os recursos financeiros que preciso gerar para manter a minha família numa condição financeira adequada?

Seja honesta consigo neste exercício, as respostas vão te ajudar a entender as suas verdadeiras prioridades.

O mais importante é entender que conciliar carreira e filhos, nem sempre é uma tarefa fácil, mas ser mãe, profissional, e manter a sua independência financeira é liberdade de escolhas.

Saiba como desenvolver o autoconhecimento e investir na sua carreira.

Para quem tem dificuldades, confira essas dicas abaixo, faça uma adaptação a sua realidade e depois conte aqui nos comentários o que achou:

1) Produtividade com Gentileza 

Produtividade com gentileza é você ter consciência que tanto a sua carreira e a sua vida familiar importam, porém, é necessário separar os diferentes compromissos. O seu tempo e a sua energia são finitos, saiba como alocar tempo para cada uma das suas tarefas da carreira e assistência aos filhos. Estou a falar de ter uma rotina organizada, principalmente se você trabalha em casa.

Reflita e responda num papel: como seria se eu já tivesse uma rotina organizada que atendesse a minha carreira e aos meus filhos?

O que estaria diferente?

Profissional multipotencial: saiba como prosperar na sua carreira.

2) Tenha um espaço de trabalho adaptado

Para quem trabalha e casa é importante esse espaço para criar um ritual para iniciar o trabalho. Como assim? A sua mente entende que aquele momento é dedicado para as atividades relativas a sua carreira, então os seus pensamentos e o seu foco estará voltado para isso.

Trabalhar na mesa da cozinha, onde acontece de tudo é um risco de interrupções, distrações, e será mais difícil a concentração no que precisa fazer. Assim fica mais fácil definir para você e seus filhos quando você trabalha e quando está livre para participar de outras atividades com eles.

3) Gestão do Tempo

Não é porque você trabalha em casa, que tem que estar disponível para o trabalho o tempo inteiro. A sua agenda com os diferentes compromissos podem e devem ser feitos de acordo com a sua realidade. Se for possível fazer a sua própria rotina, deixe para se dedicar às atividades que exigem mais concentração quando os filhos estiverem na escola.  

Descubra como construir seu plano de carreira.

4) Tenha uma rede de apoio

Ajuda muito saber que pode contar com alguém nos cuidados com os filhos e tarefas domésticas, você consegue gerenciar melhor o seu tempo e compromissos. Então pai, mãe, avós, vizinhos podem te ajudar nisso.

5) Atenção ao autocuidado

Cuidado para a sua própria programação, esteja  atenta a sobrecarga e respeite a programação inicial que você planejou para o dia. Faça pequenas pausas, se gostar de lê aproveite, pratique uma atividade física ou apenas descanse. 

Leia também: o que você tem feito por você?

6) Compartilhe as tarefas de casa

As tarefas de casa são verdadeiros ladrões de produtividade, lavar, passar, pegar lenha, cozinhar são coisas que precisamos fazer todos os dias, não quer dizer que tenha que ser somente a mulher a fazer. Pense em formas lúdicas de contar com o apoio da família, talvez uma gincana de pontos por tarefas como arrumar a própria cama, lixo para fora, etc. Crie um sistema de recompensas para cada tarefa feita.

7) Administre os imprevistos

Qualquer pessoa com filhos sabe que as rotinas podem ser atrapalhadas por algum imprevisto. O filho caiu na escola, greve de professores, uma dor de barriga… Então esteja preparada para fazer concessões e negociar com o seu planejamento, se for o caso refaça o planejado. A vida nem sempre respeita os nossos planos e está tudo bem.

A melhor maneira de conciliar a sua carreira e maternidade é saber quem você é, o quanto seu trabalho e o seu filho são importante para você. Uma mudança de mentalidade em organizar a sua vida, a sua rotina com a chega dos filhos é muito importante, nada será como antes temos que reorganizar a carreira e seguir. 

Carreira freelancer, saiba como começar a sua.

Conclusão: carreira e maternidade

Não existe fórmula magica existe mudança de mentalidade e planejamento para que  não atrapalhe e o seu ritmo de trabalho ou relacionamento em família. Assim fica mais simples conciliar trabalho e maternidade.

Quando achar que não vai conseguir, sente, respire, acalme a mente e descobrirá que tem forças para seguir em frente. 

Se precisar de ajuda, conte comigo! Você irá ter mais clareza e, ao mesmo tempo, aprenderá a assumir as rédeas da sua vida e direcionar a suas ações rumo ao destino que deseja.

Também pode te interessar: Faça da gestão do tempo sua forte aliada.

*Eu sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos, sempre atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico meu conhecimento para atender profissionais que desejam construir uma carreira profissional. Acredito que através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento temos a capacidade de transformar para melhor  todas as áreas de nossas vidas.

Quer saber como? Entre em contato conosco através do site Vagas pelo Mundo ou pela minhas redes sociais:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *