Descubra como construir seu plano de carreira

construir seu plano de carreira
Foto: Portal Gente Mais.

Saber onde você quer estar profissionalmente e ter um bom plano de carreira para te guiar é uma boa combinação.

Como você quer estar daqui a um ano na sua carreira? Ser promovido no trabalho, conseguir passar num concurso, fazer uma transição de carreira, abrir um negócio. Todos nós temos objetivos e construir um plano de carreira pode te ajudar a ter mais clareza para alcançar a sua realização profissional.

Geralmente começamos a construir um plano de carreira quando estamos ainda na fase da escolha profissional, idealizamos muitos objetivos, entretanto a nossa carreira nunca é linear. 

Enfrentamos os desafios do mercado de trabalho, frustrações, realizações e cada fase da nossa trajetória exige de nós uma preparação e um empenho diferente. Ter um plano de carreira realista e adequado ao seu momento profissional, aumenta muito as suas chances de manter-se comprometido com a sua jornada.

Toda a carreira tem os seus desafios, o mais importante é saber se está satisfeito com os resultados das suas escolhas. No decorrer da nossa jornada, vamos perceber que a vida nem sempre respeita os nossos planos, no dia a dia, tomamos decisões, fazemos concessões e muitas vezes quando nos damos conta, nos afastamos daqueles objetivos que inicialmente traçamos. 

Agora, é comum os profissionais se sentirem perdidos, insatisfeitos ou já não enxergam mais sentido nas suas carreiras, desejando uma mudança para conseguir realizar os seus planos da forma como desejavam.

5 dicas para escrever uma carta de motivação atraente para o recrutador.


Descubra como construir seu plano de carreira

Saber onde você quer estar profissionalmente e ter um bom plano de carreira para te guiar é uma boa combinação. Contudo, ter essa clareza entre altos e baixos nem sempre é uma tarefa fácil, neste caso contar com um profissional coach é uma boa estratégia para fundamentar os próximos passos da sua carreira. 

Saiba como o coaching pode te ajudar a construir o seu plano de carreira:

  • Mapear onde você está: nessa análise inicial é importante avaliar todos os pontos da sua carreira atual;
  • Onde deseja chegar na sua carreira e quando vai concretizar seu objetivo;
  • Você deve traçar os caminhos para alcançar os objetivos de forma clara e realista considerando os prazos.

Assuma as rédeas da sua carreira!

A partir desses pontos é fundamental saber se está comprometido com as ações que definiu e de acordo com os o nível de esforço e prazos que estabeleceu. Seja honesto! Afinal quem deve ter as rédeas da sua carreira é você. 

O seu coach nesta atura está pronto para te guiar e co-criar com você essa nova trajetória da carreira. Aqui segue algumas questões nessa reflexão:

  • Quais os aspectos da sua carreira, gostaria de fazer melhor?
  • O seu plano de carreira está compatível com suas habilidades e interesses?
  • O que te impede de realizar essas ações?

A importância dessas respostas deve estar alinhadas com os seus valores, ou seja, o que é primordial para você, aquilo que não abre mão na sua vida. Esses valores irão trazer foco e motivação para as ações que você e o seu coach irão combinar. 

Investir em um processo de coaching é investir em autoconhecimento e alinhamento as necessidades do mercado de trabalho. Desse modo, podendo identificar os seus pontos fortes, as suas crenças e o que precisa desenvolver para continuar a ser um profissional de alta performance permitirão ter os seus objetivos alcançados.

Saiba como desenvolver o autoconhecimento e investir na sua carreira.

Por que é preciso de um plano de carreira?

como fazer plano de carreira
Foto: Personal Branding Blog.

A verdade é que existe um grupo grande de profissionais que não se dão a esse trabalho, acreditam que “as coisas vão melhorar”. Entretanto, não é muito estratégico deixar a nossa carreira a sorte do acaso. 

A nossa carreira precisa ser planejada não só quando estamos diante de uma situação de desemprego. É necessário se movimentar se preparar para as oportunidades que pode surgir a qualquer momento.

Pensar e projetar a sua carreira dentro de uma estratégia individual e alinhada as tendências do mercado de trabalho, irão te preparar para qualquer situação no cenário atual.

Veja também: Carreira freelancer, saiba como começar a sua.

Precisa de ajuda para traçar o seu plano de carreira?

Assumir o controle da sua carreira e ser o protagonista das suas escolhas, é assumir riscos, é sair da zona de conforto e se lançar para novas experiências que você sonhou.

Mudar a sua vida profissional é uma questão de escolha. Então se você se sente perdido ou não encontra mais sentido na carreira, e quer fazer essa mudança, siga em frente! Olhe para dentro veja de onde vem aquela força que faz os teus olhos brilharem e se encher de energia para realizar e peça ajuda.

No processo de coaching, você aprenderá a assumir as rédeas da sua vida, traçar as suas metas e direcionar a suas ações rumo ao destino que deseja.

Veja também Como evitar os erros comuns em uma entrevista de emprego.

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos, sempre atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico meu conhecimento para atender profissionais que desejam construir uma carreira profissional. Acredito que através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento temos a capacidade de transformar para melhor  todas as áreas de nossas vidas.

Quer saber como? Entre em contato conosco através do site Vagas pelo Mundo ou pela minhas redes sociais:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *