Como trabalhar com Marketing digital em Home Office

Marketing digital
Foto: Camila Renaux (Divulgação).


Consultora de Marketing digital Camila Renaux explica as oportunidades e dá dicas para quem pretende seguir a carreira.

Trabalhar com Marketing digital em Home Office pode ser um sonho para muitos profissionais de Comunicação e Marketing. Mas como é possível começar um negócio próprio trabalhando em casa? O site Vagas pelo Mundo foi entrevistar a expert no assunto: Camila Renaux.

A profissional brasileira é especialista em Marketing Estratégico e em Gestão de Negócios Interativos e ganhadora do Prêmio Profissional de Marketing do ano pela ABComm em 2018. Dessa maneira, Camila trabalha como Consultora de Marketing Digital e auxilia empresas e marcas a alcançar seus objetivos na web, no varejo eletrônico e nas mídias sociais.




Como trabalhar com Marketing digital em Home Office

Confira a entrevista exclusiva com a consultora Camila Renaux para o site Vagas pelo Mundo:

1) Quais as possibilidades de se trabalhar com Marketing Digital por conta própria?

São enormes! O mercado de Marketing Digital tem excelente receptividade para a prestação de serviço através de diferentes formatos, um deles o de MicroEmpreendedor Individual (MEI). Desse modo, é possível trabalhar com Marketing Digital de qualquer lugar do mundo, existem ferramentas, modelos de negócio e estratégias para quem busca esse tipo de flexibilidade em uma área promissora e apaixonante!

Aprenda a fazer seu Marketing Pessoal e ter sucesso na carreira.

2) Como atrair clientes e se tornar conhecido como um profissional de Marketing freelancer?

Essa pergunta é ótima porque vai direto ao ponto central: o “freela” é você complementar uma atuação formal com jobs extra, é incremento de renda. Sendo assim, a percepção é justamente de algo temporário, de menor valor percebido, algo que você faz para incrementar a renda quando precisa. Mas o prestador de serviço dentro de Digital pode ser um profissional técnico e/ou estratégico que utiliza um formato de trabalho específico, como autônomo.

Para poder transmitir essa imagem e ser percebido como tal, é necessário reforçar a sua autoridade. Portanto, a dica é: use vídeos e tenha estratégia de conteúdo para construir autoridade e gerar potenciais clientes. Sendo assim, outro ponto importante é fazer um ótimo trabalho e reforçar o networking para ser recomendado e indicado.

grupo-novo-facebook

3) Como é possível usar as redes sociais para conseguir trabalhos?

Através de estratégia de conteúdo e construção de autoridade e divulgando seu trabalho de forma geral. Ou seja, se você não mostra o que sabe, o que faz, como outros ficarão sabendo sobre você? Vivemos na era das buscas e ser encontrado é ponto central.

Utilize ferramentas como redes sociais e plataformas específicas para melhorar sua visibilidade e credibilidade: Instagram, Tumblr, Pinterest, Youtube, Behance e Workana são alguns exemplos.

4) Existe um perfil ideal para trabalhar com Marketing digital? Para você formação acadêmica é mais importante do que experiência profissional?

Ter graduação é diferencial, mas nem sempre é pré-requisito. Ter experiência é mais valioso, o que pode ser conquistado através de projetos pessoais (manter um canal ou um blog, por exemplo) e através de trabalho voluntário em ONGs. Ser curioso, pró-ativo e ter vontade de aprender e implementar coisas são características comportamentais muito valiosas nesse mercado!

<h3<5) quais=”” os=”” desafios=”” de=”” trabalhar=”” home=”” office=”” e=”” como=”” driblá-los?<=”” h3=””>

Para muitos, a disciplina é o que mais pega! Para mim, foi a longa jornada de trabalho. Um desafio é a compreensão de vizinhos, familiares, amigos e prestadores de serviço que ao estar em casa você está trabalhando e por consequência, não está disponível. Desse modo, um lado que pouca gente lembra é o da diferença entre trabalhar em equipe versus trabalhar sozinho.

Geralmente, em agências e empresas estamos rodeados de pessoas. Portanto, ao trabalhar em casa, você estará geralmente sozinho. É uma mudança de ambiente que pode impactar nossa dinâmica e que precisa ser avaliada para ser contornada com estratégias de networking, como marcar almoço ou café com colegas e parceiros de trabalho.

Veja também: 5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

6) Quais as vantagens e desvantagens de não ter um chefe?

É um outro formato, você será seu próprio chefe. Contudo, ter uma liderança, uma inspiração, é bem legal para nos manter motivados. As vezes a saída dessa figura pode nos deixar sem esse referencial. Sendo assim, para aqueles “chefes” e não líderes, essa falta não será sentida, né? É muito importante aprender a ser auto gerenciável e ser seu próprio chefe é um exercício dessa habilidade.

7) Como começar um trabalho Home office?

Com planejamento! Mapeie o que vai mudar, como isso impactará sua vida pessoal e profissional e inicie as mudanças. Portanto, delimitar um espaço para trabalhar também é uma boa dica, é impossível ter qualidade de vida se você não tiver um espaço legal para trabalhar.

Usar notebook deitado no sofá pode até parecer um sonho, mas a realidade é que não funciona nem a curto prazo. Sendo assim, faça um check list de todos os aspectos e pontos e coloque os prazos e o que você fará para cada um deles e mão à obra! Faça acontecer!

Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office.

8) Qual a velocidade que as redes sociais tem mudado e como acompanhar tudo isso?

Aprendendo a amar o aprendizado, estudar sempre! Usando ao máximo a produtividade e o foco ao seu favor, uma coisa de cada vez! Ficar pulando de uma informação ou atividade para outra não ajudará. Contudo, utilize métodos alternativos de aprendizado, exemplo: estudar através de podcasts quando estiver na fila do banco, no trânsito ou fazendo compras no supermercado.

9) O Marketing tradicional ainda é mais importante do Marketing digital? Qual a sua visão sobre o assunto?

Não existem pessoas digitais, existem ferramentas digitais. Sendo assim, nosso foco é a experiência! Usamos cada vez mais o digital, celulares são extensões do nosso corpo. Pensando nesse contexto, o Digital cresce sim em relevância.

Descubra o novo perfil corporativo requisitado no mercado de trabalho.

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

livro morar fora claudio abdo

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



</h3<5)>

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

5 thoughts on “Como trabalhar com Marketing digital em Home Office

  • 17 de julho de 2020 em 5:00 pm
    Permalink

    Hoje trabalhar em casa com marketing digital não é mais um sonho já é uma realidade. Gostei do artigo

  • 28 de junho de 2020 em 12:58 pm
    Permalink

    Trabalhar em casa com marketing digital pode parecer um sonho. Mas com certeza é a realidade de muitos.

  • 16 de dezembro de 2019 em 1:55 am
    Permalink

    Muito boa essa página,nota 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *