Novidade: TikTok permite currículos em vídeo para que usuários se candidatem a empregos

tiktok permite curriculos em video
Foto: PYMNTS.

Ainda em fase de testes, o TikTok permite currículos em vídeo e ao menos 30 empresas estão participando do projeto piloto. Saiba mais!

O aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos TikTok lançou na quarta-feira, 5 de julho, um programa piloto que permite aos usuários enviar currículos para empregos nos Estados Unidos. É possível se candidatar para uma vaga de engenheiro de dados sênior na Shopify ou para produtor criativo na própria TikTok. Ainda em fase de testes, o TikTok permite que usuários dos Estados Unidos se candidatem a empregos com currículos em vídeo. Atualmente são 30 empresas que participam do projeto piloto.


TikTok permite currículos em vídeo

No programa “TikTok Resumes”, empresas como Chipotle Mexican Grill e Target Corp aceitarão currículos em vídeo de 7 a 31 de julho. A plataforma, amplamente utilizada por jovens, permite que os usuários se inscrevam para empregos de nível básico ou até para vagas que exigem experiência com vídeos. Segundo a própria TikTok, as pessoas interessadas em utilizar o novo serviço devem criar um vídeo currículo e utilizar a hashtag #TikTokResumes.

A solução ainda está em fase de testes nos Estados Unidos e parece surgir em uma boa hora. O país têm enfrentado uma escassez de trabalhadores conforme a demanda aumenta depois da pandemia. O aplicativo, que ficou mundialmente conhecido pelos vídeos de dança feitos por seus usuários, viu um aumento na carreira e no conteúdo relacionado ao trabalho com hashtags como #CareerTok.

Sendo assim, empresas como o Facebook, por exemplo, agora permitem que os usuários façam contatos e busquem empregos. Entretanto, é importante ressaltar que a rede social profissional LinkedIn continua como a mídia social favorita pelos recrutadores.

Leia mais: sinais de que você está se candidatando para empregos errados.

TikTok aposta nas tendências do mercado

O algoritmo demonstrou e a TikTok ouviu, por isso decidiu expandir as funcionalidades de seu aplicativo também no recrutamento e seleção para empregos. Empresas como Chipotle, Target, WWE, Alo Yoga, Shopify, Contra e Movers + Shakers são apenas algumas das companhias que estão participando do piloto. Os candidatos interessados a uma vaga de emprego podem enviar o seu currículo em vídeo até 31 de julho, nunca esquecendo de utilizar a hashtag #TikTokResumes.

Ao expandir dessa forma, a empresa diz que “acredita que há uma oportunidade de agregar mais valor à experiência das pessoas com a TikTok, aumentando a utilidade da plataforma como um canal de recrutamento”. E embora possa parecer estranho para o TikTok forçar seus usuários a enviar currículos de vídeo, é um reflexo do fato de que a plataforma nunca foi apenas sobre vídeos de dança virais.

É possível encontrar usuários que criam conteúdos dedicados a ajudar outros usuários do TikTok a construir suas carreiras.

Veja também: dicas da diretora de Recursos Humanos do Google para criar um currículo matador.

Diretores do TikTok entusiasmados com a proposta

Para Nick Tran, chefe global de marketing da TikTok, “o TikTok resumes está oficialmente aberto e o TikTok permite currículos em vídeo. Estamos muito satisfeitos por podermos fazer parceria com algumas das marcas mais admiradas e emergentes do mundo. Enquanto testamos uma nova maneira para os candidatos a emprego mostrarem suas experiências e habilidades de maneiras criativas e autênticas. #CareerTok já é uma subcultura próspera na plataforma e mal podemos esperar para ver como a comunidade abraça o TikTok Resumes e ajuda a reimaginar o recrutamento e a descoberta de empregos”.

Já de acordo com Kayla Dixon, Gerente de Marketing da TikTok, “o TikTok Resumes é uma extensão natural do nosso programa TikTok College Ambassadors, onde anteriormente empregávamos centenas de estudantes universitários como representantes da marca no campus. Como muitos, os estudantes universitários foram afetados pela pandemia e mostraram uma resistência e um otimismo inabalável que são realmente inspiradores. Estamos entusiasmados em ajudar alunos e candidatos a emprego em todos os lugares a liberar sua criatividade”.

Não deixe de ler: os trabalhos remotos que mais estão contratando em 2021.

TikTok permite currículos em vídeo

Os currículos do TikTok podem ser encontrados no aplicativo em #TikTokResumes e no site www.tiktokresumes.com. Os candidatos são convidados a examinar as listas de empregos, exemplos de currículos de vídeo TikTok de destaque, perfis de criadores de TikTok que criam conteúdo relacionado a carreiras ou empregos e a enviar vídeos para empregos publicados.

A página da web estará acessível por meio de vários pontos de entrada, incluindo a página TikTok Discover. O programa está aceitando currículos em vídeo para vagas de emprego somente nos Estados Unidos de 7 a 31 de julho de 2021. Mas deve abrir para outras regiões em breve.

Saiba como começar a sua carreira como nômade digital.

*Inscreva-se no nosso canal do Youtube e veja várias dicas para morar no exterior:

Cláudio Abdo

Cláudio é brasileiro e mora em Portugal desde 2014. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutor em Estudos de Comunicação, é apaixonado por rock and roll e conheceu o beatle Paul McCartney pessoalmente. Sempre com uma boa história na ponta da língua, escrever é uma de suas paixões. Cláudio é autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”.

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *