Como escolher a foto ideal para o Curriculum Vitae

foto ideal para o curriculum vitae
Foto: RISMedia.

Confira essas dicas para acertar na foto do Currículo e do LinkedIn. Veja como escolher a foto ideal para o Curriculum Vitae.

*Matéria atualizada em 04 de janeiro de 2022.

Em muitos países, a foto é imprescindível no seu Currículo (Curriculum Vitae – CV). Saber escolher a foto ideal é fundamental para ser chamado para a tão desejada entrevista de emprego. Além disso, opte pela mesma foto para utilizar no seu perfil profissional no LinkedIn. A ferramenta é muito importante para manter sua rede de relacionamentos profissionais.





Como escolher a foto ideal para o Curriculum Vitae

Você está em dúvida de foto escolher? Veja a seguir como escolher a foto ideal para o Curriculum Vitae:

1) A roupa ideal

O primeira passo é escolher uma roupa bem profissional e de acordo com sua profissão. Não é necessário usar terno, por exemplo, se na sua profissão você não usa. A roupa ideal são aquelas de cores lisas e sóbrias, como o preto, o cinza, azul marinho e o branco. Evite usar estampas, como xadrez ou floral.

Se for mulher, deixe de lado os acessórios extravagantes. Escolha brincos e acessórios discretos. A maquiagem também deve ser discreta, assim como na entrevista de emprego. Os homens devem ter o cabelo arrumado, barba feita ou bem penteada. É importante passar um ar de pessoa bem cuidada. A sua imagem pode dizer muito sobre a sua personalidade, lembre-se disso.

Como evitar os erros comuns em uma entrevista de emprego.

2) Postura

Você deve passar um ar profissional e transmitir confiança. É preciso ter postura e passar autoconfiança. A foto pode ser sorrindo, sem problemas. Procure um ângulo que lhe favoreça, ele pode ser de frente ou levemente para um lado.

3) Local da foto

Escolha um local com boa luz, durante o dia e com fundo liso e claro. Escolha paredes brancas ou claras e peça para algum amigo ou parente bater a foto. A foto do currículo deve ter uma boa qualidade e boa definição.

Estratégias usadas pelos recrutadores na entrevista de emprego remota.

4) Foto atualizada

Antes de preparar seu currículo, faça uma nova foto. Ela deve ser atual, para que o recrutador te reconheça na hora da entrevista. Fotos antigas podem te fazer perder a credibilidade. Se está em busca de emprego, também é importante que a sua foto nas redes sociais seja séria e com postura.

Jamais poste fotos com bebidas para o seu perfil nas redes sociais, fotos em grupo ou com a família. Os homens também devem evitar bonés ou camisetas de times de futebol. Lembre-se que os recrutadores podem pesquisar suas outras redes sociais, além do LinkedIn!

Veja 4 dicas para seu currículo não ir para o spam.

5) Olhe para a câmera

Olhe sempre para a câmera fotográfica (ou celular), dessa forma passará mais confiança. Jamais utilize fotos com óculos escuros. Os óculos de grau também podem prejudicar a foto se não tiverem anti-reflexo, por isso prefira fazer a foto sem óculos.

Veja também: 4 dicas para fazer um currículo vencedor.

*Aproveite para conhecer o nosso canal do Youtube e ver dicas para fazer um currículo perfeito:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *