Como trabalhar em Portugal [ATUALIZADO 2020]

Foto: Viva-Mundo | Arte: Vagas pelo Mundo

Saiba como é possível trabalhar em Portugal e como fazer o visto.

São inúmeros os cidadãos brasileiros que têm pesquisado opções de trabalho no exterior e têm ido buscar um lugar mais seguro para viver. Sendo assim, além dos países mais desejados como os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália, países europeus também entram na lista de destino.

A proximidade cultural com Portugal faz do país europeu uma boa opção na hora de escolher um lugar para morar fora. Por isso, cada vez mais brasileiros escolhem Portugal para estudar (fazer intercâmbio, pós-graduação) e outros preferem trabalhar em Portugal.

Para resumir, hoje vamos te contar como é possível trabalhar em Portugal e como fazer o visto para residir em Portugal.





Como trabalhar em Portugal – Visto de trabalho

Primeiramente é necessário saber que todos os pedidos de visto para morar em Portugal devem ser feitos ainda no Brasil. Posteriormente, se você pretende trabalhar em Portugal, precisará de uma carta convite de uma empresa com sede em Portugal que tenha intenção em te contratar e oferecer um contrato de trabalho.

Se uma empresa portuguesa ou multinacional com sede em Portugal pretende contratar um estrangeiro, a companhia inicialmente precisa anunciar a vaga em Portugal. Posteriormente, caso não consiga encontrar um candidato ideal para a vaga, pode convidar estrangeiros para trabalhar em Portugal.

Para esclarecer, os vistos são de responsabilidade dos candidatos ou daqueles profissionais que já foram selecionados para o trabalho e isso inclui a documentação e o pagamento do visto.

Saiba como fazer o Reagrupamento familiar para Portugal

Valor do visto

O valor do pedido de visto de residência para Portugal é de R$ 610,06 (valores atualizados em 2020).

Como trabalhar em Portugal – procurar emprego

Se você quer procurar emprego em Portugal, não deixe de acessar os principais sites de emprego do país. Veja todas as vagas abertas e envie seu currículo online:

Depois de conhecer os sites de emprego, é relevante ter um currículo no formato europeu e também um perfil bem completo na rede social profissional LinkedIn.

Se você precisa de uma assessoria para desenvolvimento do currículo europeu e do seu perfil completo no LinkedIn, não deixe de entrar em contato conosco e solicitar um orçamento.

Confira também: um guia completo para estudar em Portugal

Documentos necessários para o visto

Quando você for solicitar o visto de residência para morar em Portugal, documentos diferentes devem ser apresentados conforme o tipo de visto que será solicitado. Importante dizer que o serviço de emissão de vistos atualmente é feito por uma empresa terceirizada (VSF.Global).

No site da empresa você encontra a lista de cada tipo de visto.

Tempo de espera do visto

No site da VSF.Global, depois do processo chegar ao consulado geral de Portugal por correio, o processo será analisado e, se tudo estiver correto, ele é inserido no sistema de vistos. Em média o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) precisa de 60 dias para emitir uma decisão em relação a emissão do visto.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

12 thoughts on “Como trabalhar em Portugal [ATUALIZADO 2020]

  • 5 de novembro de 2019 em 9:02 pm
    Permalink

    Deivid Araújo / Amanda Corrêa,

    Sou Analista de infraestrutura com experiência de 19 anos em TI no setor Privado e Público participei de vários projetos, gostaria de me candidatar a vagas de emprego em Portugal ou na Irlanda, vocês conhecem alguma empresa que não exige fluência no inglês para me indicar? fluizpp@gmail.com

  • 13 de agosto de 2019 em 12:50 pm
    Permalink

    Olá sou Robson, sou formado em Gestão da Tecnologia da Informação, como faço para conseguir um emprego em Portugal?

  • 27 de dezembro de 2018 em 11:30 pm
    Permalink

    Yola sou técnica de enfermagem
    Tenho experiência em trabalhar nos hospitais e clínicas de estética.
    Gostaria de saber sobre vagas empregos.
    Grata

  • 30 de agosto de 2018 em 8:08 am
    Permalink

    Olá Pamela! Para quem tem cidadania é mais fácil sim. Não é necessário carta-convite. Apenas precisa ter meios financeiros para se manter no país. Um abraço!

  • 29 de agosto de 2018 em 2:16 pm
    Permalink

    Para quem possui a cidadania portuguesa, trabalhar em Portugal fica mais fácil, ou ainda assim é preciso ter uma carta convite?

  • 29 de maio de 2018 em 9:28 pm
    Permalink

    Olá …. Meu nome é Isabel
    Sou designer de Laços e Tiaras para as meninas no setor infantil, gostaria de saber como é este campo de trabalho informal?
    Desde já, agradeço!!!
    Quero ir tentar uma vida melhor para minha família….

  • 21 de maio de 2018 em 2:59 am
    Permalink

    Olá Amanda!

    Como vai?
    Quero trabalhar em Portugal, mas, estou enfrentando dificuldade.
    Enviei meu currículo através do site com oportunidades de empregos e recebi retorno de algumas empresas que demonstraram interesse.
    O que ocorre: As empresas exigem o visto de trabalho para contratarem e, por outro lado, o consulado português exige o contrato ou a carta convite para emitir o visto. E assim, não sei como resolver isso.
    O que vc me orienta?
    Grata,
    Rosane

  • 7 de março de 2018 em 4:29 pm
    Permalink

    vim trabalhar para Portugal faz mais di 2 anos e foi através do site https://www.emprego.pt pois a recrutadora da Remax me ajudou com tudo, e passado uns meses mudei de novo agora para outro ramo e foi através do mesmo site

  • 7 de março de 2018 em 12:03 am
    Permalink

    Amanda, vc pode informar quais seriam as dificuldades que eu iria encontrar ir para Portugal com objetivo de morar sem visto e principalmente conseguir trabalho?

  • 6 de março de 2018 em 6:25 pm
    Permalink

    Estou precisando arrumar um trabalho e está muito difícil. Já mandei MUITOS currículos, tenho boa formação e, mesmo assim, só consigo sub empregos.

  • 6 de março de 2018 em 5:38 pm
    Permalink

    Olá,

    Como solicitante do visto de trabalho acho importante citar alguns pontos em que eu mesmo passei indo ao consulado Portugues mesmo que na Irlanda.

    * Contrato tem que ser á termo certo com duração de no mínimo 1 ano.

    * A vaga PRECISA sem acessão estar no site do IEFP (instituto do emprego e formação profissional).

    Se a vaga estiver em qualquer outro site não vai ser aceito no consulado, fui ao mesmo com um email enviado pela empresa para o IEFP provando que a vaga estava em diversos sites nacionais por 2 meses fizeram 25 entrevistas somente eu internacional e mesmo assim o responsável do consulado não aceitou.

    * Solicitam a comprovação de que você realmente entende do processo (No meu caso 5 anos na área de Suporte de TI, formado e com 18 certificados na area). Tenho que mostrar todos os certificados e currículo.

    ADICIONAL

    * Comprovante de acomodação precisa de no mínimo 4 meses de acomodação via carta convite registrada em cartório Portugues ou airbnb.

    * Seguro viagem de 1 ano cobrindo despesas de translado de corpo e emergências. O pb4 funciona porem quem está fora do Brasil não consegue solicitar.

    * valor de 2 mil euros foi aceito como suficiente para comprovar renda.

    Estas informações foram passadas pelo responsável do consulado Portugues em Dublin na Irlanda porém algumas informações acredito que se aplicam para Brasil.

    Desculpem o texto é que infelizmente antes de ir ao consulado solicitar o visto não vi nenhuma informação do tipo nos sites principais então acho interessante compartilhar.

    Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *