Segurança no Home Office: dicas fundamentais para ficar protegido

Segurança Home Office
Foto: Pixabay


Veja dicas para proteger seus dispositivos e informações pessoais no trabalho em casa.

Teletrabalho durante o surto de coronavírus? Enquanto trabalhar em casa pode ajudar a retardar a propagação do vírus, traz novos desafios como: encontrar concentração no trabalho enquanto as crianças estão em casa; aprender novos programas de software e conferências; e gerenciar a segurança de arquivos físicos e virtuais.

Sendo assim, ao configurar os seus sistemas de trabalho em casa, veja algumas dicas para proteger seus dispositivos e informações pessoais. Desse modo, essa ajuda será muito importante para garantir um trabalho seguro e livre de hackers.




A segurança no Home Office

Veja dicas para proteger seu computador e ter mais segurança no home office:

1 – Comece com os conceitos básicos de segurança cibernética

Mantenha seu software de segurança atualizado. Portanto, use senhas em todos os seus dispositivos e aplicativos. Além disso, verifique se as senhas são longas, fortes e exclusivas: pelo menos 12 caracteres que são uma mistura de números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas são ideais.

Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office.

2 – Proteja sua rede doméstica

Nessa época de pandemia os ataques virtuais cresceram absurdamente. Sendo assim, mais do que nunca é necessário estar protegido e garantir que, além do seu emprego, seus dados confidenciais estejam seguros.

Comece com o seu roteador. Instale uma VPN no roteador para proteger todos os dispositivos inteligentes da casa em tempo real, incluindo todos os celulares e computadores que estão conectados à rede Wi-Fi da sua casa.

3 – Ative a criptografia (WPA2 ou WPA3)

A criptografia embaralha as informações enviadas pela sua rede para que pessoas de fora não possam lê-las. WPA2 e WPA3 são os padrões de criptografia mais atualizados para proteger as informações enviadas por uma rede sem fio.

Não há opções WPA3 ou WPA2 no seu roteador? Tente atualizar o software do roteador e verifique novamente se WPA2 ou WPA3 estão disponíveis. Sendo assim, caso contrário, considere substituir o seu roteador.

5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.

4 – Fique de olho no seu notebook

Se você estiver usando um notebook (laptop), verifique se ele está protegido por senha, bloqueado e seguro. Nunca o deixe o seu computador pessoal sem vigilância tanto em um veículo ou em uma estação de carregamento pública, como em casa caso você tenha crianças pequenas, animais de estimação ou partilha a casa com outras pessoas.

Lembre que é o seu trabalho que está em jogo e a perda ou dano no seu instrumento de trabalho pode significar a perda de arquivos importantes que não tenham sido enviados para o armazenamento em nuvem.

5 – Utilize a nuvem – mais uma dica de segurança no Home Office

Os serviços de armazenamento em nuvem são muito importantes para a segurança no Home Office, pois é importante assegurar não só a integridade do seu trabalho como para garantir um fluxo rápido de troca de arquivos entre os funcionários de uma empresa.

Existem serviços pagos, semi-gratuitos e gratuitos que oferecem a nuvem para armazenamento. O Dropbox, por exemplo, é gratuito até um certo limite de dados enquanto que o Google Drive não só é totalmente gratuito como também possui versões online de editor de textos, data show e planilha que funcionam perfeitamente com os documentos da Microsoft Excel, Word e PowerPoint.

6 – Armazene com segurança arquivos físicos confidenciais

Quando houver uma necessidade legítima da empresa de transferir informações confidenciais do escritório para casa, mantenha-as fora da vista de outras pessoas e sempre trancadas.

Se você não tem um arquivo em casa, use uma gaveta com chave e descarte dados confidenciais com segurança; não jogue no lixo ou na lixeira, destrua porque a papelada que você não precisa mais pode ser um tesouro para os ladrões de identidade, se incluir informações pessoais sobre clientes e/ou funcionários.

7 – Outra dica de segurança no Home Office – siga as práticas de segurança do seu empregador

O seu home office e a sua casa agora é uma extensão do seu escritório. Portanto, siga os protocolos que seu empregador implementou e também exija os seus direitos como trabalhador remoto. Desse modo, algumas pessoas acabam esquecendo que têm direito à férias e outros benefícios quando estão trabalhando a partir de casa.

Se você puder trabalhar em casa é uma grande ajuda para diminuir a propagação do coronavírus. Confira também como administrar o seu tempo e produzir mais durante este período de pandemia.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *