Como morar no exterior sem dinheiro

morar fora sem dinheiro
Foto: Pixabay

Confira dicas que podem te ajudar a realizar esse sonho e morar no exterior sem dinheiro.

Muitas pessoas têm o sonho de morar no exterior, mas a questão financeira atrapalha os seus planos. É preciso de dinheiro para comprar as passagens, fazer o visto, seguro de saúde de viagem e dinheiro para começar uma vida no exterior. São muitos fatores e questões burocráticas que por vezes nos desanimam.

Mas, calma! É possível criar um planejamento e achar soluções para você conseguir morar fora sem dinheiro. Para isso é preciso dedicação, tempo e vontade para a realização desse sonho. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:





Como morar no exterior sem dinheiro

Confira nossas dicas de como morar fora sem dinheiro e como realizar o sonho de ter uma experiência internacional.

1) Bolsas de estudo

Uma ótima opção para morar no exterior é estudando. Existem diversas universidades, fundações, empresas e ONGs que oferecem bolsas de estudo. Muitas bolsas pagam o valor integral da mensalidade, ajudam com a moradia e algumas até pagam as passagens aéreas.

Confira algumas das instituições que oferecem bolsas de estudo (tanto para estudo de línguas, Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado):

  • Banco Santander;
  • Rotary;
  • Embaixada da República Federal da Alemanha;
  • Fundação Calouste Gulbenkian;
  • Instituto Goethe;
  • Fundação Schlumberger;
  • Fundação Lemann.

Veja também: Você tem o perfil para morar fora?

2) Programa Erasmus+

O Programa Erasmus é o programa de intercâmbio da Europa. Diversas universidades brasileiras possuem parceria com universidades europeias e os alunos de Graduação podem estudar por um ou dois semestres na Europa. Ao ser aceito pela universidade, o aluno não precisa pagar as mensalidades nem da universidade do Brasil, nem na Europa.

Além disso, o valor que você pagaria nas mensalidades, pode ser usado para se manter no país escolhido. A maioria das universidades possuem Residências universitárias com todas as despesas incluídas (quarto, energia, água, internet) e os valores são bem acessíveis.

Outra informação importante, é que o aluno de intercâmbio pode fazer suas refeições nos refeitórios das universidades pagando um valor bem mais baixo do que em restaurantes. 

Veja também: como guardar dinheiro para sair do país?

3) Programa Au pair

O Programa Au Pair também é uma ótima opção para conseguir morar no exterior sem dinheiro, principalmente para mulheres solteiras (entre 18 e 30 anos). O programa consiste em ser babá e morar na casa da família escolhida no exterior. Diversos países possuem o Programa, principalmente Estados Unidos, Canadá, Holanda, Irlanda, Inglaterra etc.

As interessadas em morar fora devem gostar de crianças, falar o idioma estrangeiro (pelo menos inglês básico), e pagar as passagens aéreas. Chegando no local, recebe por semana e tem uma folga semanal e um final de semana de folga por mês. Ser Au Pair é uma ótima opção para morar no exterior, porque você não precisa pagar moradia, nem alimentação, e ainda por cima treina um novo idioma e conhece uma nova cultura. 

Veja também: 6 passos para conseguir morar no exterior.

 

4) Trabalho voluntário

Outra forma de morar no exterior sem dinheiro (ou com pouco dinheiro) é fazer um trabalho voluntário. Muitas empresas contratam estrangeiros e pagam a moradia e alimentação. É o caso de muitos hostels, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, fazendas, etc. 

Os estrangeiros normalmente precisam falar o idioma (ou falar inglês) para se comunicar com os clientes. Desse modo, é possível conseguir um emprego no exterior através de sites como o Worldpackers. 

Além disso, a AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. É possível fazer trabalhos voluntários e também remunerados. Presente em 114 países, a AIESEC está presente no Brasil e funciona como um elo de ligação entre o jovem e a empresa. 

Com certeza, será uma experiência incrível! Faça um planejamento para morar no exterior, prepare seu passaporte e pesquise todas as suas opções!

Veja também como tirar o passaporte e qual o valor.

 



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

3 thoughts on “Como morar no exterior sem dinheiro

  • 16 de março de 2021 em 9:02 pm
    Permalink

    Boa noite Amanda..gostaria de falar melhor com vc, através email ou tel/Zap..se possível for, pois tenho interesse em.mudar Brasil para Portugal..porém.gostaria de falar com.vc ok.Desde já agradeço e aguardo retoeno

  • 31 de agosto de 2018 em 11:45 am
    Permalink

    Me chamo Rômulo 34 anos, solteiro, sem filhos, sou Técnico de Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil, adoraria ir para Portugal trabalhar teria alguma chance???

  • 2 de maio de 2018 em 8:53 am
    Permalink

    Olá, me chamo Wagner sou brasileiro casado 33 anos, duas filhas e tenho técnologo em logistica. Existe alguma chance de imigrar para Portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *