Como mudar de carreira durante a crise

mudar de carreira
Foto: Andrea Piacquadio – Pexels.

Veja 6 passos para mudar de carreira e voltar a ser feliz profissionalmente.

Imagine no domingo a noite você preparando-se para dormir e pensa na segunda-feira, o que vem a sua mente? “Tranquilo, descansei agora estou preparado para a semana”. Ou os seus pensamentos são de insatisfação, e fica contando os dias para o próximo final de semana ou a tão sonhada férias? 

Se você respondeu a segunda opção, se a sua rotina traz insatisfação e frustração talvez seja hora de você começar a desenvolver um plano de ação para sair dessa situação. Não sabe por onde começar? 

Você não está sozinho, vamos te mostrar como mudar de carreira durante a crise!


Relações de trabalho estão mudando

Apesar do sentimento de insatisfação a verdade é que muitos profissionais têm medo de mudar de carreira.

Estamos passando por um período de profundas transformações nas relações de trabalho, a crise pode ser um grande motivador, e você pode ser obrigado a fazer mudanças na carreira, seja por demissão ou qualquer outro motivo.

Custa muito levantar diariamente insatisfeito, pensando nisso preparamos algumas dicas para profissionais que desejam mudar de carreira mesmo durante a crise. 

Como você pode se preparar para mudar de carreira

Veja 6 passos para mudar de carreira durante a crise:

1ª Auto-observação

Você precisa perceber que se não está satisfeito com a sua carreira, a culpa pode não ser sua. Podem existir muitos fatores que podem está trazendo esta insatisfação.

Por exemplo: o salário, o chefe, a rotina e falta de alinhamento com seus valores… Entretanto, é sua responsabilidade se posicionar para mudar essa situação.

Primeiro comece este exercício fazendo algumas perguntas a si mesmo:

  • O que é exatamente causa a minha insatisfação na minha carreira atualmente?
  • Por que razão eu quero fazer essa mudança na carreira?

É importante ser sincero para mapear os reais motivos da sua insatisfação, afinal a sua carreira deve ser motivo de realização. 

Como um recrutador seleciona um candidato: descubra os segredos.

2ª Preparação para mudar de carreira

Planejar a forma como fazer essa mudança de carreira é muito importante. Você precisa ter clareza do que não quer mais na sua carreira, afinal hoje está insatisfeito. Talvez a falta de alinhamento com os seus valores, o ambiente de trabalho tóxico, um chefe abusivo, a falta de perspetivas, entre outros. 

Entendendo isso, pode se preparar para uma transição de carreira bem sucedida alinhada aquilo que é importante para você e de acordo com o estilo de vida que pretende ter.

Descubra quais são as 8 novas habilidades para o emprego do futuro.

3ª Procure ajuda de um profissional 

Quando pensamos em mudar de carreira, é natural buscar conselhos com a família e amigos, mas geralmente essas opiniões mais atrapalham do que ajudam, não é mesmo?

Por mais que nos amem, eles não estão preparados para isso, tendem a proteção ao invés de motivar você a fazer as escolhas adequadas.

O mais apropriado é buscar a ajuda de um profissional habilitado, como um coach de carreira, psicólogo, mentores de carreira, que podem te ajudar a criar um plano de carreira estruturado para você atingir os seus objetivos.

Descubra como construir seu plano de carreira.

4ª Tenha uma reserva financeira 

Não vamos romantizar nada por aqui, dinheiro é importante sim, para qualquer processo de mudança de carreira. Mudanças exigem tempo, dinheiro e energia para quem deseja ter uma carreira de realização.

Talvez precise adaptar os seus gastos, reduzir despesas, fazer investimentos e tudo isso pede uma avaliação da sua relação com dinheiro.

5.ª Pesquise o mercado

Com a crise, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é necessário considerar as suas qualificações, as suas experiências e o que você pode fazer para se especializar na nova área que pretende atuar.

Não se prenda apenas ao seu curso acadêmico, existem muitas possibilidades onde pode usar a sua bagagem de forma criativa e adaptada ao novo cenário. Analise a área de interesse que deseja e faça as adaptações necessárias, o mercado digital é uma boa fonte para explorar e expandir o seu repertório.

Confira dicas para trabalhar em casa com motivação.

6ª Decida agir

Decisões transformam Carreiras! Todo o planejamento para uma mudança na sua carreira, será em vão se você não agir. Não espere o cenário ficar melhor, a crise passar, o governo mudar, sempre vão existir situações externas desfavoráveis. A mudança que deseja para a sua carreira, pede coragem e comprometimento consigo mesmo.

Afinal, a carreira é sua!

Conheça quais as 100 melhores empresas para empregos remotos em 2021.

Mudar de carreira: conclusões

A sua carreira é uma jornada que  construirá a cada etapa, fazendo adaptações, escolhendo melhores caminhos e principalmente assumindo o controle do que cabe a você fazer. Se existe algo que te impede de agir, algo que percebe que não consegue resolver sozinho peça ajuda, não tem mal algum.

Desse modo, a pior coisa que faz pela sua carreira é ficar insatisfeito e frustrado com algo que não te realiza, seja realista e reconheça as suas fragilidades.

Mudar de carreira durante a crise não é uma tarefa fácil, porém sendo cauteloso, fazendo escolhas conscientes e avaliando os impactos no seu estilo de vida é muito melhor.

Para finalizar, pare de dar desculpas, de encontrar culpados, não se vitimize. Comece hoje mesmo a mudança que deseja para a sua carreira, não adie os seus planos ainda mais, você merece ser feliz hoje!

Se precisar de ajuda conte comigo, estou pronta para ajudar a fazer a sua transição de carreira de forma estruturada para você alcançar o seu potencial pleno na vida e na carreira.

*Eu sou a Vanessa Ferreira, psicóloga e coach de Carreira. Possuo formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão hoje é ajudar a perder o medo, a insegurança e destravar os bloqueios mentais e emocionais que estão te impedindo de deslanchar na carreira. 

Quer saber como? Entre em contato aqui pelo site ou pelas minhas redes sociais:

Vanessa Ferreira

Psicóloga e coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. Possui uma trajetória profissional de 16 anos no mundo corporativo na área Recursos Humanos. Atualmente mora em Portugal e trabalha com recolocação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *