Dicas para trabalhar em casa com motivação

trabalhar em casa com motivação
Foto: Freepik – drobotdean.

Trabalhar em casa com motivação está se mostrando um grande desafio durante a pandemia. Confira dicas de como se manter motivado!

Com a pandemia, trabalhar remotamente se tornou prática comum para muitas pessoas. E mesmo que você trabalhe sozinho(a) em casa ou esteja cercado por crianças gritando, pode ser difícil se concentrar. E são tantas distrações, começando pela geladeira, passando pela televisão e redes sociais. Por isso, hoje vamos trazer dicas para trabalhar em casa com motivação.


Dicas para trabalhar em casa com motivação

Você pode não ter percebido ainda, mas provavelmente também está trabalhando mais horas. Um estudo revelou que os funcionários em regime de home office em tempo integral estão trabalhando 26 horas a mais por mês, adicionando quase um dia extra de trabalho por semana.

E à medida que o número de horas de trabalho aumenta, também aumentam os níveis de estresse. Uma pesquisa recente revelou que 91% dos funcionários dizem que experimentaram estresse moderado a extremo enquanto trabalhavam em casa durante a pandemia.

Dessa maneira, quando todos esses fatores se combinam pode ser difícil conseguir manter bons níveis de produtividade. Mas, com algumas dicas, você consegue trabalhar em casa com motivação mesmo que isso se prolongue por mais tempo. Confira!

Organize seu escritório em casa

A organização do seu escritório em casa não só beneficiará seus níveis de produtividade, mas também será bom para sua saúde física e mental. Um estudo conduzido por pesquisadores do Centro de Vida Diária de Famílias (Center on Everyday Lives of Families — CELF) da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) identificou uma ligação direta entre o cortisol, o hormônio do estresse e a desordem.

Outro relatório descobriu que pessoas com casas extremamente desordenadas têm 77% mais chances de estar acima do peso. Organize seu escritório em casa livrando-se de papéis, lixo e quaisquer outros itens desnecessários. Além disso, a desordem não se refere apenas a coisas físicas.

Por exemplo, um programa não essencial instalado em seu computador pode ser considerado desordem digital. Tente organizar os documentos em pastas e exclua todos os arquivos desnecessários. Vá até sua caixa de entrada de e-mail e arquive e-mails importantes para que você possa se concentrar nas mensagens mais importantes.

Coronavírus e Home Office: dicas para administrar seu tempo e produzir mais.

Troque de roupa

As roupas têm um forte impacto psicológico na motivação quando trabalhamos em casa. Especialistas sugerem que quando nos vestimos de maneira muito casual, isso pode deixar as pessoas menos focados e alertas no trabalho. Trocar de roupa, mesmo trabalhando em casa, ajuda o seu cérebro a perceber que é hora de trabalhar e você não está mais ‘de folga’.

Resumindo: não trabalhe em casa de pijama, mesmo que você se sinta mais confortável. Troque de roupa e vista algo que avise ao seu cérebro que é hora de trabalhar.

Faça pausas regulares

Outra das dicas para trabalhar em casa com motivação é que, se você trabalha em casa, pode ser fácil trabalhar muito tempo sem parar. É por isso que fazer pausas regulares é tão importante. Trabalhar sem parar não só faz você se sentir esgotado, mas também tem um preço físico.

Não fazer pausas frequentes pode causar problemas musculares e articulares e até mesmo lesões por esforços repetitivos. Pausar ao longo do dia aumenta a energia, melhora o foco, aumenta a motivação e faz com que as pessoas se tornem mais eficazes.

Entre na rotina de fazer uma pausa de 5 a 7 minutos a cada hora trabalhada. Em seguida, concentre-se em uma atividade que permite que você se desconecte do computador mental e fisicamente. Dê um pequeno passeio, alongue-se, vá à cozinha e faça um lanche saudável, ou passe algum tempo com o seu pet e ‘desligue’ a mente por um breve momento.

Veja também: Segurança no Home Office: dicas fundamentais para ficar protegido.

Respire ar fresco

Se puder, faça uma de suas pausas regulares ao ar livre (com a pandemia, uma varadinha já ajuda). Sair ao ar livre quando você trabalha em casa faz maravilhas para seus níveis de motivação. Mesmo uma rápida caminhada ao redor do quarteirão pode ser o suficiente para limpar sua mente.

A exposição à luz e ao ar fresco é uma das coisas mais positivas que você pode fazer pelo seu bem-estar. Se o tempo permitir, você pode até considerar um espaço de trabalho ao ar livre – seja em uma varanda ou em seu quintal. Tudo que você precisa é de uma fonte de energia confiável e um sinal Wi-Fi forte.

Sair também pode ajudar a fazer a transição do trabalho para o tempo pessoal. Dar uma saída para correr ou levar seu cachorro para passear pode ajudar muito na descompressão no final de um longo dia de trabalho.

Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office,

Dicas para trabalhar em casa com motivação — Se recompense

Outra dica interessante para trabalhar em casa com motivação é que, se você estiver tendo problemas para concluir um projeto, use uma recompensa para ajudar a manter a sua motivação e, também a responsabilidade. Por exemplo, você pode dizer a si mesmo que, depois de concluir sua importante apresentação, irá tomar uma boa xícara de café e comer algo que gosta.

Outra ideia interessante e que ajuda a manter a inspiração é se recompensar no final do dia. Recompense-se ouvindo seu podcast favorito, assista a um vídeo descontraído ou tome um banho quente relaxante.

Sabemos que manter a motivação quando se trabalha em casa pode ser um grande desafio. Mas, você terá que escolher entre ceder a pressão ou usar a situação atual para buscar o que você tem de melhor!

Também pode te interessar: 5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é uma jornalista brasileira que mora no exterior há 7 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua na área de Jornalismo, produção de conteúdos e mídias sociais. Com seu trabalho, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos!

blank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *