Como um recrutador seleciona um candidato: descubra os segredos

como um recrutador seleciona um candidato
Foto: Pixabay. Arte: Vagas pelo Mundo.

Descubra como um recrutador seleciona um candidato e quais os principais fatores que são levados em conta na hora de uma contratação.

Quantas vezes você participou de um processo seletivo na sua jornada profissional? Quantas vezes você queria saber o que de fato o recrutador estava buscando para ser mais assertivo durante o processo seletivo e alcançar a vaga? Como um recrutador seleciona um candidato para a vaga anunciada?

Compreender e navegar nas novas dinâmicas do mercado de trabalho é um dos maiores desafios daqueles que buscam um novo emprego. Descobrir como um recrutador seleciona um candidato, talvez possa te ajudar a conseguir o emprego que deseja e se tornar um candidato desejado e disputado pelo mercado de trabalho.


Você continua a buscar emprego como antigamente?

O setor de recrutamento e seleção passou por grandes mudanças nos últimos anos, sem dúvidas que as novas tecnologias e as práticas de recrutamento avançadas podem ajudar ou atrapalhar o seu desempenho durante as etapas do processo seletivo.

Geralmente o processo de recrutamento e seleção de pessoas nas empresas inicia a partir da solicitação de um líder ou de uma determinada área da empresa. Essa identifica a necessidade de preencher uma vaga, ou criar um determinado cargo específico.

A partir da solicitação é feita a job description, ou descrição das atividades, onde serão definidas as principais informações, o pré-requisito para a seleção. Veja um exemplo: Cargo, atividades a serem realizadas, salário, carga horária, competências exigidas. Será com essas informações que o recrutador irá buscar os candidatos no mercado.

Mesmo com as grandes taxas de desemprego, o mercado de trabalho está dinâmico e cada vez mais seletivo, continuam ter contratações e desligamentos. Apesar disso, profissionais encontram dificuldades na forma de abordar uma empresa ou responder a um anúncio, talvez nunca pensou de forma estruturada e estratégica sobre isso.

Descubra como construir seu plano de carreira.

Como um recrutador seleciona um candidato: descubra os segredos

Destacamos alguns aspectos fundamentais, que como candidato pode ajudar a perceber como o recrutador seleciona um candidato: 

1) Seja um Explorador

As empresas buscam competências específicas para cada oportunidade. É muito importante que você possa reconhecer essas competências através da descrição da vaga de emprego, das informações do anúncio e nas informações no site da empresa. 

Descobrir qual é o referencial específico que o recrutador procura, vai direcionar o seu foco na forma como vai fazer a sua abordagem, a demonstração das suas competências das suas soft skills referentes aquela oportunidade. Essa etapa vai exigir que você tenha informações da realidade do mercado, que seja perspicaz para interpretar de forma assertiva essas informações e salientar as suas competências ao referencial específico que a empresa procura. 

Confira 5 dicas para escrever uma carta de motivação atraente para o recrutador.

2) Faça uma Autoavaliação

Após estudar os dados da oferta é importante pensar na sua capacidade de responder às expectativas do recrutador e posteriormente da empresa. Identificar e reconhecer os seus pontos fortes, melhorar o seu posicionamento no mercado de trabalho através das redes sociais, permite que os recrutadores possam ter mais referências sobre o você.

Ter um perfil profissional claro alinhado aos seus objetivos, com vídeos, conteúdos, artigos que podem agregar valor e gerar opiniões são muito valorizados atualmente. Veja 4 formas de usar a tecnologia a favor do seu currículo.

Com as mudanças impostas pela pandemia muitas competências se tornaram importantes. Pesquisas apontam uma forte tendência de que as habilidades comportamentais as soft skills, continuam a ganhar mais atenção na hora da contratação. Confira quais são as soft skills mais valorizadas pelo recrutador: 

  • Aprendizado contínuo;
  • Pensamento crítico analítico;
  • Resiliência;
  • Postura colaborativa;
  • Flexibilidade a mudanças;
  • Criatividade na solução.

Portanto, as competências são um conjunto de características que permitem agregar valores pessoais e profissionais, somente após fazer essa avaliação poderá ter clareza das suas chances.

Desse modo, os profissionais que buscam o sucesso devem colocar em prática toda a força de seus conhecimentos e ações. Sempre atuando para superar desafios e conquistar as oportunidades de trabalho dos seus sonhos.

Profissional multipotencial: saiba como prosperar na sua carreira.

Como um recrutador seleciona um candidato: ferramentas de avaliação

Durante um processo seletivo o recrutador pode fazer a combinação de diferentes ferramentas de avaliação para conhecer melhor esse candidato. Além do currículo, entrevistas, testes funcionais, testes psicológicos são recursos que compõem uma boa avaliação do candidato. Invista em autoconhecimento para se sentir mais confiante e seguro do seu potencial.

Entender a dinâmica do mercado de trabalho e saber como o recrutador seleciona um candidato é importante, mas não substitui o que todo profissional que deseja uma vaga de trabalho precisa, a preparação. 

A preparação passa pela necessidade de conhecer as oportunidades do mercado que se deseja atuar, pelas qualificações necessárias, e pelo desenvolvimento pessoal. É indispensável adaptar-se às novas tendências tecnológicas. E dessa forma, preparar-se para participar dos processos seletivos e principalmente, desenvolver as competências necessárias para o novo normal.

O emprego e a economia durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, leia o artigo da Comissão Europeia.

Se precisar de ajuda conte comigo, gerar clareza e, em simultâneo, aprenderá a assumir as rédeas da sua vida e direcionar a suas ações rumo ao destino que deseja.

*Eu sou Vanessa Ferreira, psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Minha trajetória profissional foi construída ao longo de 16 anos de experiência no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atuando com desenvolvimento de pessoas e educação corporativa. Atualmente moro em Portugal, onde trabalho aplico meu conhecimento para atender profissionais que desejam construir uma carreira profissional.

Quer saber como? Entre em contato conosco através do site Vagas pelo Mundo ou pelas minhas redes sociais:

Leia também: Como conciliar carreira e maternidade: dicas práticas.

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *