Conheça as melhores universidades de Portugal

melhores universidades de portugal
Foto: ZAP.

Se você sonha estudar em Portugal, confira as instituições mais bem conceituadas do país e quais são as melhores universidades de Portugal em 2021.

Portugal é um país-irmão do Brasil e pela proximidade da cultura e da língua, muitos brasileiros viajam para estudar em Portugal e ter uma experiência acadêmica internacional. Se você está planejando fazer algum curso no exterior, confira as melhores universidades de Portugal. De acordo com o ranking QS World University Rankings, existem 7 universidades portuguesas entre as melhores instituições do mundo. Confira a lista a seguir.


Conheça as melhores universidades de Portugal

O QS World University Rankings de 2021 revelou as 1.000 melhores universidades de todo o mundo, cobrindo 80 países diferentes. Na lista deste ano, existem 47 novas universidades no top 1.000, enquanto mais de 5.500 universidades foram avaliadas e consideradas para inclusão no ranking.

Na lista mundial das melhores universidades do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) continua seu recorde de número um e pelo nono ano consecutivo alcançou esse marco. No ranking de 2021 das top universidades globais, o destaque foi para universidades asiáticas, tendo 26 instituições do continente agora figurando o top 100 global das instituições de ensino.

Saiba como desenvolver uma carreira de sucesso, ainda na universidade.

As melhores universidades de Portugal em 2021

Veja a classificação das melhores universidades portuguesas da lista:

  1. Universidade de Lisboa
  2. Universidade do Porto
  3. Universidade Nova de Lisboa
  4. Universidade de Coimbra
  5. Universidade de Aveiro
  6. Universidade do Minho (Braga)
  7. Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Braga, Porto e Viseu)

Veja a lista completa das melhores universidades no site QS World University Rankings.

Ano letivo em Portugal e entrada pelo ENEM

Importante saber que o ano letivo em Portugal começa em setembro de cada ano. Por isso, os alunos internacionais precisam estar atentos ao período de seleção de cada universidade. Normalmente as candidaturas vão de maio a julho, variando de acordo com o nível de ensino e do curso escolhido. 

Além disso, também é possível ingressar em uma universidade de Portugal com a nota do ENEM. Ao todo são 51 instituições de ensino portuguesas que aceitam o ENEM como forma de ingresso. O acordo entre Portugal e Brasil começou a funcionar em 2014 e a cada ano tem a lista tem sido expandida com novas universidades que aceitam essa forma de processo seletivo para alunos dos Brasil.

Estudar fora: 7 dicas fundamentais para se dar bem no exterior.

Vale a pena estudar em Portugal?

Com certeza. A experiência de morar fora e poder estudar em uma das melhores universidades de Portugal é muito gratificante e enriquecedora. Você terá contato com pessoas de todo o mundo, terá acesso a excelentes bibliotecas, professores e laboratórios. 

Com 10 milhões de habitantes, Portugal é um dos países do Sul da Europa e os alunos internacionais conseguem ter uma vida acadêmica bastante agitada. Além disso, nos finais de semana, feriados e férias escolares é possível viajar para os demais países da Europa, com as companhias aéreas low cost (baixo custo) ou então, de viajar de trem pela Europa.

Conheça os países mais baratos para estudar inglês no exterior.

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

3 thoughts on “Conheça as melhores universidades de Portugal

  • blank
    3 de setembro de 2018 em 1:51 am
    Permalink

    Olá Amanda, tudo bem?

    Sou Músico, Arranjador e Pianista, com experiência no mercado musical brasileiro. Você tem algum conhecimento sobre bolsas de mestrado em Universidades Portuguesas?

    Abç,

  • blank
    3 de julho de 2017 em 11:06 pm
    Permalink

    Boa noite, gostaria de saber se existe facilidade para trabalhar na área da saúde em Portugal e salários. Os certificados do Brasil valem em Portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *