Conheça as melhores universidades de Portugal

melhores universidades de portugal
Foto: ZAP.

Se você sonha estudar em Portugal, confira as instituições mais bem conceituadas do país e quais são as melhores universidades de Portugal em 2022.

*Atualizada em 26 de julho de 2022.

Portugal é um país-irmão do Brasil e pela proximidade da cultura e da língua, muitos brasileiros viajam para estudar em Portugal e ter uma experiência acadêmica internacional. Se você está planejando fazer algum curso no exterior, confira as melhores universidades de Portugal. De acordo com o ranking QS World University Rankings, existem 7 universidades portuguesas entre as melhores instituições do mundo. Confira a lista a seguir.


Conheça as Melhores Universidades de Portugal

O QS World University Rankings já de 2023 revelou as 1.400 melhores universidades de todo o mundo, cobrindo dezenas de países diferentes e considerado o maior ranking de sempre.

As instituições de ensino superior foram avaliadas em seis categorias (ou indicadores) para conseguir um retrato fiel do desempenho da universidade – incluindo reputação acadêmica e do empregador, proporção professor/aluno e citações de pesquisa – para ajudar os estudantes a tomarem a melhor decisão.

Na lista mundial das melhores universidades do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) continua seu recorde de número um e pelo décimo primeiro ano consecutivo alcançou esse marco. No ranking de 2023 das top universidades globais, as instituições americanas e europeias continuam como as mais bem colocadas.

Confira abaixo as melhores universidades de Portugal:

Viver em Portugal: atualmente 700 mil estrangeiros moram no país europeu.

As Melhores Universidades de Portugal em 2023

Veja a classificação das melhores universidades portuguesas da lista:

  1. Universidade do Porto
  2. Universidade de Lisboa
  3. Universidade Nova de Lisboa
  4. Universidade de Coimbra
  5. Universidade de Aveiro
  6. Universidade do Minho
  7. Universidade Católica Portuguesa

Universidade do Porto

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é a instituição de ensino superior portuguesa mais bem classificada no QS World University Rankings de 2023 e ela aparece na 274ª posição global. Com três polos, a UPorto conta com 14 faculdades, uma business school, 16 bibliotecas, 12 museus e mais de 32 mil estudantes. A universidade emprega 2.567 docentes e investigadores e tem 451 cursos e, destes, 34 são licenciaturas (1.º Ciclo), 18 mestrados integrados, 145 mestrados e 95 programas de doutorado.

CNH brasileira em Portugal: agora documento é válido sem troca.

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é a maior de Portugal e está na segunda posição no ranking da QS World na 335ª posição da lista. Com 18 faculdades e institutos, a instituição de ensino superior tem oito campi, 430 cursos sendo 92 licenciaturas, sete mestrados integrados, 209 mestrados e 122 programas doutorais. A ULisboa tem 51.819 estudantes (2020/21) e a procura de vagas para os cursos da instituição é 5,5 vezes superior à oferta.

Melhores praias do Algarve para visitar: veja um roteiro por Portugal.

Melhores Universidades de Portugal: Universidade Nova de Lisboa

A terceira da lista das melhores universidades de Portugal é a Universidade Nova de Lisboa. Ela ocupa a 369ª posição no ranking mundial e conta com nove escolas, nove bibliotecas, três residências universitárias, 28 cursos de licenciatura, 12 mestrados integrados, 103 mestrados e 84 programas doutorais. Com mais de 21 mil alunos, a Universidade Nova de Lisboa conta com quase 3,5 mil estudantes internacionais.

Melhores países da União Europeia: Portugal e Espanha como melhor escolha para expatriados.

Universidade de Coimbra

melhores universidades de Portugal
Foto: TripAdvisor (Biblioteca Joanina)

A mais antiga das Universidades de Portugal, a Universidade de Coimbra é a quarta melhor colocada no país e no ranking QS World está na 438ª posição. Com 347 cursos, a instituição fundada no ano de 1290 tem 35 licenciaturas, 109 mestrados, 12 mestrados integrados e 68 programas de doutorado. Com 25.772 estudantes, 5.392 são de nacionalidade estrangeira de 115
nacionalidades. A Universidade de Coimbra conta ainda com 2.262 acordos de cooperação.

Você viu? Visto Procurar Emprego Portugal é aprovado pelo governo.

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro está entre as posições 501-510 do ranking e é a quinta melhor universidade de Portugal. Fundada em 1973, conta com 16 departamentos, quatro escolas politécnicas e mais de 17 mil estudantes distribuídos em 45 cursos de licenciatura, 77 mestrados, 11 mestrados integrados e 51 programas doutorais.

Leia também: como trabalhar em Portugal.

Melhores Universidades de Portugal: Universidade do Minho

Com quase 20 mil estudantes, a Universidade do Minho (Braga e Guimarães) é a sexta melhor universidade portuguesa e está entre as posições 590 e 600 da QS World. A UMinho tem 12 escolas e institutos, mais de 2,4 mil estudantes estrangeiros, 13 mil estudantes de licenciatura e mestrado integrado, quase 5 mil estudantes de mestrado e 1.700 estudantes de doutorado. A instituição de ensino superior tem mais de mil docentes.

Leia mais: imobiliárias em Portugal, saiba onde procurar imóveis.

Universidade Católica Portuguesa

Fundada em 1967, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) é a sétima das melhores universidades de Portugal e é uma universidade privada. Com quatro centros em Portugal (Lisboa (Sede), Porto, Braga e Viseu) a UCP tem mais de 11 mil alunos distribuídos em 35 licenciaturas, 66 mestrados e 25 programas doutorais. A Universidade Católica Portuguesa tem mais de 2,6 mil alunos internacionais e conta com programas totalmente lecionados em inglês.

Nômades digitais em Portugal: país atrai cada vez mais profissionais.

Mais Sobre o QS Ranking: O que Significam os Indicadores?

Os seis principais indicadores que ajudam a determinar o QS World University Ranking 2023 são os seguintes:

  • Reputação acadêmica: a reputação acadêmica responde por 40% da pontuação geral do ranking e analisou a qualidade do ensino e da pesquisa nas universidades do mundo. São mais de 130 mil opiniões de especialistas do espaço de ensino superior, criando a maior pesquisa de opinião acadêmica do mundo;
  • Reputação do empregador: o ranking também levou em consideração o mercado de trabalho e avaliou como que as instituições de ensino superior preparam os alunos para carreiras de sucesso e quais universidades formam os graduados mais competentes, inovadores e eficazes;
  • Relação corpo docente/aluno: indicador que reconhece que um alto número de profissionais por aluno reduz a carga de ensino e cria uma experiência estudantil mais favorável. Avaliamos como as instituições oferecem aos alunos acesso significativo a professores e tutores;
  • Citações acadêmicas por corpo docente: outro indicado foi medido em relação a qualidade da pesquisa universitária com uma métrica de citação por corpo docente, considerando o número total de citações acadêmicas em artigos produzidos por uma universidade em um período de cinco anos;
  • Proporção de estudantes internacionais e professores internacionais: para o QS World University Ranking uma universidade altamente internacional cria uma série de benefícios. Demonstra a capacidade de atrair estudantes e funcionários de qualidade de todo o mundo e implica uma visão global. Para os organizadores, as instituições internacionais fortes proporcionam um ambiente multinacional, construindo simpatias internacionais e consciência global.

Não deixe de ler: 12 cidades com qualidade de vida em Portugal.

Ano letivo em Portugal e entrada pelo ENEM

Importante saber que o ano letivo em Portugal começa em Setembro de cada ano. Por isso, os alunos internacionais precisam estar atentos ao período de seleção de cada universidade. Normalmente as candidaturas vão de março a julho, variando de acordo com o nível de ensino e do curso escolhido. 

Além disso, também é possível ingressar em uma universidade de Portugal com a nota do ENEM. Ao todo são 51 instituições de ensino portuguesas que aceitam o ENEM como forma de ingresso. O acordo entre Portugal e Brasil começou a funcionar em 2014 e a cada ano tem a lista tem sido expandida com novas universidades que aceitam essa forma de processo seletivo para alunos dos Brasil.

Seguros Promo

Vale a pena estudar em Portugal?

Com certeza. A experiência de morar fora e poder estudar em uma das melhores universidades de Portugal é muito gratificante e enriquecedora. Você terá contato com pessoas de todo o mundo, terá acesso a excelentes bibliotecas, professores e laboratórios.

Com 10 milhões de habitantes, Portugal é um dos países do Sul da Europa e os alunos internacionais conseguem ter uma vida acadêmica bastante agitada. Além disso, nos finais de semana, feriados e férias escolares é possível viajar para os demais países da Europa, com as companhias aéreas low cost (baixo custo) ou então, de viajar de trem pela Europa. Sem contar que o país europeu é muito seguro e com uma vida cultural inclusiva e acessível.

*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se por lá, temos vários vídeos sobre estudar em Portugal:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 8 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

3 thoughts on “Conheça as melhores universidades de Portugal

  • blank
    3 de setembro de 2018 em 1:51 am
    Permalink

    Olá Amanda, tudo bem?

    Sou Músico, Arranjador e Pianista, com experiência no mercado musical brasileiro. Você tem algum conhecimento sobre bolsas de mestrado em Universidades Portuguesas?

    Abç,

  • blank
    3 de julho de 2017 em 11:06 pm
    Permalink

    Boa noite, gostaria de saber se existe facilidade para trabalhar na área da saúde em Portugal e salários. Os certificados do Brasil valem em Portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *