Carreira freelancer, saiba como começar a sua

Carreira Freelancer
Foto: Freepik – Marymarkevich.

Saiba como ter uma carreira freelancer, com maior liberdade para administrar seu tempo, suas decisões e ganhar qualidade de vida.

Qual o profissional que já precisou de uma renda extra e encontrou num trabalho freelancer a oportunidade de realizar um determinado tipo de serviço e ser remunerado por isso? E quando alguns profissionais percebem uma oportunidade na carreira freelancer de ter um caminho promissor? Desse modo, podem trabalhar seus talentos, ter maior liberdade para administrar seu tempo, suas decisões e além disso ganhar qualidade de vida.

Quem não gostaria, não é mesmo? O mercado de trabalho formal, nem sempre é atrativo para alguns perfis de profissionais, que preferem a liberdade de expandir conhecimento e empreender numa carreira com mais liberdade de acordo com suas preferências. 

Ou em alguns casos profissionais desempregados, encontram no trabalho freelancer uma oportunidade para se manter ativo no mercado. Mas você sabe o que é ter uma carreira freelancer?


Carreira freelancer: saiba como onde começar a sua

Freelancer é uma palavra em inglês que significa profissional autônomo. Aquele profissional que realiza um determinado tipo de trabalho, sem ter nenhum vínculo institucional. Em diferentes países essa condição laboral é regulamentada e regida pela constituição de acordo com a categoria, função ou atividade exercida.

O aumento dessa modalidade laboral, é uma realidade que impulsionou muitas plataformas que trabalham com freelancer . Essa é uma tendência crescente entre muitos profissionais de diversas áreas como: 

  • Desenvolvimento de TI;
  • Produtos digitais;
  • Criação de sites;
  • Design em publicidade;
  • Manutenção de prédios;
  • Manutenção elétrica; 
  • Serviço de jardinagem; 
  • Serviços jurídicos;
  • Gestão de redes sociais;
  • Marketing digital;
  • Serviços contábeis;
  • Aulas de idiomas;
  • Terapeutas alternativos,
  • Entre outros.

Veja como trabalhar com Marketing digital em Home Office.

A pandemia favoreceu os trabalhos freela

Com as restrições impostas pela pandemia, muitas dessas atividades não exigem da presença física do profissional, as reuniões, as entregas de projetos, orçamentos e serviços, chegam de maneira mais rápida. 

Atualmente o mercado de trabalho freelancer está favorável devido aos impactos da pandemia. Muitas empresas contratam profissionais para atender os projetos de acordo com uma demanda específica.

Os desafios de ter uma carreira freelancer

Toda carreira tem seus desafios, seja ela no mundo corporativo ou não, uma carreira freelancer também terá seus obstáculos. Entretanto se essa for sua intenção e se está comprometido em fazer dar certo, será uma jornada de muito comprometimento e autoresponsabilidade.

Um dos aspectos mais atrativos na carreira freelancer é a liberdade de não ter um chefe, não ter horários fixos e ter mais tempo livre. Cuidado para não cair na cilada de: “agora vou trabalhar no que gosto, e ter mais tempo livre”.

Essa liberdade tem um preço, exige organização, disciplina e um sistema de produtividade eficiente para gerar os resultados que gostaria, e assim garantir seu rendimento no final de cada mês. 

Neste ponto é importante lembrar que o profissional freelancer executa uma trabalho pontual, ou seja, sua preocupação deve ser em executar um bom trabalho, mesmo porque seu vínculo encerre após a execução. 

Entretanto, se realizar um bom trabalho, você poderá ser chamado novamente ou, até mesmo, ser indicado para outras empresas e donos de negócios, ampliando sua rede de contatos.

Nômade digital: como se tornar um, ganhar dinheiro e viajar o mundo.

Seu talento pode se tornar uma carreira freelancer

Sua jornada como profissional freelancer, precisa de planejamento e comprometimento. Para transformar seu talento numa carreira freelancer, você precisa mapear três aspectos através do autoconhecimento profissional:

  • Interesse: o que você gosta de fazer, são atividades ou tarefas que executa por prazer ou uma causa específica.
  • Habilidades: o que você faz bem, suas melhores características, o que você se destaca fazendo.
  • Preferências: o que você quer para sua vida profissional, sua prioridade de vida.
  • Oportunidades: a forma como você vai ser remunerado (produtos, serviços, negócios, etc).

Veja também: Soft skills, saiba o que é e como pode impulsionar sua carreira.

Dicas de como começar uma carreira freelancer

Faça uma autoavaliação e partir desses critérios elabore seu plano de carreira freelancer. Vamos te ajudar com algumas dicas de por onde começar sua carreira freelancer:

Defina o seu negócio 

O que você vai vender e para quem. Pode criar um portifólio online, assim facilita para quem vai contratar seus serviços e consegue entender quais foram os tipos de trabalho que você realiza.

Tenha um planejamento financeiro adequado a sua atividade

Tenha um bom perfil no LinkedIn, a maior plataforma profissional que possibilita interação com pessoas do mundo todo. Além disso, poste artigos que contam sua história, conecte-se com pessoas e empresas em potencial. 

Caso já seja um profissional freelancer pode destacar informações de formação profissional como cursos, competências, destacando os principais projetos são fundamentais.

Veja dicas de como empreender em tempos de crise.

Marketing pessoal

Cuide do seu marketing pessoal, lembre-se você é a sua empresa. Cuide da sua imagem como se ela fosse um patrimônio, por isso, é  importante ter um perfil nas redes sociais, como LinkedIn, Youtube, Facebook e Instagram, com uma comunicação clara e objetiva e imagem que possa atrair o seu público-alvo.

Aprenda a fazer seu Marketing Pessoal e ter sucesso na carreira.

Procure sites freelancer

Cadastre-se em sites específicos para trabalhos freelancers, como o Trampos.co, Workana, Fiverr, entre outros. Basta fazer o seu cadastro e, dependendo do site, é possível anexar seu portfólio. Conheça os melhores sites para encontrar trabalho freelancer.

Apesar disso, sua carreira freelancer pode ser desenvolvida de acordo com seu momento atual, ter clareza do que você quer e a intensidade que você vai dedicar a essa jornada irão nortear seus resultados.

Você pode começar de forma escalonada, como um plano B e aos poucos fazer sua transição. Ou se você está desempregado e essa é sua única alternativa, o foco e empenho farão a diferença.

Seja realista, comece com o que você tem, evite custos no início, mas não desista. Não permita que as incertezas do mercado te paralisem sua trajetória.

Ter uma carreira freelancer é transformar seu talento em uma atividade remunerada e que tenha haver com seu estilo de vida. Tenha ações efetivas para promover as mudanças necessárias, e desenvolver novas habilidades compatíveis com a carreira de freelancer, além disso, é uma excelente estratégia para desenvolver o seu plano de carreira.

Se precisar de ajuda entre em contato. Boa sorte com seus projetos!

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos, sempre atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico meu conhecimento para atender profissionais que desejam construir uma carreira profissional. Acredito que através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento temos a capacidade de transformar para melhor  todas as áreas de nossas vidas.

Quer saber como? Entre em contato conosco através do site Vagas pelo Mundo ou pela minhas redes sociais:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *