Aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira em 5 passos

alavancar a sua carreira
Foto: Andrea Piacquadio -Pexels.

Saiba como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira e ajudar a ampliar sua rede de relacionamento.

Há algum tempo que as redes sociais são uma vitrine de comunicação e integração entre pessoas e empresas. Muitos profissionais já perceberam a importância dessa troca que facilitou e transformou o mercado de trabalho. Por isso é importante aprender a usar as redes sociais para alavancar a sua carreira e pode fazer isso em 5 passos que vão ajudar para conquistar os seus objetivos profissionais.  

Como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira em 5 passos

A dinâmica do mercado de trabalho mudou e diferentes oportunidades são criadas a partir das redes sociais. Essa grande vitrine global se tornou fonte de busca de pessoas com talentos e conhecimentos específicos, além de quebrar fronteiras e trazer fluidez para a gestão de negócios e carreiras.

Grandes empresas e profissionais têm buscado cada vez mais conhecer as ferramentas para fazer das redes sociais um atrativo a mais na hora da contratação de novos colaboradores. Desse modo, empresas e profissionais a utilizam para contactar com novos parceiros de negócios e buscar estabelecer parcerias estratégicas.

Por isso te pergunto: se uma grande empresa entrasse no seu perfil das redes sociais, você ficaria tranquilo com está lá no feed?                                            

Se responder a pergunta acima resultou em preocupação, o nosso texto vai ajudar. Porém, o que você precisa saber é que as redes sociais vieram para ficar. Além disso, toda a carreira é ou será digital em algum aspecto, portanto é estratégico para você saber como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira e, com isso, conquistar os seus objetivos profissionais.

Construir uma imagem digital profissional onde você possa vender o seu produto, vender a sua mão de obra qualificada nas diferentes redes sociais vai trazer mais possibilidades de negócios. Assim como você busca informações sobre as empresas no LinkedIn ou nos sites de busca, hoje é comum os recrutadores usarem as redes sociais para obter mais informações sobre os candidatos. Saber sobre o seu estilo de vida e assim perceber como as suas habilidades estão alinhadas a cultura da empresa.

Então, caso você não tenha um perfil nas redes sociais, veja esses 5 passos e aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira:

  1. Cuide da sua imagem nas redes sociais: Qual é a imagem que você quer passar nas redes sociais? Tenha coerências nas fotos que posta com o seu objetivo profissional e o seu estilo de vida. Evite publicações que possa te expor de forma negativa para o público, afinal as redes sociais são uma janela para que o mundo possa te conhecer.
  1. Escolha uma rede social para começar: Se você não está acostumado com as redes sociais, comece por uma que seja estratégica para você. O LinkedIn é a maior rede profissional atualmente, mas saiba que cada rede social tem características diferentes e assuntos definidos. Portanto, respeite as regras de conteúdos para postar e evitar constrangimentos.
  1. Tenha uma presença digital agradável: Ninguém gosta de conviver com pessoas chatas que criam polêmicas desnecessárias, e não agregam valor a ninguém. Ninguém faz negócio ou contrata pessoas que só usam o seu tempo para criticar, lembre-se que você é pode ser mal interpretado com esse tipo de exposição.
  1. Compartilhe o que você tem melhor: Compartilhe conteúdos interessantes sobre a sua área de atuação, sobre o que você faz, isso pode chamar atenção das pessoas e das empresas para futuros processos seletivos. Seja cordial, mostre a solução que entrega e comece a interagir com as pessoas nos comentários.
  1. Estabeleça bons relacionamentos: Ser estratégico nas redes sociais é importante, mas as oportunidades vem de pessoas. Estar em contato com quem você admira, seguir profissionais que se destacam podem trazer boas ideias. Além disso, a medida que você se aproxima desses profissionais, suas chance de ser lembrado por eles aumenta.

Conheça as 6 competências mais procuradas pelas empresas.

Redes sociais são ferramentas de comunicação importantes

As redes sociais são muito mais do que um lugar para postar fotos, dividir nossa rotina, falar com amigos e família. Nela você pode encontrar e construir um ambiente propício para fechar negócios e construir carreiras.

Contudo, não existem regras definidas para saber qual é a melhor, o que você precisa saber é como cada uma dessas redes sociais pode fazer a diferença na sua carreira, principalmente na hora de você conquistar mais clientes e aumentar os seus resultados.

Encontrar uma maneira onde você possa manter o seu estilo de vida, apresentar uma boa imagem profissional é que vai fazer a diferença. Você não deve ser quem não é. Seja você mesmo, entregue o seu melhor todos os dias e aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira através de uma comunicação clara e objetiva.

Saiba como realizar as suas metas profissionais ainda em 2021.

Investir em autoconhecimento através de ferramentas de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa acelerar os resultados nas redes sociais. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

Confira também dicas para trabalhar home office e inscreva-se no canal:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *