Como começar a sua carreira como nômade digital

carreira como nômade digital
Foto: Helena Lopes – Pexels.

Veja dicas para começar sua carreira como nômade digital e trabalhar com mais flexibilidade e liberdade para viajar.

Os nômades digitais são pessoas que conseguem desenvolver os seus talentos e as suas competências usando a seu favor a tecnologia para colocar em prática as suas atividades profissionais. Geralmente os profissionais que desenvolvem uma carreira como nômade digital não são apegados uma estrutura física ou uma relação de trabalho rígida que limitam a sua atuação. Pelo contrário, são profissionais com necessidade de  expansão de conhecimento de criatividade e preferem viver as experiências das suas carreiras de forma autêntica. Para eles basta ter um telefone, um notebook e uma boa conexão com a internet para trabalhar em qualquer lugar do mundo.


Começar a carreira como nômade digital

Com a necessidade dos profissionais reinventarem-se é  cada vez mais comum encontrar esses profissionais trabalhando em diversos ambientes, um nômade digital pode escolher viver em qualquer lugar do mundo, pois é exatamente isso que torna essa escolha de carreira tão atrativa. 

Conhecer lugares, explorar culturas, conviver com pessoas diferentes e aprender com isso, torna a carreira nômade digital uma das mais desejadas para muitos profissionais. Entretanto, será que você tem perfil para lidar com as alegrias e os percalços que essa trajetória pode oferecer?

Habilidades para trabalhar como nômade digital

Saiba quais são as soft skills que cooperam no desenvolvimento da sua carreira como nômade digital.

Independente da sua formação acadêmica, qualquer pessoa pode se tornar um profissional. É comum vemos jornalistas, engenheiros, programadores, escritores, além de muitas outras profissões, o que vai fazer a diferença são as soft sklis, pois ajudam os profissionais a lidar com as situações presentes no seu dia a dia e a aprimorar as suas interações com o contexto que estão inseridos. Podemos destacar:

  • facilidade para se comunicar de forma clara e articulada;
  • ser criativo para desenvolver bom trabalho;
  • ter clareza do seu potencial e autorresponsabilidade pela sua carreira;
  • compartilhar os seus conhecimentos de forma natural;
  • adaptar-se facilmente as mudanças;
  • manter uma atitude positiva;
  • saber lidar com circunstâncias difíceis e conflitos emocionais,

Mas do que uma carreira, ser nômade digital é um estilo de vida. Os profissionais que desenvolvem uma carreira nômade precisam equilibrar sensação de liberdade, sem afetar as suas tarefas diárias.

Também pode te interessar: como mudar de carreira durante a crise.

Por onde posso começar?

Planejamento e preparação são a chave da virada para quem deseja construir a sua carreira nômade. Comece a desenvolver as habilidades que você precisa para ser um nômade digital. Estude o mercado, pesquise por profissionais de referência que você admira e veja como foi a trajetória dele. Busque também por empresas de marketing digital, por exemplo, pois pode aprender diversas habilidades essenciais para se tornar um nômade digital.

Aproveite o seu tempo livre e comece com pequenos trabalhos, como freelancer até perceber que consegue ter uma renda que possa garantir o seu sustento. Ter alguns trabalhos de design, produção de conteúdo, atendimento online, aulas extras, revisão de textos, traduções, programação, venda de produtos, aulas online, etc.

Crie uma rotina adaptada ao trabalho remoto, para aprender a gerenciar o seu tempo e foco nos projetos e demandas. Busque oportunidades fora do seu estado e, depois, fora do país se esse for seu objetivo. Aprender a lidar com a distância dos vínculos afetivos é fundamental para quem quer desbravar o mundo.

Veja como desenvolver uma carreira de sucesso, ainda na universidade.

Encontre o seu perfil e estilo de vida

É importante  lembrar que existem muito caminhos para você desenvolver a sua carreira como nômade digital, é preciso que  você encontre aquele que seja o mais adequado para o seu perfil. Então, é muito importante que você se planeje e se prepare para alcançar esse objetivo, estabelecendo metas realistas e os clientes desejados. Alguns países oferecem vistos para atrair nômades digitais e você criar seu estilo de nômade, para conciliar trabalho e viagens.

Ter sucesso na carreira como nômade digital, não é algo que acontece do dia para noite. Mas com dedicação, esforço, e ações direcionadas é totalmente possível você conseguir. Existem muitos profissionais bem sucedidos nessa área, morando no exterior e até mesmo no Brasil.

A importância da flexibilidade no trabalho como estratégia de negócio.

E você, acredita que tem disposição de querer trilhar um caminho como esse? O que você acha de se tornar um nômade digital? 

O coaching de carreira é uma ferramenta poderosa que ajuda no planejamento para desenvolver uma carreira nômade, pois precisa estabelecer metas, prazos e a sua renda é totalmente de acordo com aquilo que ele produz. Por isso, é importante ter disciplina e organização. Nem todas as pessoas estão preparadas para encarar esse estilo de vida, pois isso exige uma mudança de mentalidade.

*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica em 2021.

Leia também: Ilha paradisíaca quer atrair nômades digitais para trabalhar no Caribe.

*Aproveite para conhecer o canal do Youtube do site Vagas pelo Mundo, com várias dicas para morar fora:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *