4 ferramentas básicas necessárias para uma entrevista virtual de sucesso

entrevista virtual de sucesso
Foto: Forbes.

Uma entrevista virtual de sucesso depende de alguns fatores. Confira quais são eles!

Durante a pandemia as entrevistas virtuais se tornaram bem comuns. Então é importante que sua primeira impressão digital seja profissional e bem elaborada. Você precisa ser profissional e organizado, como se fosse pessoalmente. Por isso, confira 4 ferramentas necessárias para uma entrevista virtual de sucesso.


Ferramentas necessárias para uma entrevista virtual de sucesso

Além de se vestir adequadamente para o evento e se preparar para as perguntas da entrevista, existem algumas ferramentas que ajudarão a garantir que sua entrevista de emprego ocorra sem problemas e que você se apresente de maneira profissional. Confira abaixo as 4 ferramentas necessárias para uma entrevista virtual de sucesso:

Leia mais: como um recrutador seleciona um candidato: descubra os segredos.

1º — Boa iluminação

A iluminação é extremamente importante, pois sua aparência na tela é a primeira impressão que um recrutador terá de você. Não importa o quão bem vestido você esteja, a iluminação deficiente pode fazer você parecer menos preparado e ainda menos profissional.

Evite ter uma fonte de luz, especialmente uma janela, diretamente atrás de você. A câmera vai acabar deixando sua imagem incrivelmente escura para compensar o brilho e o profissional responsável pela contratação não conseguirá enxergar você muito bem. A luz vinda do lado também pode ser problemática, já que metade do seu rosto ficará sombreado e a outra metade normalmente iluminada.

A melhor fonte de luz é colocada diretamente à sua frente para que seu rosto seja iluminado por igual. Um anel de luz que pode ser preso ao seu monitor é uma ótima solução, pois foi projetado para produzir luz de boa qualidade. Se você não quiser comprar, arrume um abajur ou lâmpada que fique bem à sua frente ou sente-se de frente para uma janela.

Descubra quais são os principais empregos em 2021 segundo o LinkedIn.

2º — Um microfone e fones de ouvido

Nada é pior do que má qualidade de áudio ou eco constante durante uma entrevista. Resolva esse problema garantindo o uso de fones de ouvido com um microfone conectado. Os fones de ouvido com fio do iPhone, por exemplo, produzem som de boa qualidade e, como bônus adicional, não são caros.

Além disso, certifique-se de usar fones de ouvido com fio em vez de Bluetooth. Dessa forma, não há chance de seus fones de ouvido se desconectarem ou a bateria acabar durante a entrevista. Sem contar que usar fones de ouvido também ajuda a melhorar a qualidade do som ao ouvir o recrutador, garantindo que você não perca nada de importante que ele esteja dizendo.

Ter áudio de boa qualidade nos dois sentidos garante que a entrevista transcorra sem problemas e nenhum tempo será perdido por qualquer pessoa ter que se repetir várias vezes, o que torna o processo (ainda mais) estressante e cansativo.

Como conciliar carreira e maternidade: dicas práticas.

3º — Uma webcam de boa qualidade

Se o seu computador não possui uma webcam embutida, você precisa comprar uma. Embora as câmeras dos telefones e tablets sejam muito boas, elas também oferecem distrações. Você provavelmente terá notificações aparecendo enquanto estiver fazendo sua entrevista ou, pior ainda, uma ligação será feita e interromperá a entrevista. Não deixe isso ao acaso – invista em uma webcam para seu computador e deixe seu celular em outro cômodo se possível.

Leia também: brasileiro conquista vaga em empresa britânica com currículo inovador.

4º — Um fundo livre de distração

Você quer que o profissional que está responsável pela sua contratação preste atenção em você, não olhando para o seu histórico. Procure um fundo livre de desordem, como uma parede em branco ou uma estante de livros. Nem sempre é fácil encontrar um fundo sem distrações e com boa iluminação, então você pode ter que improvisar. Cubra um fundo movimentado pendurando um lençol (bem esticado) atrás de você, ou então, feche as cortinas e use como pano de fundo.

Profissional multipotencial: saiba como prosperar na sua carreira.

Outras dicas para uma entrevista virtual de sucesso

Além das 4 ferramentas básicas para uma entrevista virtual de sucesso que falamos, outras dicas são bastante interessante. Avise seus familiares que residem na sua casa que você terá uma entrevista e peça para que eles não façam barulho. Também feche outros aplicativos e sites para evitar distrações durante a realização da entrevista online.

Vale a pena relembrar que você deve saber o mínimo sobre a empresa que pretende trabalhar para estar o mais tranquilo(a) possível durante o processo de seleção. Respire fundo, mantenha a calma e tenha sempre em mãos um caderno de anotações para que você tome notas durante a entrevista e pergunte posteriormente ao contratante. Boa sorte na sua entrevista de emprego!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *