As 6 competências mais procuradas pelas empresas

competências mais procuradas
Foto: George Milton – Pexels.

Descobrir as competências mais procuradas pelas empresas é fundamental. Você sabia que elas podem ser decisivas na contratação?

O mundo está mudando, e com ele as relações de trabalho e os seus processos. Para aqueles que desejam evoluir na carreira o desafio agora é se manter como um profissional desejável para o mercado de trabalho. Além disso, é preciso estar de olho nas tendências do mercado de trabalho, por isso, hoje vamos te mostrar quais são as 6 competências que as empresas estão a procura nos candidatos.


As 6 competências mais procuradas pelas empresas

Para isso, além das competências técnicas referentes a sua ocupação é preciso desenvolver outras competências pessoais para se destacar. Não é preciso lembrar que a pandemia acelerou processos,  empresas e negócios estão se adaptando e fazendo gestão de negócios de forma diferente.

Entretanto, os resultados estão voltados para uma gestão ágil e foco na entrega e na solução dos serviços. Não há como retroceder, toda a carreira é, ou será digital. Por isso, em um mundo cada vez mais tecnológico e interativo e as empresas estão também em busca de colaboradores que se possam adaptar a este novo modelo de trabalho.

Sinais de que você está se candidatando para empregos errados.

O que são competências?

Competências são um conjunto de habilidades que você desenvolve com facilidade, são comportamentos relacionados ao seu conhecimento, aptidões e experiências que adquiriu. Algumas dessas competências são primordiais para o seu desempenho profissional.

Desde o início da pandemia, algumas empresas e recrutadores começaram a mapear quais os perfis profissionais e as competências que iriam se destacar, apesar das incertezas do mercado. A esta altura já conseguem apontar as 6 competências mais procuradas pelas empresas em 2021.

Veja se você possui essas 6 competências que as empresas estão buscando. Caso não tenha, talvez esteja na hora de desenvolver para acompanhar as frequentes transformações e ser disputado no mercado de trabalho:

1) Mentalidade de aprendiz 

Independente do seu status a mentalidade crescimento e motivação para aprender é uma habilidade primordial. Curiosidade, criatividade e vontade de aprender e expandir conhecimento, podem abrir portas e quebrar fronteiras para negócios e crescimento da sua carreira.

2) Comunicação eficaz

Saber se posicionar num mercado de incertezas é estratégico, com uma comunicação clara, objetiva. Pessoas com facilidade de comunicação, contribui para um melhor ambiente de trabalho, onde cada um assume as suas responsabilidades e os resultados são compartilhados.

3) Capacidade de trabalhar em equipe

Empresas estão revendo seus processos e custos operacionais, por isso, quase não existe espaço para individualismo na gestão dos negócios. É importante desenvolver um relacionamento interpessoal, gerir conflitos, cooperar com a equipe para alcançar um objetivo em comum.

Como encarar o desafio de construir uma nova profissão.

4) Adaptabilidade

Mudanças serão cada vez mais constantes e será parte da nossa rotina aprender a lidar com elas. Lidar com crises econômicas, com o avanço tecnológico é necessário, pois não há como impedir essas transformações.

5) Capacidade de entregar soluções

Você será avaliado e contratado pela solução que você entrega. Soluções prontas não existem mais, o mercado está dinâmico e precisará de soluções criativas e eficazes.

Os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

6) Perfil empreendedor 

Nem sempre empreender é abrir o seu próprio negócio, perfil empreendedor pode ser também se empenhar para crescer na empresa onde trabalha. Este perfil demonstra um comprometimento com a organização onde trabalha e coopera para produzir resultados positivos, além de obter progressos significativos para a empresa e para a sua própria carreira.

Conheça os 25 profissionais mais bem pagos nos Estados Unidos.

Se prepare para desenvolver as competências mais procuradas

As empresas têm desenvolvido métodos para identificar e recrutar profissionais com essas competências, que estão fazendo a diferença nos resultados. Enquanto candidato você pode se preparar melhor para participar dos processos seletivos e concorrer as vagas de promoção interna da sua empresa.

O coaching de carreira  é uma excelente estratégia para quem deseja identificar e desenvolver as suas competências profissionais. Através de ferramentas eficazes, o método descobre o que há de melhor em cada profissional e o ajuda a destacar esses atributos de uma forma que se tornem eficaz e estratégico, de acordo com o seu objetivo profissional.

Desenvolver essas 6 competências mais procuradas pelas empresas, irão te ajudar a ser um candidato disputado. Eu posso te ajudar, tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz. 

*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.

Aproveite para ver também as dicas para te ajudar a trabalhar como freelancer.

Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora com um episódio sobre as novas habilidades para o emprego do futuro:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *