Como fazer um currículo perfeito

como fazer um currículo perfeito
Foto: Westpac.

Na hora de buscar um novo emprego, é preciso planejar seu currículo. Confira como fazer um currículo perfeito e sem erros.

*Matéria atualizada em 18 de maio de 2022.

Se você está em busca de um emprego novo, o primeiro passo é preparar um ótimo currículo. Ele é sua chave de entrada para a empresa. O seu currículo precisa fisgar o profissional de Recursos Humanos em apenas 8 segundos. Isso mesmo. Esse é o tempo que um recrutador leva em média para descartar um currículo logo de cara. O estudo foi feito pela Harvard Business Review. Por isso, faça um currículo perfeito para ele seja selecionado entre os demais.





Como fazer um currículo perfeito

Segundo os recrutadores, os profissionais sem experiência precisam ter calma e muita paciência na hora da elaboração do currículo. A palavra que define um currículo perfeito é planejamento. É preciso tirar um tempo para fazer, sentar com calma e planejar como ele será feito e quais são seus objetivos profissionais.

O Curriculum Vitae não é só um documento, ele vai informar o que você quer ser. É preciso refletir sobre sua carreira e colocar no papel o que você aprendeu e absorveu durante sua licenciatura e vida profissional (aqui também vale voluntariado).

Para preparar um curriculum vitae é preciso estar sozinho, sem TV, sem celular e sem distrações. Você precisa se concentrar, ter foco e descobrir o que você tem de melhor para apresentar a empresa que deseja trabalhar.

Na hora da formatação, prefira fontes tradicionais (Arial, Times, Helvetica, por exemplo), na cor preta e com tamanho legível. Separe os itens experiência profissional, formação acadêmica em tópicos em negrito e sublinhado. A folha deve ser preferencialmente branca, se for enviar por email salve sempre em PDF para não desconfigurar ao enviar por email (em Word pode variar de acordo com o computador).

Dicas da diretora de Recursos Humanos do Google para criar um currículo matador.

4 passos para fazer um currículo perfeito

Confira dicas para fazer um currículo perfeito e ser chamado para uma entrevista de emprego:

1) Objetivos

Depois de colocar seus dados pessoais (Nome, idade, endereço, email e telefone, não é necessário RG e CPF), informe seu objetivo profissional em uma frase. Ele deve ser direto, coeso e mostrar suas intenções de trabalho. Aqui também vale colocar a sua profissão ou cargo pretendido logo em destaque. Exemplo: “Analista de Sistemas”, “Engenheiro Civil”, “Analista de Marketing”, etc.

2) Experiência profissional

A Experiência profissional precisa estar em ordem cronológica, do último emprego para o mais antigo. Aqui você não precisa colocar todos, apenas os mais importantes ou os últimos (ideal que seja no máximo três). Em baixo do nome empresa e período que você trabalhou, coloque as suas principais atividades na função, como você evoluiu e cresceu na empresa. Quais metas você atingiu, que projetos se envolveu, como foi engrandecedor exercer aquela função.

Nesse campo é fundamental informar as palavras-chaves da sua área, os termos mais atuais do momento. Para te ajudar, faça uma pesquisa das competências desejadas no LinkedIn em cargos similares.

6 dicas para encontrar um novo emprego.

3) Formação acadêmica

No item Formação Acadêmica coloque todos os seus cursos acadêmicos, especializações, pós-graduações, MBA, ou cursos de línguas. Jamais diga que é fluente em uma língua se você não for. Indique o nome da instituição, o tipo do seu diploma (Bacharelado, MBA, etc), curso, cidade e ano em que começou e que concluiu.

4) Habilidades, cursos e idiomas

Crie um espaço no seu currículo para destacar os idiomas que você fala, quais as suas principais habilidades/competências na sua área profissional e os principais cursos que concluiu. Lembre-se que você deve filtrar a informação, analise seu currículo para que ele faça sentido. Aquele curso de Culinária vai agregar algo para uma vaga de Engenheiro de Software, por exemplo? Não. Informe apenas os cursos ou certificações que combinem com a vaga para o qual se candidata.

Descubra o currículo perfeito para quem tem pouca experiência.

5) Referências

Lá em baixo do currículo indique duas referências para contato do recrutador. Informe o nome, email e telefone dos contatos. Escolha pessoas com quem trabalhou, chefes ou superiores que você tenha afinidade para pedir indicações. Isso ajuda muito para fazer um currículo perfeito. Se você não tiver referências, não tem problema, foque nas suas competências e habilidades.

Saiba como escrever uma boa carta de motivação.

Qual o tamanho ideal de um currículo perfeito?

O tamanho ideal de um currículo é 1 ou 2 páginas. Você deve simplificar sua história para o recrutador. Coloque o que é mais importante e mais recente. Leia e corrija seu currículo várias vezes e adeque ele para cada cargo/posição que você irá se candidatar. Quanto mais personalizado para aquela descrição de vaga que você deseja, melhor!

Como escolher a foto ideal para o Curriculum Vitae.

É possível fazer um currículo moderno?

Sim, atualmente a criatividade vale muito em um processo seletivo. Entretanto, tenha atenção para a sua profissão e para qual empresa está se candidatando. Nada de exagerar. Use apenas uma ou duas fontes, crie um layout fácil de ler e lembre-se que menos é mais.

Em um ambiente corporativo evite cores muito chamativas, prefira cores mais sóbrias como o cinza ou azul marinho, por exemplo. Tudo vai depender da sua área de atuação. Agora, se você for de Publicidade, está livre para criar e usar sua imaginação para atrair os recrutadores ou donos de agência.

Perfil no LinkedIn é importante?

Sim! E muito. Além de fazer um currículo bem elaborado, crie um perfil no LinkedIn com uma foto bem profissional, coloque todas as suas experiências profissionais, cursos, formações, idiomas, cerificações e uma pequena biografia (apresentação profissional). Faça contatos, adicione colegas de trabalho e siga as empresas que deseja trabalhar apara acompanhar as vagas abertas com frequência. Manter seu networking ativo é fundamental para conseguir um novo emprego no Brasil ou no exterior.

Veja também: como fazer seu currículo europeu e se precisar de assessoria para o Currículo para Europa (em português e inglês), entre em contato pelo email: vagaspelomundo@gmail.com e solicite um orçamento com o país em que deseja trabalhar no exterior.

*Assista o vídeo no Youtube com mais dicas e aproveite para se inscrever no nosso canal:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 8 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

One thought on “Como fazer um currículo perfeito

  • blank
    2 de dezembro de 2019 em 12:27 pm
    Permalink

    Quero trabalhar como motorista nos Estados Unidos ou canada na fedex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *