Como guardar dinheiro para sair do país?

guardar dinheiro para sair do país
Foto: The Today Show.

Confira o caminho para guardar dinheiro para sair do país e realizar o sonho morar fora.

Sair do Brasil e morar fora é o sonho de muitos brasileiros. Para isso é preciso planejamento (financeiro, burocrático e emocional). Viver em outro país é um sonho possível, entretanto é preciso muita disposição, força de vontade e otimismo. Além disso é preciso paciência para juntar toda a papelada e fazer o visto de residência para o país desejado. Confira dicas de como guardar dinheiro para sair do país.





Como guardar dinheiro para sair do país?

Veja as nossas dicas para conseguir guardar dinheiro para sair do país e realizar o desejo de morar no exterior:

1) Custo mínimo

A primeira etapa para juntar dinheiro é definir uma meta e um prazo. Por exemplo, quero juntar R$ 40 mil para sair do Brasil. É preciso planejamento financeiro a longo prazo. Por isso, deixe de comprar roupas, sapatos, bolsas, eletrônicos. Pare de comer fora, prepare todas suas refeições em casa, leve marmita para o trabalho e não compre nem aquele chocolate no meio da tarde na padaria. Gaste apenas o que realmente for necessário.

Conheça os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.

2) Venda tudo que puder

Tire um dia inteiro, olhe para sua casa e comece a vender tudo que não precisa mais: roupas, sapatos, bolsas, quadros, livros, DVDs, CDs, almofadas, objetos de decoração, relógios, tudo que for possível. Vale até taças, copos, cristais e utensílios de cozinha. O segredo é: tirar boas fotos, com uma boa luz e um fundo branco.

Poste todos os itens para venda em sites como OLX, MarketPlace do Facebook. Descreva o máximo o produto: o que é, qual a marca, tempo de uso, tamanho, etc. Coloque seu e-mail e telefone de contato. Funciona e muito! Você pode entregar o produto em um lugar público ou combinar na frente da sua casa (de preferência com mais pessoas em casa) – preze pela segurança na venda. Jamais enviei qualquer item por Correio sem ter recebido o dinheiro com antecedência e dê preferência na venda para conhecidos.

3) Caderno de anotações: anote suas despesas

Anote todas as suas vendas em caderno ou no computador. Além disso, anote todas suas despesas do mês (inclusive a bala/chiclete que comprou) e veja onde é possível cortar custos. Separe suas despesas por categorias: moradia, lazer, alimentação, educação, etc. Prefira programas em casa ou na casa de amigos e deixe de ir em restaurantes, padarias, bares e baladas. Foque no seu objetivo e na realização do seu sonho!

Veja como morar no exterior sem dinheiro.

4) Deixe o aluguel: more junto com alguém alguns meses antes

Para economizar no valor do aluguel, veja se é possível morar com um parente (pai, mãe, tio, tia, primos) ou amigo alguns meses antes da sua mudança de país. Cancele todos os custos como TV a cabo, energia elétrica, água, plano de celular, etc. Tente reduzir sua despesa na metade e guarde todo o resto para a viagem. Ter tempo de cancelar todas as contas no seu nome é fundamental para deixar tudo resolvido antes da sua viagem.

*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

5) Faça dinheiro nas horas extras

Pesquise empregos informais fora da sua hora de trabalho. Para guardar dinheiro para morar fora, vale tudo! Vender bijuterias, maquiagens, mini calzones, salgadinhos, brigadeiros, bolos, dar aulas particulares… Use sua imaginação e faça uma grana extra para guardar.

Sonha em morar fora? Confira dicas de como juntar dinheiro nas suas horas de folga.

Guardar dinheiro para sair do país: dicas finais

Agora que você já sabe por onde começar, defina uma data de início e um prazo para você mesmo. Não conte seu sonho para todo mundo (o melhor: para apenas um melhor amigo). Tenha determinação e não deixe as circunstâncias e perrengues tirar você do seu caminho para morar fora e realizar seus sonhos. Essa força-tarefa deve ser feita com bastante tempo de antecedência, comece a juntar dinheiro e planeje sua mudança de país, faça seu visto com calma e tenha um objetivo bem definido.

Eu espero ter te ajudado! Boa sorte na sua nova trajetória.

*Veja também o nosso vídeo com 5 dicas para guardar dinheiro para morar fora:



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *