Dicas para te ajudar a trabalhar como freelancer

dicas para trabalhar como freelancer
Foto: Task Pigeon Blog.

Descubra algumas dicas para trabalhar como freelancer e criar uma opção de carreira para driblar os problemas de emprego criados pela pandemia.

É certo que pandemia ajudou a aquecer ainda mais o mercado já quente dos profissionais freelancers. Atualmente muitas startups e empresas estão optando por contratar freelancers para cuidar de suas necessidades. Sendo assim, o setor atrai cada vez mais jovens que utilizam os seus conhecimentos para trabalhar em um modelo que foca na independência, mas também na possibilidade de ganhar mais dinheiro do que atuando como contratado em uma companhia.


Dicas para trabalhar como freelancer

Milhões de pessoas trabalham como freelancers atualmente em todo o mundo. Entretanto, apesar de parecer uma decisão difícil, pois muitos ainda preferem um emprego “normal”, se tornou uma forma de ganhar dinheiro extra durante a pandemia. Porém, ainda que o percurso seja cheio de receios, acredite: o caminho para se tornar um freelancer é bastante fácil, principalmente se a pessoa souber como percorrer as etapas iniciais. Por isso vamos mostrar algumas dicas para trabalhar como freelancer:

Novidade: TikTok permite currículos em vídeo para que usuários se candidatem a empregos.

Descubra se é a escolha certa para você

Trabalhar como freelancer vai exigir de você uma mentalidade diferente do comum. A primeira e talvez mais importante qualidade que uma pessoa precisa ter para se tornar um profissional freelancer é ser disciplinado. Além disso, apostar na sua confiabilidade vai ajudar a atrair clientes e é sua boa vontade que o torna bem-sucedido no longo prazo.

Contudo, ser dono do seu negócio inicialmente pode até parecer algo cheio de glamour. Porém, quando você precisa prestar contas a si mesmo e a cada um de seus clientes, é que se mostra um trabalho pesado. Desse modo, é importante estar pronto para lidar com vários trabalhos ao mesmo tempo e com diferentes responsabilidades e prazos apertados. Por isso, a mentalidade de um freelancer tem que passar por poder alternar entre os processos de pensamento, pois cada cliente deseja algo diferente.

Veja também: sinais de que você está se candidatando para empregos errados.

Construindo sua marca pessoal

Ainda falando em ser dono do seu negócio, algumas dicas para trabalhar como freelancer é que você terá que investir tempo e esforço na criação de uma marca pessoal. Claro, pois isso será utilizado em seu site e nas mais diversas plataformas de mídia social que estão disponíveis hoje. É compartilhando o seu trabalho nas redes sociais que você ganha visibilidade e atrai novos clientes. No LinkedIn, por exemplo, você encontra muitas oportunidades para trabalhar e fazer um “freela”.

Não deixe de ler: dicas da diretora de Recursos Humanos do Google para criar um currículo matador.

Aposte na criação de uma rede de relacionamento

Como qualquer empresa, a chave para o sucesso como freelancer é construir relacionamentos. Isso não significa apenas se envolver com clientes, mas também compartilhar conhecimento, criar e valorizar campanhas, mas também significa interagir com outros profissionais freelancers. Administrar seu próprio negócio pode ser uma tarefa solitária.

Em vez de olhar para outros freelancers como concorrentes, trabalhe de maneira colaborativa e veja a boa vontade que surge em seu percurso. Quando se trata de trabalhar com clientes, educação e profissionalismo são muito importantes. Cumprir os prazos também é uma parte crucial do freelancer. Embora o primeiro trabalho sério possa levar algum tempo para acontecer, é importante manter viva a confiança para subir na carreira de freelancer.

Veja mais: os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

Seja flexível e peça feedback

Você pode pensar que fez um bom trabalho para o cliente, mas sempre haverá a chance de algum retrabalho. Esteja aberto a feedback e aceite educadamente todos os indicadores negativos. O segredo do sucesso quando se trata de freelancer é entender o que seu cliente precisa e espera de você de maneira rápida.

Não se furte de fazer as perguntas que julga necessárias para a realização de um bom trabalho. Além disso, receba feedback com atenção e foque continuamente na melhora do seu trabalho. Por fim, entenda que todas as habilidades precisam ser sempre aprimoradas e, como freelancer, você deve assumir a responsabilidade por si mesmo e estar sempre aprendendo.

Saiba mais: relatório mostra aumento de empregos de Marketing remoto nos EUA.

Dicas para trabalhar como freelancer

A pandemia e a tecnologia estão mudando o mundo de maneira rápida. É fato que as demandas do local de trabalho e o que as empresas precisam e buscam também estão em constante (e rápida) mudança. Sendo assim, você pode reclamar e estagnar ou entender que precisa aprender as novas regras do jogo para permanecer relevante e, desse modo, conseguir evoluir na carreira e conseguir cobrar melhor pelo seu trabalho.

Descubra quais os melhores sites para encontrar trabalho freelancer.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *